fbpx
Grécia2019-12-13T16:28:50-03:00
Guia de dicas da Grécia

Grécia

Um dos destinos que atrai milhares de turistas todos os anos é o país do sudeste da Europa com milhares de ilhas espalhadas pelos mares Egeu e Jônico e que encanta qualquer um com a sua beleza impar

A Grécia é recheada de paisagens naturais indescritíveis. Os arquipélagos que abrigam as principais ilhas gregas são Cíclades, Dodecaneso, Espórades, Jônicas, ilhas do Norte do Egeu e as do Golfo de Tessalônica.

Ideal para uma viagem romântica, os dias são ensolarados, sua nação é considerada o berço da civilização ocidental, as construções majestosas e suas praias possuem águas cristalinas. Além de ser um país barato, a receptividade do povo grego, a culinária peculiar, os pontos turísticos e a mitologia farão com que você volte apaixonado pelo local.

Nossos Parceiros

Logo Microsoft - Parceiro
Logo Smiles - Parceiro
The North Face logo - Parceiro
Logo Copa Airlines - Parceiro
Logo Software One - Parceiro

Você já ouviu falar de Mateora na Grécia?

Informações úteis

Capital: Atenas

Moeda: Euro

Idioma: Língua Grega

População: 10,74 milhões (2018)

Requer Visto: Não

Requer Vacinas: Não

Eletricidade: 230 Volts

Código telefônico: +30

IDH: 0,870 (Pnud 2017)

Quando ir a Grécia

Para conhecer a Grécia é importante saber em quais meses o sol aparece para que se possa fugir do inverno, afinal a beleza das Ilhas Gregas são muito mais surpreendentes com sol e céu azul.

Localizada no Leste do Mar Mediterrâneo, a Grécia possui um clima mediterrâneo clássico, com verões quentes e muito secos. Os Invernos são amenos e chuvosos. Na Grécia chove razoavelmente no outono e inverno, meses que você até terá sol, mas não como na primavera e verão. No verão é comum dias com 25/30 graus e longos dias

Alta Temporada (Junho a Setembro):

Conhecer a Grécia entre Julho e Agosto é ideal por ser Verão. É o período com menos chance de chuva e a água do mar fica transparente, com temperatura perfeita para banho. Além dos passeios tradicionais, Atenas possui o famoso festival anual nessa época. O clima é agradável, mas as praias ficam cheias.

Apesar disso, todos nós sabemos que em época de alta temporada os preços aumentam e os lugares ficam lotados.

Média Temporada (de Março a Junho):

É na Primavera que abre a temporada dos ferry boats para todas as ilhas gregas. Nessa época os dias são mais longos e as praias não ficam cheias. Os hotéis e restaurantes funcionam perfeitamente e os preços ficam mais baixos. Apesar de existir chances de chuva e a água no mar ficar um pouco mais fria, para quem quer economizar essa época é uma boa opção.

Baixa Temporada (Setembro a Dezembro – Dezembro a Março):

Para quem gosta de história e arqueologia pode optar por conhecer a Grécia no Outono, de Setembro a Dezembro, porque os sítios arqueológicos ficam abertos todos os dias do ano. A única diferença são os horários. Fora isso, nessa época as companhias aéreas e marítimas não funcionam com horários normais.

Alguns hotéis, restaurantes e lojas não abrem. A ilha fica vazia e os preços caem.

Durante o Inverno, entre Dezembro a Março, os sítios e museus funcionam apenas entre 8h e 15h. Quase nada funciona e as temperaturas são baixas.

Melhores Meses: Para quem quer aproveitar bem as ilhas gregas se programe para visitar o país entre Junho e Setembro. Apesar de ser alta temporada é a melhor época para aproveitar tudo o que a Grécia tem a oferecer.

Como chegar a Grécia

Não existem voos diretos do Brasil para a Grécia, por isso é necessário realizar alguma conexão em cidades da Europa. Pela companhia Alitalia é possível sair de São Paulo ou Rio de Janeiro para Roma e então seguir para Atenas, capital do país.

De lá é preciso seguir por um voo interno ou algum ferry até a ilha de destino final. Em época de alta temporada alguns voos saem de cidades da Europa diretamente para as ilhas gregas como Mykonos, Creta, Karpathos e Zakynthos.

As companhias aéreas que realizam esse trajeto são Air France, British Airways, Ibéria, KLM, Swiss e TAP. De qualquer forma pesquise bem, porque essa lista de empresas sempre mudam.

Transporte no País

Trem: Uma das opções para quem visita a parte continental do país. Atenas possui um serviço de trens suburbanos e seus principais trajetos são até o Porto Piraeus, principal porto da cidade, e para o Aeroporto.

Car Pooling: CarPooling consiste em compartilhar um veículo e suas despesas em uma viagem entre vários passageiros. É uma solução econômica com possibilidades de conhecer novas pessoas e uma alternativa para ajudar o meio ambiente. Basta acessar o site que oferece o atendimento, informar a data e o destino e as opções de carona irão aparecer.

Metrô: Em Atenas o sistema de metrô possui três linhas – a linha verde, vermelha e azul. Suas estações mais populares são Syntagma, Monastiraki e Akropoli.

Ônibus: Um dos meios de transporte mais comum na Grécia é o ônibus. É importante que você fique atento aos horários que eles circulam, para isso basta pesquisar na internet “KTEL” – a empresa que organiza o transporte.

City Pass para o Transporte: Atenas possui um sistema de “bilhete único” para os ônibus, trens e metrô. Os bilhetes são vendidos em todas as estações e guichês e possuem opções de bilhete individual ou semanal. O semanal pode ser usado livremente durante uma semana.

Navio/Barco/Cruzeiro: Dentro de um mesmo arquipélago você pode usar um ferry entre uma ilha e outra. Existem muitas empresas disponíveis e você as encontra no site “ferries.gr”. Dá para comprar pela internet e retirar o bilhete no porto.

Os templos de Acropolis na Grécia

Pôr do sol nos templos de Acrópolis em Atenas, capital da Grécia

Hospedagem

Muita gente acaba deixando Grécia para depois porque acredita ser um destino caro, com altos custos principalmente na hospedagem. Mas isso não é verdade. É possível conhecer as ilhas gregas gastando relativamente pouco. O que precisa é gastar um bom tempo pesquisando…

As melhores opções de onde se hospedar ficam em Rhodes, Santorini, Mykonos, Atenas, Delphi, Zakhyntos e Meteora. Apesar de ser um pouco mais difícil encontrar opções baratas em época de alta temporada, com um bom planejamento fica mais fácil de encontrar hospedagem boa por preços acessíveis.

Em Atenas é possível ficar no hostel Athens Backpackers, que possui boa localização e um bom preço. A apenas alguns metros da estação Acropolis, o bairro é bonito, arborizado e seguro. Os quartos são limpos, amplos e possuem varanda.

Mykonos possui excelentes opções. A 800 metros do centro da cidade, Aeolos Hotel é espaçoso, arejado e moderno. Possui uma ampla piscina com hidromassagem, wi-Fi e suítes com varandas.

Para quem quer ter uma experiência de luxo, o Aqua Blu Spa Hotel, localizado em Ko, é a opção perfeita. O spa possui comodidades de sauna, hammam com aromaterapia, banho de vapor, tratamentos corporais e faciais.

Você pode tentar o Airbnb também, existem diversas oportunidades em muitos lugares da Grécia.

Não deixei de ver também Como ganhar milhas reservando hotéis, essa é uma dica de ouro!

Quer ter uma ideia de preço de hotel?

Coloque uma ideia das datas e faça uma consulta. Clique em qualquer hotel do mapa abaixo para ter um ideia…

Booking.com

O que levar

Uma das partes mais importantes da viagem é arrumar a mala e não esquecer nada. Tarefa complicada porque nós sempre achamos que estamos esquecendo algo. Bom, quando o destino final é a Grécia é importante focar em roupas leves porque naturalmente o país possui temperaturas amenas.

Além das roupas, não se esqueça dos itens básicos como passaportes, documentos, carregadores e dinheiro.

O que levar no Verão: invista em roupas de banho. Com certeza você vai querer ter uma para cada ilha diferente. Vestidos, shorts, bermudas e regatas. Leve roupas básicas e esportivas, pois para alguns passeios é necessário, como o morro da Acrópoles. Não se esqueça de colocar na mala um tênis confortável. Chinelo e rasteirinhas também precisam estar na lista. Além disso, óculos de sol, chapéus e protetor solar para aproveitar seus dias na praia.

O que levar no Inverno: aposte em casacos grossos, calças confortáveis, meia térmica, golas, luvas, gorros e bota. Apesar de estar frio, não se esqueça do óculos de sol e um hidratante labial.

Leia este artigo – A importância de ter uma mala leve e resistente

Tem algumas dicas também neste post – O que levar na mala de viagem?

Comidas imperdíveis

Com características mediterrâneas compartilhando qualidades com a culinária da Itália, dos Balcãs, da Turquia e do Oriente Médio em geral, a herança culinária da Grécia é riquíssima. Os ingredientes produzidos no país possuem um sabor único e você precisa experimentar.

Moussaka: lasanha sem massa, mais conhecida por nós como lasanha de berinjela. O parto é uma combinação de berinjela, carne de cordeiro moída, tomate, cebola, azeite, molho branco e temperos.

Souvlaki: espetinho de carne, frango, carneiro ou porco servido no pão pita com molho, salada e batata frita.

Gemista: prato simples, mas completamente delicioso e de dar água na boca. Tomate ou pimentão recheado com arroz e cozidos com molho e azeite.

Uzo – ou Ouzo: bebido típica da Grécia, destilada do álcool feito com base de anis, produzida através da fermentação da casca de uva podendo chegar a até 50% de concentração alcoólica.

Queijo Feta: o queijo mais conhecido da Grécia é o queijo Feta. Coalhado, feito com leite de cabra e ovelha, possui uma cor esbranquiçada e uma textura granulada.

Pôr do sol entre as casas de Santorini na Grécia

Dicas e Curiosidades da Grécia

A Grécia é o maior país consumidor per capita de azeite do mundo, consumindo 21 quilos por ano

A maioria das estruturas gregas são pintadas de azul porque existe uma crença de que um certo tom de azul mantém o mal afastado

A Grécia é um dos 15 países com o maior número de locais considerados patrimônios mundiais pela Unesco

Os jogos olímpicos surgiram na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia

Uma das mais importantes fontes de divisas da Grécia moderna é o turismo

A Grécia possui quase duas mil ilhas

O animal simbólico do país é a coruja

Cerca de 80% do país é território montanhoso

A montanha mais alta do país é o Monte Olímpo, considerada morada dos deuses

A religião predominante na Grécia é a cristã ortodoxa

Top 10 imperdíveis

#1 – Conhecer Santorini

#2 – Visitar o Templo de Zeus Olímpico

#3 – Ir até a Metéora

#4 – Conhecer a Acrópole

#5 – Turistar pela Plaka

#6 – Se divertir em Monastiraki

#7 – Fotografar pela Ágora Antiga

#8 – Nadar na linda praia de Kefalonia

#9 – Conhecer Delfos

#10 – Ir até o Templo de Poseidon

Se você gosta de…

Adrenalina: É possível se divertir no parque de diversões Allou! Fun Park, em Atenas. Lá você encontrará muitos brinquedos radicais.

Caminhadas: Vá andando até Acrópole. Além da vista lá de cima ser linda, no caminho você encontra várias outras atrações históricas.

Culinária: Almoce ou jante em um dos melhores restaurantes da Grécia, o Arcadia. Localizado próximo ao Novo Museu da Acrópole, no centro da cidade de Atenas.

Cultura: Visite o famoso Parthenon, o templo da deusa grega Atena.

Paisagens memoráveis: Nas Ilhas Jônicas você se emocionará com as paisagens que encontrará por lá com muita fauna e flora mediterrânea.

Refúgios remotos: Vá ao Monemvasia, vilarejo escondido ao sul da Grécia.

Vida urbana: Passe um dia no bairro de Plaka.

Vida noturna: Divirta-se no Paradise Club, a mais famosa boate em Mykonos.

Planejamento de viagem

Abaixo listamos uma série de posts que vão te AJUDAR a chegar ainda mais longe! São diversas dicas para que sua viagem ocorra de mais tranquila possível, como dicas de finanças, de saúde, de segurança, aplicativos imprescindíveis, e por aí vai. Se achar que faltou alguma coisa, só nos avisar.

Finanças na Estrada

5 dicas importantes na hora de trocar dinheiro em sua viagem

Como ganhar milhas reservando hotéis

10 dicas para planejar as finanças de uma volta ao mundo

Saúde na Estrada

Qual plano de saúde usar para sua viagem?

Vacinas e cuidados extras na estrada

Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem

Cuidados com a Malária em sua viagem

Documentos Importantes

10 documentos que você não pode esquecer em sua viagem

Como tirar Passaporte no Brasil

Saiba como solicitar o passaporte de emergência

Aplicativos para sua viagem

Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem

Airbnb: O que é, como funciona e como usar?

Como enviar dinheiro para o exterior com o TransferWise

Nesta página você pode acessar todos os posts de planejamento!

Nossa viagem

Veja os posts que escrevemos sobre a nossa visita a Grécia

Carregar mais Posts

Grécia é um país seguro?

A Grécia possui cidades grandes e turísticas, por isso sempre foi um modelo de segurança, paz e tranquilidade. Apesar disso, nos últimos anos começou-se a serem registrados pequenos furtos turísticos, então é importante ficar atento e tomar os cuidados básicos.

Apenas tome um cuidado maior em Atenas, onde existem subúrbios considerados perigosos.

Para quem pretende realizar a viagem sozinha é só tomar os cuidados básicos. O povo grego é muito receptivo e sempre estão dispostos a ajudar, você sempre será tratada bem.

Veja também: 

Praias escondidas da Grécia

O que não faltam são praias escondidas como essa na Grécia

O que nós achamos da Grécia

Estivemos na Grécia em 2014, durante a nossa volta ao mundo de carro. Entramos no país pelo norte, vindo da Turquia. Ao todo ficamos mais de trinta dias dirigindo por montanhas, praias, vinícolas e explorando a ilha de Santorini.

Durante a nossa estadia em Atenas ficamos na casa de dois irmãos gregos que havíamos conhecido no Peru. Essa foi uma experiencia muito legal, porque na companhia deles tivemos acesso a muitas coisas que, em uma viagem normal, não teríamos. Com eles explorando Acropolis, comemos em restaurantes locais, visitamos praias isoladas e ainda tivemos o prazer de passar o final de semana na casa de praia com seus país. Uma experiencia inesquecível em Kalamata.

Por fim ficamos alguns dias em Santorini, uma das ilhas mais famosas da Europa. Curtimos o local, mas achamos ele relativamente caro e muito turístico. Como um todo valeu a experiencia.

Saímos da Grécia de balsa, seguindo para a Itália. Temos certeza que a Grécia tem muitas ilhas para serem visitadas, principalmente na região próxima da Albania. Em 2019 quase retornamos ao país, na região de Corfu, mas acabamos indo para a Sardenha na Itália.

Uma coisa é certa, um dia voltaremos com mais tempo, principalmente para visitar a ilha de Creta, onde a sua culinária é considerada uma das mais saudáveis do mundo.

Siga eles no Instagram: Leo Spencer e Rachel Spencer

Melhores Roteiros

Contrate um guia

Nós ainda não temos nenhum guia local da Grécia cadastrado no Viajo logo Existo.

Se quiser uma boa noção de preço de passeios, acesse o site do Get your guide e veja mais opções de passeios na Grécia ou clique em alguma das opções abaixo.

Caso você já tenha usado o serviço de guia no país, ou conheça alguém, por favor no indique pelo e-mail contato@viajologoexisto.com.br.

Intercâmbio

Apesar de não ser um destino comum para intercâmbio, é possível estudar e (ou) trabalhar na Grécia. É verdade que o país enfrenta uma grave crise econômica, mas o destino é uma ótima opção porque o custo de vida grego não é muito alto.

Conhecido como o berço da academia, o país possui mais de 20 universidades pertencentes à rede pública de ensino.

Apesar de a língua local ser grega e a maioria das aulas serem dadas em grego, existem opções de programas de graduação e pós-graduação aplicadas em inglês, então para quem quer fugir dos países tradicionais para aprender a língua é a opção perfeita.

Trabalho x Habilidade

Hoje em dia, mais do que nunca, está cada vez mais fácil você viajar pelo mundo. Mas mais do que isso, existem diversas empresas que te ajudam a encontrar um trabalho em troca das suas habilidades. Você já pensou em fazer um trabalho social ou cuidar de animais, ou até mesmo pintar a parede de um hotel?

Sites como Workaway ou Wordpackers são exemplos de plataformas onde você pode encontrar famílias, instituições, serviços, que precisam de alguma ajuda.

Em breve vamos colocar mais informações para vocês sobre esse assunto!

Localize-se no mapa

Inspire-se com nossos livros

Livro Viajo logo Existo Um ano na Estrada

Livro Viajo logo Existo Um Ano na Estrada (1)

R$ 65,00

Livro Viajo logo Existo no Velho Continente

Livro Viajo logo Existo no Velho Continente (2)

R$ 80,00

Livro Viajo logo Existo Um ano na África

Livro Viajo logo Existo na África Selvagem (3)

R$ 80,00

Livro Viajo logo Existo Um ano na Ásia e Oceania

Livro Viajo logo Existo Um Ano na Ásia e Oceania (4)

R$ 80,00

Nossos Parceiros

Logo Microsoft - Parceiro
Logo Smiles - Parceiro
The North Face logo - Parceiro
Logo Copa Airlines - Parceiro
Logo Software One - Parceiro

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Veja nossos guias de viagem