Loading...
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

O que levamos na mala de viagem

Sua mala de viagem deve estar de acordo com seu destino, tempo de estadia e clima no local que irá visitar.  

Não adianta levar camisetas e shorts para o inverno europeu, por exemplo. É preciso adequar sua mala de viagem para suas necessidades. Mas, preste atenção, também não é preciso carregar uma mala gigante de 30kg para poucos dias de viagem, ainda mais agora quando as companhias aéreas nacionais passaram a cobrar pelas bagagens despachadas. 

Lembre-se sempre de conferir o clima do local de destino para poder pensar em quais roupas levar. Do mesmo modo, tente fazer combinações entre suas peças para otimizar espaço. E não exagere, porque muitas vezes, tendemos a levar mais coisas do que precisamos durante as viagens. A ideia é criar uma mala funcional, prática, e que atenda às suas necessidades sem exageros. 

A caminho de Punta Arenas, no meio do nada – Chile.

Comece a pensar na sua bagagem com antecedência 

Não deixe para arrumar sua mala em cima da hora. Comece a separar suas roupas e arrumar a bagagem com, pelo menos, uma semana de antecedência. Até porque, ao arrumar a mala na correria, as chances esquecer algo ou levar coisas desnecessárias são maiores. 

Pesquise sobre o destino antes de arrumar a mala 

O passo número 01 para arrumar a mala de viagem é conhecer o destino. Pesquise sobre o clima na época que você vai viajar, confira a temperatura média, índice pluviométrico e os passeios que pretende fazer.  

Por exemplo, se seu roteiro incluir longas caminhadas, não esqueça de levar um tênis confortável. Se for a praia, o protetor solar é item indispensável. Mesmo sabendo a estação em que o país se encontra, é sempre bom pesquisar como são os dias por lá. Até porque, existem lugares em que, mesmo no verão, as noites são frias. 

Escolha as roupas adequadas de acordo com sua viagem 

Depois de pesquisar sobre o clima e o estilo do lugar que você vai visitar, é preciso escolher as peças de roupas adequadas. Lembre-se de levar peças que sejam versáteis e combinem entre si. 

Alguns itens são básicos em todas as malas, não importa qual seja o destino, tais como: roupa íntima, calça jeans, blusa básica e sapato confortável. Esses você deve separar primeiro já pensando em combiná-los com, no mínimo, outras duas produções. 

E não monte um look diferente por dia. Se fizer isso, a chance de levar mais peças do que o necessário é muito grande. O ideal é escolher somente peças que combinam entre si. Ao definir previamente os conjuntos que vai usar na viagem, pense que as peças devem ser usadas mais de uma vez. 

Uma dica para variar as produções, principalmente para as mulheres, é apostar em acessórios. Leve opções de cachecóis, echarpes e óculos de sol. Como são itens pouco volumosos, é possível levar uma quantidade grande e variar ao longo da viagem. 

Em caso de viagem para um lugar frio, leve seu casaco mais volumoso em mãos. É que assim ele não ocupa espaço na mala e você já tem a garantia de que vai poder se aquecer assim que chegar ao seu destino. 

Malas para destinos frios são sempre mais pesadas e complicadas – Islândia 2017

Leve seus produtos de higiene em uma nécessaire  

Separe os itens de higiene e coloque-os em uma nécessaire, assim você não corre o risco de, se os produtos abrirem durante o transporte, sujar toda sua mala. E tenha atenção porque na mala de mão só são permitidas embalagens até 100 ml, ao contrário da bagagem despachada que não há limite.  

Objetos cortantes também não devem ir na bagagem de mão para viagens aéreas. Logo, leve as tesouras e alicate de unha na nécessaire da mala despachada. 

Na nécessaire, coloque produtos como shampoo, condicionador, sabonete, hidrante corporal e labial, protetor solar, escova de dentes, pente de cabelo e todos os demais itens usados para sua higiene pessoal. Para poucos dias de viagem, leve embalagens em miniatura porque otimizam espaço na bagagem.   

Outro detalhe é que alguns hotéis oferecem itens básicos de higiene, mas é sempre bom ter a opção de usar produtos de sua preferência, sobretudo se você usa um tipo ou marca específica. 

Escolha os calçados certos 

Não precisa levar muitos calçados para poucos dias, apenas escolha as opções corretas para sua mala de viagem. Afinal, você pode e deve repetir calçados durante a viagem.  

Leve opções confortáveis para o dia e à noite. Se for o caso, opte por calçados impermeáveis para os passeios que possam molhar ou sujar os sapatos. Também não se esqueça da Havaiana para quando estiver descansando no hotel.   

Leve alguns medicamentos para emergências 

Independente da viagem, tenha sempre em sua mala despachada um pequeno kit de primeiros socorros, com analgésicos, antialérgicos, band-aid e remédios para gripe ou resfriado. 

Se você faz uso de algum medicamento contínuo, leve o suficiente para todos os dias e evite ter que procurar o remédio durante a estadia. Em viagens internacionais, leve a receita médica porque alguns medicamentos podem ser proibidos no seu país de destino.  

Um lenço é sempre útil para varias finalidades – Turquia 2014

Isso é o que vai na minha mala de mão.

Na hora de arrumar a malasepare tudo antes de guardar 

Antes de guardar os itens na mala, separe tudo que pretende levar e coloque em cima da cama. Assim, você visualiza o que separou e evita repetições. Se você pegar do armário e colocar direto dentro da mala, acaba perdendo a noção do que está levando.  

Faça uma pré-seleção de itens, e a medida que for arrumando a mala veja o que é necessário ou não levar. Uma dica é sempre colocar as peças mais pesadas no fundo da mala e tentar acomodar uma peça para cada lado, para nivelar a sua bagagem. 

Guarde todos os itens burocráticos em uma pasta  

Junto com você, leve todos os itens burocráticos importantes da viagem, como passaporte, RG, CPF, CNH e as reservas impressas. Alguns destinos também podem exigir documentos específicos como visto ou certificado internacional de vacinação contra a febre amarela. Lembre-se de conferir todos os pré-requisitos com antecedência para não ter problemas na hora de embarcar. 

Se você viaja com crianças ou adolescentes, o cuidado de deve ser redobrado. No que se refere aos itens formais, não esqueça dos documentos pessoais da criança, RG, passaporte ou certidão de nascimento, e as devidas declarações de permissão para o transporte de menores.

Não esqueça seus documentos!

Itens de valor vão na mala de mão 

Leve na sua mala de mão todos seus itens de valor, como documentos, celular, computador, câmera, cartão de crédito e dinheiro. Também é recomendado levar uma muda de roupa na mala de mão para imprevistos ou extravio de bagagem.  

Faça um checklist  

Ao arrumar sua mala de viagem, faça um checklist para conferir se você está levando tudo que é necessário. Separe os itens por categorias (higiene, roupas, eletrônicos e etc) e inclua aquilo que você julga precisar. Esse checklist vai te ajudar a lembrar de coisas extremamente importantes e assim você conseguirá priorizar o que colocar. 

Não esqueça de verificar se você vai precisar de pilhas para eletrônicos, carregadores, adaptadores de tomadas, um livro ou Kindle, caneta, celular, documentos, dinheiro e etc. A lista vai depender de cada um. Lembre-se, também, que no caso de intercâmbio, muitos desses itens poderão ser comprados depois que você chegar. Leve apenas o essencial para as primeiras semanas. 

Fazer uma viagem é sempre uma boa oportunidade para sair da rotina e deixar de lado todos os problemas e preocupações. Mas, o planejamento é essencial e é bom deixar tudo pronto com antecedência. Procure arrumar sua mala de viagem dias antes de embarcar, não leve muitas coisas, viaje leve e aproveite seu roteiro.  

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
2018-04-24T12:46:52+00:00
Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
Nosso guia de viagem
Seja o primeiro a receber o guia de viagens feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades.
Quero receber dicas...
Fique atento ao e-mail de confirmação que será enviado após o clique!
close-link
Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
shares