Loading...
Portugal 2018-06-29T13:34:59+00:00

Portugal

Se você busca um lugar sossegado para viajar, Portugal é seu destino. Nós brasileiros podemos até tomar um choque já que no Brasil somos apressados e queremos as coisas para “ontem”, e em Portugal não é assim que funciona. A vida dos portugueses é bem tranquila.

Para a maioria de nós, lá estão nossas raízes e além de ser um país rico em cultura e história, Portugal oferece aos turistas inúmeras possibilidades de passeios, bons vinhos, uma deliciosa gastronomia, praias lindas, ótima receptividade e o melhor de tudo, o mesmo idioma.

É um ótimo lugar para uma primeira viagem internacional e para colocar o pé na Europa. Um país pequeno e cheio de surpresas é o destino perfeito tanto para um casal, para viajar em família ou com uma turma de amigos.

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Por do sol incrível visto do centro de Lisboa, no miradouro São Pedro de Alcântara

Informações úteis

Capital: Lisboa
Moeda: Euro
Idioma: Português
População: 10,32 milhões
Requer Visto: Não 
Requer Vacinas: Não
Eletricidade: 220v
IDH: 0,843 (41º)

Quando ir a Portugal

Para quem está indo para Portugal pela primeira vez, recomenda-se visitar o país durante a Primavera e o Outono. São excelentes meses com temperaturas agradáveis. Já para quem quer curtir as férias e pegar uma praia, aposte nos meses de Verão, que possuem dias mais longos.

As estações em Portugal são opostas às do Brasil. Quando aqui é Verão, lá é Inverno e vice-versa.

O clima de Portugal é menos rigoroso que no restante da Europa. Se você pretende ir para Lisboa, a cidade te recebe com boas expectativas qualquer época do ano, mas no período do calor você aproveitará mais. A temperatura média do país está entre 13° C nas cidades do interior e 18° C na região sul.

Alta temporada (de junho a agosto): No Verão o clima é seco e com altas temperaturas, quase não há chuvas e as noites costumam ter a temperatura agradável. Nessa época, os dias são mais longos e podem atingir até 12 horas de sol por dia. Por ser alta temporada, durante esse tempo as passagens aéreas e os hotéis acabam ficando mais caros em toda a Europa, então é importante se programar antes.

Média temporada (março a maio, setembro e outubro): Os meses de média temporada acontecem durante a Primavera e o Outono, onde o clima tem dias mais amenos durante a primavera, com menos chuva, árvores cheias, flores e clima agradável. No início do Outono os dias são quentes com noites frescas. Os preços são mais convidativos e os lugares não são tão lotados quanto nos meses mais quentes.

Baixa temporada (dezembro a fevereiro): Durante o inverno os dias são com muita chuva, vento frio e paisagem cinzenta. A duração dos dias tende a diminuir, o que significa que os passeios e atrações funcionam por menos horas. É a melhor época para experimentar ótimos vinhos e comer bons queijos.

Melhores meses: Dependendo do seu roteiro e suas intenções, os meses podem influenciar na sua experiência. Caso queiro visitar Algarve e Alentejo, recomendamos do mês de Março ao mês de Novembro. Para o Norte e Centro de Portugal invista do mês de Maio a Outubro. As cidades Lisboa e Porto são ótimas durante os meses de Abril a Novembro, e Madeira e Açores vale a pena conhecer durante Abril e Setembro.

Como chegar em Portugal

Portugal é um Estado da Europa Meridional, situado no extremo Sudoeste da Península Ibérica, então é preciso atravessar o Oceano Atlântico para chegar até lá.

Devido à localização junto à Espanha, o país conta com uma rede de estradas em bom estado, limpas e bem cuidadas.

Existem vários pontos de escala de muitas companhias aéreas por todo território nacional. O principal aeroporto internacional é o de Lisboa-Portela, localizado a 7 km do centro da cidade.

As opções de voo: Do Brasil para Portugal existem muitos voos diretos, que liga o aeroporto de Lisboa com os brasileiros de Belém, Belo Horizonte-Confins, Brasília, Campinas, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro-Galeão, Salvador e São Paulo-Guarulhos.

Mas há voos direto também para o Porto.

As principais companhias aéreas portuguesas são TAP Air Portugal, mas as empresas brasileiras também voam para o país. Se você pegar um voo direto, sua viagem vai durar mais ou menos 9 horas.

Transporte no país

Uber: Funciona super bem e inclusive tem a opção de solicitar um carro elétrico para ser mais amigo do meio ambiente.  é adepto ao serviço do Uber no Brasil, pode tranquilamente utilizar o aplicativo em Portugal também. As principais cidades do país oferecem o serviço, como Lisboa, Porto, Algarve, Braga, Guimarães, entre outras.

O serviço disponibiliza mais de três mil motoristas cadastrados e de acordo com os dados da Uber em Portugal e foram realizados mais de um milhão de downloads por clientes portugueses.

Trem: Caso você esteja na Espanha, existe a possibilidade de ir até Portugal de trem. Ele sai diariamente de Madrid com destino a Lisboa. O tempo da viagem leva dez horas até o destino.

Por lá os trens são chamados de comboios e sua malha ferroviária é bem extensa. A opção é barata, cômoda e rápida, além de proporcionar lindas paisagens.

Caso consiga se planejar e definir a data da viagem de trem, você consegue comprar sua passagem com antecedência de cinco dias e conseguirá descontos que podem chegar até 65%.

Car pooling: CarPooling consiste em compartilhar um veículo e suas despesas em uma viagem entre vários passageiros. É uma solução econômica com possibilidades de conhecer novas pessoas e uma alternativa para ajudar o meio ambiente.

Em Portugal, os sites Deboleia, Boleia, Viagens por Tostões, Bla Bla Car, CarPooling Portugal, Carpool Portugal e Galpshare disponibilizam o serviço. Basta acessar o site, informar a data e o destino e as opções de carona irão aparecer.

Metrô: Escolher o metrô como opção para se deslocar dentro da cidade é uma boa, já que o serviço é acessível e com boas ligações. Representado pelas quatro linhas coloridas: vermelha, verde, amarela e azul, o serviço cobre toda a zona central de Lisboa e atinge algumas regiões suburbanas como Pontinha, Alfornelos, Amadora e Odivelas.

A primeira vez que comprar um bilhete para o metrô de Lisboa, serão cobrados 0,50€ para a emissão do cartão. Depois de utilizado, pode ser carregado sem futuras cobranças.

Ônibus: Nas grandes cidades existem ligações que chegam a cada sete minutos em alguns pontos. Conhecidos por autocarros, existem diferentes serviços: urbanos (dentro das cidades), interurbanos (entre cidades) e regionais (entre regiões).

City Pass para o transporte: Uma ótima opção para se locomover gratuitamente e ter acesso livre aos melhores museus e atrações de Lisboa, é o Lisboa Card. Com o cartão você faz viagens gratuitas e ilimitadas para ônibus, metrô, comboio e elevadores.

Para quem quer investir conhecer Portugal de trem, uma ótima opção é o Eurail Portugal Pass, que oferece viagens ilimitadas com a liberdade de ir e vir para onde e como quiser. Não possui limites de distância e você paga apenas um preço fixo.

Acessibilidade: Lisboa tem se esforçado para promover a inclusão de pessoas com acessibilidade reduzida. Portugal é um dos países com muitas cidades históricas, bairros antigos e altos. Para visitar é necessário passar por ruas e calçadas e para quem possui a mobilidade reduzida, fica um pouco complicado, pois as ladeiras e ruas de paralelepípedos são muito comuns.

Os transportes públicos estão se adaptando, mas é importante ressaltar que nem todos os ônibus terão fácil acesso. O metrô é parcialmente acessível, pois existem elevadores na maioria das estações.

Portugal é um país pequeno mas cheio de cidades históricas, como o Porto

Hospedagem em Portugal

A capital de Portugal reserva vários hotéis interessantes quando se trata de custo-benefício. Existe uma boa rede hoteleira que vai desde hostels até hotéis 5 estrelas.

Para encontrar uma boa hospedagem no país é importante realizar reserva, principalmente em época de alta temporada, em que acontecem eventos e as cidades ficam lotadas. É necessário se programar.

Nós já usamos todos os tipos de hospedagem em Portugal, desde camping, Airbnb, hostel e hotel. Só nunca testamos o couchsurfing, mas já ouvimos de outras pessoas que usaram.

Caso você alugue um carro, uma dica é ficar fora do centro ou em cidades perto, como as distâncias são curtas, vale a pena.

Pensão Londres: Um hotel com ambiente familiar em Lisboa e bem acessível é o Pensão Londres. Perto do Miradouro de São Pedro de Alcântara, com uma das vistas mais bonitas da cidade. Lá você tem direito ao café da manhã, lavanderia e acesso ao Wi-Fi. Os quartos possuem varanda, ar-condicionado e no piso térreo do hotel você encontra uma padaria com inúmeros pães típicos portugueses e docinhos.

Turim Suisso Atlantico Hotel: Este hotel fica localizado ao lado do Elevador da Glória, próximo à Praça dos Restauradores e de vários outros pontos turísticos.

Olissippo Lapa Palace Hotel: Para quem busca algo diferente e está disposto a investir em um local para se hospedar, o Olissippo Lapa Palace Hotel pode ser uma ótima opção. Com quartos luxuosos, o hotel traz elegância e tradição.

Você pode gostar:

O que levar

Caso queira seguir o estilo de se vestir do povo português, é importante saber que eles se vestem de uma forma elegante, fina e sempre ligada à moda.

Sempre bate a dúvida de qual roupa levar, se devemos investir em roupas mais leves ou mais pesadas e por isso, recomendamos na semana anterior ao embarque, verificar as temperaturas das cidades que você irá visitar.

Por conta das muitas ladeiras e escadas, ruas em paralelepípedo e as calçadas todas de pedras, um dos itens necessários independente da estação, são sapatos confortáveis e antiderrapantes.

O que levar no verão: As temperaturas no Verão batem 30°C, então separe seu biquíni/sunga. Vale a pena conferir as praias portuguesas, então não se esqueça dos chinelos, protetor solar e óculos de sol. Aposte em calça jeans, vestidos, bermudas, camisetas e cardigã caso de noite bata um ventinho.

O que levar no inverno: Para se proteger do Inverno, invista nas roupas impermeáveis, botas, cachecol, luvas e gorro. Blusas de lã e casacos mais compridos podem te deixar no estilo europeu e quentinho(a).

Veja também:

Comidas imperdíveis

Conhecer Portugal é um convite para uma experiência única em relação à gastronomia. Muito rica, diversificada e repleta de bons ingredientes, a variedade é enorme. Você encontra pratos a base de carne de porco, peixes, frutos do mar, legumes e muito vinho.

Uma curiosidade é que por lá eles seguem bastante a dieta mediterrânea, então são raros os restaurantes que misturam carboidratos e existe uma grande variedade de entradas, sopas e sobremesas.

É até injusto listar só 5 pratos, mas, escolhemos os que você não pode deixar de experimentar de jeito nenhum. Além disso, o vinho é outro destaque do país, não deixe de provar o tradicional vinho verde.

#1 Pastel de Belém: Pastéis de nata são uma das maiores e mais antigas especialidades da doçaria portuguesa. A receita original é um segredo até hoje e atualmente você encontra o doce em qualquer café ou pastelaria de Portugal.

#2 Bacalhau: O símbolo da gastronomia local. Dizem que os portugueses tem uma receitas com bacalhau para cada dia do ano, ou seja, 365.

#3 Caldo Verde: A sopa mais tradicional de Portugal é feita de couve e purê de batata, muito comum vir acompanhada de rodelas de chouriço. Um ótimo prato para os dias mais frios.

#4 Francesinha: Típica comida de Portugal é um dos pratos mais gostosos do país. Feito com pão, bife, chouriço, bacon, queijo, fiambre, ovo e molho com vinho do Porto, tomate e pimenta piri-piri, servidas com batata frita.

#5 Broa: Servido como entrada das refeições, a Broa é um pão de milho e centeio muito famoso no país.

Lisboa ganhou nosso coração com sua simplicidade, pessoas queridas e comida maravilhosa

Top 10 imperdíveis

  1. Passar um dia na praia do Camilo
  2. Dar uma volta de bonde em Lisboa
  3. Comer os tradicionais doces portugueses
  4. Visitar o Palácio da Pena
  5. Beber vinho em alguma vinícola no Douro
  6. Ficar frente a frente com os ossos da Capela de Ossos em Évora
  7. Assistir o por do sol do miradouro São Pedro de Alcântara
  8. Ver as ondas gigantes em Nazaré
  9. Aproveitar a natureza da ilha da Madeira
  10. Provar um bom bacalhau

Dicas e Curiosidades de Portugal

  • O aborto é legalizado no país desde 2007.
  • É permitido dirigir desde os 16 anos.
  • Os portugueses dizem que nós falamos brasileiro, não português.
  • Eles costumam se casar mais tarde que nós brasileiros, por volta dos 30 anos.
  • Tempo fresco significa tempo frio.
  • Em Portugal se pede leite gordo, meio gordo ou magro, que significa integral, semi-desnatado e desnatado.
  • Os portugueses fumam muito.
  • Os cafés da manhã dos hotéis são chamados de pequeno-almoço.
  • Mais de 100 mil brasileiros vivem em Portugal.
  • É o país europeu com menos engarrafamento no mundo.

Se você gosta de…

Adrenalina: Que tal um voo livre, desfrutando de um misto de emoção e tranquilidade? Vá de Parapente. Sugerimos no Norte, Serra de Santa Helena e Ponte de Lima. Pela paisagem e clima favorável será inesquecível.

Caminhadas: Você sabia que é possível percorrer uma das mais antigas linhas ferroviárias do país a pé? A Linha do Tâmega está preparada para que você faça a caminhada em segurança. No trajeto você conhecerá a zona de Amarante, Celorico de Basto ou Arco de Baúlhe. Caso opte pelo Celorico de Basto, são 21 quilômetros para percorrer. Existem aldeias para visitar, pontes e paisagens onde o verde reina.

Culinária: Não tem como mencionar a culinária de Portugal sem se lembrar do famoso Pastel de Belém, um dos doces mais famosos da região. Os pastéis de nata são encontrados por todo o país, mas apenas em Belém são produzidos com o nome original. A receita se mantém secreta e apenas o restaurante “Pastel de Belém” possui, próximo ao Mosteiro dos Jerônimos.

Cultura: Portugal é considerado um dos países mais antigos do mundo, por isso existem inúmeros passeios para conhecer a cultural do local. O antigo centro de comércio no Delta do Rio Douro é um dos lugares mais autênticos e tradicionais de Portugal. Lá você encontra catedrais antigas, museus, um comércio bem movimentado e restaurantes de ótima qualidade.

Paisagens memoráveis: Se quiser aproveitar um dia ensolarado para apreciar uma vista única, vá até o Teleférico de Lisboa. O trajeto tem cerca de 1 km por cima do Rio Tejo, a uma altura de 20 metros. Para deixar a paisagem ainda mais bonita, vá próximo ao horário do pôr-do-sol, pois os raios amarelados deixam Lisboa ainda mais bonita.

Refúgios remotos: Para quem quer apreciar bons vinhos e relaxar, na Vila Nova de Gaia existe a Taylor’s Cave, um lugar incrível onde além de degustar ótimos vinhos, o visitante conhece a história do local e o modo de fabricação em uma visita guiada bastante informativa. Por lá existe um lindo jardim e um restaurante com vista para o Rio Douro.

Vida urbana: A arte urbana é uma atração nas visitas de cidade com reconhecimento internacional. Inúmeros artistas portugueses foram referenciados no mundo inteiro. Experimente seguir pela Rua da Madalena e subir as Escadinhas de São Cristóvão. Há uma série de fachadas de artistas.

Vida noturna: Dance ao som dos anos 70, 80 e 90 no Jamaica ou no Tokyo que funciona até, aproximadamente, 3h. Caso queira continuar o passeio, vá para o Musicbox para uma boa dose de música eletrônica.

Nossa viagem por Portugal

Já estávamos já mais de seis meses na Europa e achávamos que Portugal seria mais do mesmo, mas, nos surpreendemos. O país tem uma cultura muito rica e as pessoas tem muito orgulho do seu país além de saberem tudo sobre o Brasil.

Nossa visita ao país foi só surpresas como vocês podem conferir abaixo.

Load More Posts

Portugal é um país seguro?

Você sabia que Portugal está na lista de um dos países mais seguros para se viver? Além disso, é considerado o terceiro país mais pacífico do mundo de acordo com o Global Peace Index (GPI). Comparado ao Brasil, não há nada em comum no quesito segurança.

Raramente você vai sentir medo ou presenciar algum ato de violência, pois existe a certeza no funcionamento do sistema judiciário português e um incrível respeito pela polícia. Por lá mulheres viajando sozinhas não causam nenhum espanto ou curiosidade.

As pessoas andam tranquilamente de transporte público à noite, sempre com celulares e tablets.

Não estamos dizendo que não exista criminalidade ou assaltos por lá, mas é mais raro. De qualquer forma, é sempre importante estar atento(a).

Veja também: 

Diante de incríveis falésias pelo Alentejo

O que nós achamos de Portugal?

Portugal é um país que mora em nossos corações e já visitamos o país outras 5 vezes. E sempre temos uma agradável surpresa quando estamos por lá.

Desde nossa primeira visita em 2014 muita coisa mudou em relação ao turismo, como se eles tivessem descoberto que tem muito para mostrar e vimos de perto o país melhorar muito a infraestrutura para o turista.

O país tem cultura, praias lindas, comida das melhores do mundo e ainda com um preço 30% mais barato que o restante da europa ocidental.

Nós amamos os portugueses e sempre nos sentimos muito bem-vindos quanto estamos por lá. Obviamente, a cultura é diferente da nossa, mas até as coisas mais distintas achamos graça.

Hoje em dia já consideramos Portugal nossa segunda casa!

Siga eles no Instagram: Leo Spencer e Rachel Spencer

Melhores Roteiros

Contrate um guia em Portugal

Essa parte está em desenvolvimento, mais novidades em breve. Caso você já tenha usado o serviço de guia no país, ou conheça alguém, por favor no indique pelo e-mail contato@viajologoexisto.com.br. Obrigado!

Intercâmbio

Portugal é um dos destinos mais cobiçados pelos estudantes brasileiros. O idioma em comum e o clima agradável contam como fatores importantes na hora da escolha e tornam o país mais atrativo. Além disso, pela localização geográfica, fica mais fácil aos estudantes viajarem para outras regiões da Europa.

Caso o objetivo seja ganhar influência em outro idioma, o país não será a melhor opção. Mas é recheado de universidades em áreas tradicionais como Direito. Para os programas, é possível solicitar o visto, que vai determinar o período de permanência no país. Para conseguir, é preciso fornecer os documentos solicitados, como a carta de aceitação na universidade portuguesa e a comprovação de que há meios para se sustentar no país.

A princípio os estudantes estrangeiros não têm autorização para trabalhar em Portugal. Para conseguir, é necessário um processo burocrático que custa em torno de 40€, e também solicitar ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Trabalho x Habilidade

Hoje em dia, mais do que nunca, está cada vez mais fácil você viajar pelo mundo. Mas mais do que isso, existem diversas empresas que te ajudam a encontrar um trabalho em troca das suas habilidades. Você já pensou em fazer um trabalho social ou cuidar de animais, ou até mesmo pintar a parede de um hotel?

Sites como Workaway ou Wordpackers são exemplos de plataformas onde você pode encontrar famílias, instituições, serviços, que precisam de alguma ajuda.

Em breve vamos colocar mais informações para vocês sobre esse assunto!

Localize-se no mapa

Baixe nosso guia

Quer todas essas informações de forma gratuita no seu smartphone, mesmo se não tiver internet durante sua viagem? É só baixar o e-book com todo o conteúdo disponível nesta página.

Em breve!

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
close-link
Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
close-link
shares