Loading...
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

5 dicas importantes na hora de trocar dinheiro em sua viagem

Viajar para exterior requer uma série de planejamento, dentre eles está a trocar dinheiro. 

Ninguém gosta de perder grana, então, é bom saber algumas dicas sobre como trocar dinheiro da melhor forma para não sair perdendo. Além do câmbio que pode variar de estabelecimento para estabelecimento, o viajante desavisado ainda corre risco de trocar dinheiro e ganhar algumas notas falas, que pode gerar transtorno na viagem.  

Abaixo, listamos quais são as cinco melhores dicas para trocar dinheiro antes de viajar e não sair no prejuízo.  

Sempre tenha um pouco de dinheiro vivo na carteira para as emergências.

1. Entenda como funciona a troca de dinheiro 

Você pode trocar seu dinheiro em casas de câmbio e bancos autorizados. A maioria aceita dinheiro para a troca de moeda, mas alguns também aceitam cartões de crédito. Para valores acima de R$10 mil reais, eles solicitam a transferência bancária.  

Independe da forma escolhida para compra de moeda estrangeira, os serviços normalmente funcionam de forma semelhante. Você vende seu valor em real em uma quantidade igual em moeda estrangeira. A agência de câmbio calculará a taxa de câmbio e lhe dá essa quantia de moeda estrangeira em troca, no entanto eles irão adicionar uma taxa definida para sua troca ou irão ajustar a taxa de câmbio para incluir uma sobretaxa. 

Um detalhe importante é saber que as taxas de câmbio são flutuantes. Portanto, é bom ficar de olho em sites, como o UOL Economia, atualizam de hora em hora suas informações. Se você precisa de um conversor de moedas, utilize a ferramenta disponibilizada pelo Banco Central, clicando aqui. 

Essa é a melhor maneira de fugir das notas falsas.

2. Quando fazer o câmbio 

Uma dúvida muito comum é quando fazer a troca de dinheiro, e isso depende do destino da sua viagem. Para lugares que aceitam dólar ou euro o ideal é fazer o câmbio antes da viagem, pois são moedas facilmente encontradas na maioria das casas de câmbio. 

Países que utilizam outras moedas mais difíceis de encontrar no Brasil, como países africanos ou asiáticos, o melhor é trocar dólar antes de viajar e durante a viagem ir trocando o dinheiro nas casas de câmbio locais.  

Trocar Real por qualquer outra moeda em território brasileiro lhe dá a possibilidade de fazer diversas trocas, garantindo uma cotação média; dessa maneira você não contará com a melhor taxa de câmbio possível, mas também não correrá o risco de no último dia ter que comprar dólar ao dobro do preço de dias atrás e ter que diminuir suas compras ou seus passeios durante a viagem. 

Sempre verifique se existe taxas extras alem da cotação.

3. Onde não fazer a troca de dinheiro 

Evite fazer trocas de moeda em aeroportos, mas também fuja de casas de câmbio desconhecidas em qualquer país que esteja. Nos aeroportos, apesar de apenas operarem corretoras mais confiáveis, também são praticadas as taxas mais desvantajosas para o cliente. Não é incomum ver condições muito mais favoráveis de troca na mesma rede de casas de câmbio logo do lado de fora dos aeroportos. 

4. Não leve reais para o exterior 

Não leve reais com intuito de trocá-lo no exterior, porque a cotação é sempre desfavorável. Com exceção de alguns países latino-americanos, não vale a pena levar a moeda brasileira para fazer o câmbio, principalmente se o destino for Europa ou América do Norte. 

Na dúvida, opte sempre por levar dólar, que é aceito em praticamente todos os países do mundo com taxas semelhantes. Mesmo naqueles destinos daquela lista onde dá para levar real, o dólar bem comprado no Brasil terá uma boa performance. 

É seguro, mas geralmente mais caro nas taxas.

5. Não compre outra moeda só pelo preço 

Por exemplo, se você vai viajar somente para a Inglaterra, não tem porque levar Euros, quando a moeda local é a Libra. Não vale a pena levar a moeda errada quando você pode comprar a de origem do país. Até porque, hora de fazer o novo câmbio você vai pagar a diferença e mais o sobre preço do cambista. 

O mais importante é saber que não recomendamos a comprar dólares para levar para a zona do euro, ou comprar euros para levar para a Inglaterra. Mas se você já tem essa moeda em mãos, vale mais a pena levar e trocar uma vez só, lá. Não troque no Brasil, porque seriam duas operações de câmbio. Ou, para países cujas moedas não podem ser compradas no Brasil, o ideal é levar o dólar americano mesmo.  

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
2018-04-09T15:13:49+00:00
Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
Nosso guia de viagem
Seja o primeiro a receber o guia de viagens feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades.
Quero receber dicas...
Fique atento ao e-mail de confirmação que será enviado após o clique!
close-link
Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
shares