Airbnb: O que é, como funciona e como usar?

Ao longo dos anos de viagem usamos muito o Airbnb, então resolvemos separar algumas dicas para usar o Airbnb, um produto que nos ajudou muito na estrada.

Dicas para usar o Airbnb: Confiança é a palavra chave quando falamos de um serviço como o Airbnb, você vai abrir sua casa e entrar na dos outros, então a primeira coisa é preencher seus dados e garantir que seu perfil foi verificado.

Você pode começar clicando aqui e pode usar seu login do facebook. Você vai poder avaliar os lugares que ficou. Então é importante estar com seu perfil em dia.

Olha como é o nosso:

A tela do nosso perfil no Airbnb.

Depois de criado seu perfil existem duas opções: hospedar-se como viajante ou receber pessoas como anfitrião.

Primeiro vamos falar da opção hospedar-se.

Defina o destino e as datas. Vão aparecer diversas opções de hospedagem, são mais de 1 milhão de lugares no mundo todo.

É possível especificar o que você precisa com os filtros, Internet, número de camas, cozinha, lugar inteiro, compartilhado (você fica junto com o anfitrião) e, em algumas cidades, até o bairro.

A tela da pesquisa, use os filtros para melhorar ainda mais sua busca.

Geralmente, eu dou uma olhada e todos os que eu gosto e estão dentro do que eu quero pagar eu já adiciono na minha wishlist, usando o coração disponível na foto.

Algo super importante é usar a recomendação feita por outros usuários. Embaixo da foto principal há um número de estrelas e os comentários, que são feitos por quem já se hospedou, garantido assim que você saiba o que vai encontrar.

Leia os comentários com calma e garanta que o apartamento tem tudo o que você precisa.

Quanto mais comentários positivos, melhor no Airbnb.

Hora de falar com o anfitrião

Agora é a hora de falar com o anfitrião. Eu geralmente mando para um apartamento, espero a resposta, antes de mandar para outro. Já conheci pessoas que mandam para vários anfitriões e ficam no aguardo, assim não perdem tempo e aumentam as chances de conseguir que pelo menos 1, 2 estejam disponíveis.

É possível falar com o anfitrião, nessa hora é a oportunidade de se apresentar, falar do seu interesse por viagem, e por aí vai. Você pode também fazer o pedido de reserva direto, mas pode ser recusado, então preferimos sempre falar com o anfitrião antes de fazer a reserva.

Depois de feita a reserva, terá que efetuar o pagamento, atente-se a todas as taxas, além da taxa do Airbnb, pode ter taxa de limpeza, ou custo por hóspede adicional.

Pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou Paypal. Mas lembre-se tudo precisa ser feito dentro do site do Airbnb para que você tenha seus direitos assegurados.

O que acontece depois que que pago?

Depois de feito o pedido de reserva, o anfitrião tem 24 horas para aprovar. O valor só será cobrado, lógico, se ele te aceitar. Reserva confirmada é hora de combinar os detalhes para a entrega da chave. Nossa primeira experiência foi com o Airbnb foi em Paris e nosso anfitrião deixou a chave escondida no jardim.

Ele deu as instruções perfeitas e achamos tudo direitinho. Já em Bruxelas a anfitrião nos trouxe a chave, nos deixou alguns mapas da cidade, explicou como funcionava tudo, fogão, chuveiro, Internet.

Pronto, agora é só aproveitar a sua hospedagem!

Depois é hora de aproveitar!

Eu e o Leo geralmente pegamos as chaves, vamos ao mercado para já comprar o que precisamos para os próximos dias, e seguimos para aproveitar a cidade. No nosso caso, se temos roupa suja já aproveitamos para lavar tudo também.

Acho que no Brasil ainda estamos aprendendo a ter pessoas estranhas dentro de casa, mas na Europa já e bem comum. Respeitamos sempre o anfitrião que está a nossa espera e chegamos sempre no horário combinado.

Além disso deixamos tudo em ordem, sempre falo para o Leo. A meta é o anfitrião nem perceber que teve alguém na sua casa e deixarmos tudo como gostaríamos que deixassem na nossa casa. Fora que muitas pessoas deixam todas suas coisas pessoas por lá, então respeite o espaço.

Qualquer dúvida acione o anfitrião durante sua estadia.

Nossa primeira no Airbnb

Na Cidade do Cabo, nossa anfitriã, a Brigid, nos deu várias dicas do que fazer na cidade, o marido também é fotógrafo e rendeu um bom papo. Se encontrar qualquer problema no apartamento informe o mais rápido possível ao anfitrião. E se você causar algum problema, quebrar algo, paciência, também informe.

A ideia na hora de devolver as chaves é justamente fazer uma vistoria no apartamento. Não se esqueça de combinar direitinho a devolução da chave.

Aproveitando o clima de “casa” para trabalhar no Viajo logo Existo

Na volta para a casa você vai receber um e-mail pedindo para avaliar sua estadia, esse passo é importante pois dessa forma vai ajudar futuros viajantes. Deixe seu comentário, e não se esqueça você também será avaliado como hóspede.

Três anos usando o Airbnb

Bom, depois de quase três ano usando o Airbnb como usuários resolvemos receber algumas pessoas. O cadastro é super fácil e o que acho mais incrível do site é que quando tenho uma dúvida, já aparece um link, que posso clicar e acessar a resposta.

Eu que gosto de saber tudo, fui clicando em todos os links, e tirando todas as dúvidas. Quando terminei o processo todas as dúvidas estavam sanadas. No mesmo dia recebemos três consultas e uma delas para o fim de semana seguinte.

Clique aqui, se cadastre e ganha 20 dólares de desconto em sua primeira reserva!

*Esse post é um oferecimento do Viajo logo Existo em parceria com o Airbnb! Usamos eles pela primeira vez na França, gostamos e surgiu a oportunidade de fazer a parceria, a parceria acabou mas continuamos usando sempre que temos a opção!

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Nossos guias de viagem
Seja o primeiro a receber os guias de viagens feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades e muito mais...
Quero receber dicas...
                                                                                                                      *não leva nem um minuto...
close-link