fbpx
Catar2019-11-02T08:15:46-03:00
  • Guia Catar - Home
APROVEITE TUDO ISSO DE GRAÇA! 💰💰💰

Baixe agora as melhores dicas de viagem para suas próximas férias!

*Tenha certeza que os pop-ups estão liberados em seu aparelho.
BAIXE AGORA O E-BOOK

Catar

O Catar é um pequeno país do golfo pérsico, que as pessoas sem querer, acabam visitando quando estão em conexão para algum destino mais longe! Mas, o Catar pretende mudar isso!

Eles querem que as pessoas venham fazer turismo no país. E querem ser reconhecidos como um destino de cultura e também pelos eventos esportivos. Tanto que em 2017 sediaram mais de 80 eventos de esporte.

O país está em rápida transformação, os prédios que formam o skyline foram na maioria construídos nos últimos 10 anos. Para a Copa do Mundo que será sediada em 2022, o país entregará 140km de metro, estádios, shoppings, vias públicas, passarelas.

Mas mesmo antes da Copa do Mundo, tem muita coisa pra ver, e se você tiver uma conexão em Doha, capital do país, não deixe de aproveitar seu tempo por lá. Nós fomos por pouco dias e já queremos voltar!

Nossos Parceiros

Logo Microsoft - Parceiro
Logo Smiles - Parceiro
Logo Copa Airlines - Parceiro
Logo Software One - Parceiro

Doha no Catar é uma das principais cidades do Oriente Médio.

Informações úteis

Capital: Doha
Moeda: Qatari rial
Idioma: Árabe
População: 2,8 milhões
Requer Visto: Não
Requer Vacinas: Não
Eletricidade: 220v
IDH: 0,856 (33º)

Quando ir ao Catar

Os países do golfo pérsico no geral tem um verão insuportável com temperaturas acima dos 40/45 graus durante o dia. Por isso os meses próximos do inverno e o próprio inverno são as melhores época para se visitar o Catar.

Alta temporada (outubro a abril): É quando a temperatura é mais amena, apesar de ser inverno, aqui no deserto, só quer dizer que está menos quente. É a melhor época, com dia quentes na medida certa e noites frescas.

Média temporada (setembro e maio): Não beira o insuportável, mas ainda é bem quente e pode atrapalhar um pouco quem quer andar pelas ruas durante o dia.

Baixa temporada (junho, julho e agosto): Você pode até ir, tudo é mais barato, quase não há turistas, mas as temperaturas atingem 45 graus quase que diariamente. Mesmo para quem mora no país é difícil fazer qualquer coisa… Passear pelas ruas então, quase impossível.

O verão no Catar, dá para aguentar? Muita gente acha que é exagero quando as pessoas falam sobre o verão no Catar. Mas acreditem, é muito quente. Temos alguns amigos que moram por lá e dizem que não dá nem para levar o lixo para fora de casa, de tão quente! A temperatura chega a bater 45 graus.

Como chegar ao Catar

O Catar é um país que como outros do Oriente Médio, descobriu petróleo e gás natural e com isso teve um crescimento muito rápido. O país também tem sua própria companhia aérea, a Qatar Airways, que tem uma boa cobertura global e com preços bem competitivos.

Além disso, eles incentivam as pessoas a pararem no Catar através do programa de stopover uma forma de parar no país, em uma escala ou conexão, no qual você pode ficar até 2 dias em Doha, capital do Catar, sem custo adicional.

De avião – Além da Qatar Airways outras companhias áreas como British Airways e Turkish Airways também fazem voos do Brasil para o Catar.

Transporte no país – O Catar é um país muito pequeno, tão pequeno que em menos de duas horas e meia você cruza o país todo. De qualquer forma, é possível alugar um carro, caso você queira fazer tudo sozinho. Se contratar um guia, provavelmente o guia vai te levar para todos os passeios.

O transporte público ainda está em desenvolvimento. Já o Uber funciona bem pelo país.

Cruzeiros – Durante muito tempo existiram cruzeiros que passavam pelo país, mas devido a problemas geopolíticos na região, os cruzeiros, por enquanto, estão suspensos.

A modernidade do Catar

A Corniche, famosa avenida de Doha, no fim de tarde.

Hospedagem no Catar

Por ser um lugar pequeno os lugares para ficar são bem específicos. Você pode ficar no Souk, onde dá para fazer muita coisa a pé, pode ficar na Pearl, que apesar de ser um charme é um pouquinho distante.

Souk Waqif – O souk é o mercado principal de Doha e um dos destinos obrigatórios no Catar. Você pode andar pelas lojas, tem diversas opções de restaurantes, mas o principal é que o lugar é um charme.

No souk você pode ficar nos hotéis do grupo Souq Waqif boutique hotéis, são nove hotéis do grupo todos espalhados pelo souk. A ideia é ter uma experiência completamente local, com decoração de deixar qualquer um encantado.

Old Town – A parte chamada de Old Town fica a menos de 2 quilômetros do Souk Waqif e tem algumas opções mais em conta por ser em um lugar menos privilegiado. O Saraya Corniche é um dos hotéis com bom custo benefício. Para quem prefere hotéis de rede tem a opção do Double Tree by Hilton e também o Fraser Suites.

West Bay – West Bay é o centro financeiro de Doha e a região onde estão os prédios modernos. Nessa região inclusive alguns hotéis têm praias exclusivas, como o Hilton, o Four Seasons e o Sheraton. Sem praia nessa região tem o Intercontinental The City, o W Hotel, o Movenpick, o Shangri-la e o The Curve.

Pearl – A Pearl, que significa pérola, é o bairro dos expatriados, a maioria deles mora nesta região. É um lugar lindo de Doha, super moderna, cheia de prédios, com alguns canais, diversos shoppings, mas, que não é tão fácil andar e ainda está longe do centro, do souk, dos museus. Mas, se de qualquer forma, você quiser ficar lá, apesar de poucas opções existem algumas, como o Marsa Malaz Kempinski.

O Airbnb tem poucas opções mas funciona.

Você pode gostar:

Booking.com

O que levar para o Catar

Como comentamos, o tempo no Catar é sempre quente, e mesmo no inverno, você não precisará de muita roupa. De qualquer forma, lembre-se o país é de religião islâmica e por isso há um código de vestimenta, mesmo para os estrangeiros.

O que levar no verão: leve roupas leves, tecidos finos, mas partes de cima que cubram ombros e colo e partes de baixo que cubram os joelhos. Para os homens tatuagens devem ser cobertas na hora de entrar em mesquitas e bermudas também tem de cobrir os joelhos.

O que levar no inverno: Com certeza você deve visitar o país no inverno, já que é a época com a temperatura mais amena. Leve as mesmas roupas descritas acima, e um casaco leve para uma noite mais fresca.

Muitos restaurantes exigem um dress code adequado. Isso quer dizer que se você pretende visitar algum restaurante específico, vale conferir o código de vestimenta no site do lugar. Alguns por exemplo não permitem aos homens entrarem de tênis, somente de sapato social.

Veja também:

Restaurantes e comidas imperdíveis

#1 Khunafa Apesar de muitas vezes falarem que este doce é típico do Catar, já experimentamos na Jordânia e em Omã, e acredita-se que a origem é a cidade de Nablus, na Palestina. De qualquer forma, vale experimentar, é deliciosa.

#2 Tâmaras Em todo o Oriente Médio as tâmaras são realmente maravilhosas. Mas como seu destino é o Catar, não deixe de aproveitar para fazer uma degustação em alguma loja do souk e ainda levar um pacote para casa.

#3 Al Aker Essa loja de doces é especializada em doces árabes e inclusive você encontra a Khunafa. Fica no souk e apesar do nome estar escrito em letras árabes você não vai passar desapercebido.

#4 Damasca One Comida árabe de alimentar a alma, também fica localizado no souk.

#5 Parisa – Apesar deste restaurante servir comida iraniana, é um dos restaurantes mais lindos que já visitamos.

Os belos restaurantes do Catar

O Parisa é um dos restaurantes mais lindos que já visitamos na vida.

Dicas e curiosidades do Catar

  • O fim de semana no Qatar é sexta e sábado, domingo é dia útil, as crianças vão pra escola e tudo funciona normalmente.
  • Sexta é o dia sagrado, então todas as mesquitas estão cheias, principalmente na reza do meio dia.
  • Todos os museus do Catar são gratuitos, com exceção do Museu do Sheik Faisal.
  • Durante a sexta-feira os horários das principais atrações, também sofre alteração.
  • Fique atento as casas cheias de luzinhas de natal, pois é sinal que tem uma noiva prestes a casar.
  • Repare no ogal dos cataris, há duas cordinhas penduradas atrás que são conhecidas como Lipton (Lipton do chá mesmo).
  • Provavelmente você vai acordar com a chamada da reza, que acontece 5 vezes ao dia.
  • Para as mulheres, em lugares públicos, ombros, colo e joelhos cobertos.
  • O único lugar que é necessário usar a abaya e o véu para as mulheres estrangeriras é para entrar nas mesquistas (caso você não tenha, eles disponibilizam na entrada).
  • Se um árabe te oferecer um café, nunca diga não, a maneira educada de recusar é balançando a xícara.
  • A mesquita State Grand Mosque permite que as mulheres visitem a área de reza dos homens até as duas da tarde.
  • Para as mulheres estrangeiras não é obrigatório a abaya.
  • O país é super seguro. Inclusive nossa guia esquecia a porta do carro aberta.
  • Há um complexo religioso onde há uma igreja católica e igrejas de outras religiões, mas elas não podem ter nenhum símbolo a mostra.

Top 10 imperdíveis

  1. Se perder nas ruas do Souq
  2. Experimentar khunafa
  3. Fazer um piquenique no parque MIA
  4. Subir no The Torch Doha
  5. Mergulhar no mar de frente pra Arábia Saudita
  6. Visitar o Museu de Arte Islâmica (MIA)
  7. Passear pelos canais de Qanat Qartier na Pearl Island
  8. Dormir uma noite em um dos hotéis do Souq
  9. Fazer uma degustação de tâmaras
  10. Passar o dia em Banana Island

Se você gosta de…

Adrenalina: Faça um safari no deserto, pode ser por apenas 4 horas ou você pode optar por dormir no deserto.

Caminhadas: Caminhe pela Corniche, o calçadão da baía do golfo, ao todo são 7km.

Culinária: Não deixe de provar o khunafa e a limonada de menta.

Cultura: O museu Msheireb conta tudo sobre a história do Catar.

Paisagens memoráveis: Ver o por do sol do Aspire Park.

Compras: O Villagio Mall é bem localizado é tem muitas opções.

Vida noturna: A vida noturna acontece dentro dos hotéis e apesar da bebida ser liberada para os estrangeiros, as festas acabam as 2 da manhã.

Planejamento de viagem

Abaixo listamos uma série de posts que vão te AJUDAR a chegar ainda mais longe! São diversas dicas para que sua viagem ocorra de mais tranquila possível, como dicas de finanças, de saúde, de segurança, aplicativos imprescindíveis, e por aí vai. Se achar que faltou alguma coisa, só nos avisar.

Finanças na Estrada

5 dicas importantes na hora de trocar dinheiro em sua viagem

Como ganhar milhas reservando hotéis

10 dicas para planejar as finanças de uma volta ao mundo

Saúde na Estrada

Qual plano de saúde usar para sua viagem?

Vacinas e cuidados extras na estrada

Como usar o cartão de crédito para fazer seu seguro de viagem

Cuidados com a Malária em sua viagem

Documentos Importantes

10 documentos que você não pode esquecer em sua viagem

Como tirar Passaporte no Brasil

Saiba como solicitar o passaporte de emergência

Aplicativos para sua viagem

Os melhores aplicativos para ajudar sua viagem

Airbnb: O que é, como funciona e como usar?

Como enviar dinheiro para o exterior com o TransferWise

Nesta página você pode acessar todos os posts de planejamento!

Nossa viagem pelo Catar

Apesar de ser um país pequeno, o Catar está cada vez mais em evidência por causa da Qatar Airways que acaba atraindo muitos turistas para o país. Nos sentimos muito bem por lá, fomos muito bem recebidos, e adoramos tudo que vimos!

O Catar é um país seguro?

O Catar é super seguro, um país que apesar de ter dois terços da população estrangeira, você pode caminhar tranquilo pelas ruas, deixar o carro aberto, que geralmente, nada acontece.

Isso não quer dizer que a gente dê bobeira, obviamente, nossas coisas estão sempre conosco e estamos sempre cuidando de tudo. Mas aquela pressão de que qualquer hora pode acontecer algo, isso, definitivamente, não sentimos.

Para as mulheres, o que sempre falamos é, siga o código de vestimenta e cultural do país. Respeitando as regras locais você também será respeitada e vai aproveitar o que o país tem de melhor.

Veja também: