Loading...
Egito2018-11-28T14:39:50+00:00

Egito

Se você ama história, quer conhecer melhor a origem da nossa civilização e vivenciar a sensação de ser transportado(a) no tempo, Egito é um país obrigatório na sua lista. Conheça uma terra cheia de mistérios e tesouros arqueológicos.

Um país do nordeste da África, numa região predominantemente desértica, que inclui a península do Sinai, na Ásia, tornando um Estado transcontinental, com uma cultura rica e exótica, possui uma das civilizações mais antigas da humanidade.

Desde quando a Primavera Árabe aconteceu, o número de turistas diminuiu bastante no país. Notícia não tão boa para a economia egípcia, mas uma incrível oportunidade para os turistas conhecerem o país, evitando filas nos principais pontos da cidade e a um custo razoável.

Se entregue à aula de história e vivencie a céu aberto um patrimônio preservado com construções com mais de 5.000 anos. Quem conheceu o país, saiu de lá encantado!

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

O famoso passeio de balão em Luxor

Informações úteis

Capital: Cairo
Moeda: Libra Egípcia
Idioma: Língua Árabe
População: 97,55 milhões
Requer Visto: Sim
Requer Vacinas: Sim, febre amarela
Eletricidade: 220v
IDH: 0,69 (115º)

Quando ir ao Egito

Por ser um país que está no meio do deserto, o clima do Egito é bem seco e as chuvas são quase inexistentes. A melhor época para conhecer o país é entre os meses da Primavera e Outono, de Março a Maio e Setembro a Novembro. As temperaturas são mais amenas e você consegue aproveitar melhor os passeios.

É importante estar atento ao mês do Ramadão, um feriado importante para os muçulmanos em que muitos restaurantes ficam fechados durante o dia e algumas empresas têm seus horários reduzidos.

Alta Temporada (Dezembro a Fevereiro): O Inverno no Egito é considerado alta temporada e o turismo nessa época cresce a cada dia. Por conta das temperaturas mais amenas, as pessoas buscam conhecer o país nessa época pelo conforto dos passeios, sem precisar sofrer com o calor. Apesar de ser Inverno, a estação não costuma ser tão rigorosa, e a temperatura mínima fica em torno de 15°C. A parte complicada é que os preços e os números de turistas aumentam, consequentemente com filas mais longas.

Média Temporada (Março a Maio e Setembro a Novembro): Nessa época o país fica bem animado e recebe um bom número de turistas. Os preços costumam ser acessíveis. O calor oscila entre forte e ameno e se você prefere temperaturas mais amenas, aposte em Setembro e Outubro. Fomos em Novembro e apesar de quente durante o dia as noites eram bem frescas.

Baixa Temporada (Junho, Julho e Agosto): Ao contrário de muitos destinos, o Verão no Egito é baixa temporada. Isso se deve ao calor absurdo que faz nessa época do ano por lá, beirando a 43°C, dificultando as visitas aos templos, pirâmides e mercados devido ao desconforto do calor. Por outro lado, são menos gastos, os hotéis ficam mais baratos e o número de turistas diminui, tornando os passeios mais tranquilos em relação às filas em pontos turísticos.

Como chegar no Egito

Egito é um país do nordeste da África, numa região predominantemente desértica, que inclui a península do Sinai, na Ásia, e para chegar até lá não existem voos diretos saindo do Brasil para o Cairo, sua capital.

As opções de voo

A principal companhia aérea do Egito é a Egyptian Air. Outras companhias que você pode pegar para chegar até o país são: Emirates, Qatar Airways, Royal Air Maroc, Air France, Alitalia, Turkish Airliines, Lufthansa e British Airways.

Você pode optar por pegar um voo para a Europa e de lá embarcar para o Cairo, ou algum voo que pare em Dubai e seguir para a capital do Egito.

Transporte no País

Uber: No Egito o Uber funciona bem, mas é importante que você esteja preparado para alguns empecilhos: as placas do carro são em árabe, então é útil que você baixe uma imagem na internet com a tradução dos números para conseguir identificar qual é o seu carro – já que no aplicativo não aparece a cor do veículo. E esteja preparado para o trânsito, você provavelmente vai demorar para chegar ao seu local de destino. Fora isso, o aplicativo é muito útil e barato no país.

Trem: Se você quer ir de trem do Cairo para Alexandria, uma passagem custa em torno de US$ 7 e a viagem dura aproximadamente duas horas. Caso queira ir para Luxor, o tempo e o preço aumentam: US$ 17 e 15h de viagem. Existe um trem especial para os turistas que vai para Luxor e Assuan, bem mais caro, porém com um serviço impecável que inclui café da manhã e jantar.

Metrô: Cairo possui três linhas de metrô que cobrem 77 quilômetros ligando a capital e suas redondezas. Para esse meio de transporte, um ticket avulso custa EGP 1. Sua linha 3 está sendo ampliada para chegar ao aeroporto, então em breve o transporte estará disponível para facilitar sua chegada ao país.

Ônibus: Cairo possui um complexo sistema de ônibus e micro-ônibus com diversas linhas que ligam toda a cidade, mas para algumas rotas você precisará retornar ao Cairo e pegar outro ônibus. O espaço entre os assentos são apertados e os veículos são razoáveis. Os preços variam entre EGP 2 e EGP 3.

Navio/Barco/Cruzeiro: Se você quer conhecer os templos do Rio Nilo, a melhor forma é navegando em suas águas em um cruzeiro que dura por três noites. Existem várias opções, com diferentes rotas, horários e preços. Basta escolher a sua e ter uma experiência incrível.

Só mais um dia nas pirâmides do Egito

Hospedagem no Egito

Na hora de escolher o local que você irá se hospedar, opte por um hotel que esteja perto das atrações que deseja conhecer ou perto de alguma estação de metrô, assim você consegue economizar com o transporte.

O centro do Cairo é muito procurado pelos turistas e as pirâmides ficam a poucos minutos de táxi.

Além dos hotéis, o Egito é um ótimo país para se hospedar em um bom resort. Os preços são bem em conta.

ATÉ 30 USD: O Hotel Grand Royal está localizado no centro da cidade de Cairo, com quartos decorados e Wi-Fi disponível para os hóspedes. Com uma grande variedade de restaurantes localizados em frente ao hotel, você pode desfrutar de diversos pratos egípcios e está há 15 minutos de caminhada do Rio Nilo e do Museu Egípcio.

ATÉ 70 USD: Localizado a poucos passos da Torre do Cairo, o Novotel Cairo El Borg oferece uma localização privilegiada no centro de Cairo. Os quartos possuem vista para o Rio Nilo, dispõem de ar-condicionado e TV. Além disso, o hotel disponibiliza uma piscina ao ar livre, banheira de hidromassagem, academia e serviços de massagens.

LUXO: Com vista para as pirâmides, rodeado por 16 hectares de jardins verdes, com spa, academia e piscina, o Mena House dispõe de ar-condicionado, tecidos luxuosos, área de estar e TV LCD. O café da manhã é servido na sala de refeições com vista ao jardim e as instalações incluem uma piscina aquecida nos jardins paisagísticos.

Airbnb e Couchsurfing:

Para quem é fã da economia colaborativa, o Airbnb e o Couchsurfing são ótimas ferramentas. O Airbnb é uma plataforma em que você pode alugar tanto um apartamento ou casa, ou somente um quarto na casa de alguém. Tudo é feito pelo site e de forma bem segura.

Já o Couchsurfing é ainda mais ousado e alguém literalmente te oferece o sofá da casa para você dormir. O sistema oferece hospedagem na casa de moradores na cidade em que deseja.

Nas duas plataformas você precisa se cadastrar e fazer tudo pelo site. Em ambas plataformas é possível conversar com o proprietário e verificar sua reputação. O Airbnb é um serviço pago, quase um serviço de aluguel. Já no Couchsurfing, os anfitriões oferecem um espaço em suas casas sem receber nada em troca e você tem a chance de viver como um local do lugar que está visitando.

Segue um desconto para quem ainda não é cadastrado no Airbnb, só clicar AQUI.

Você pode gostar:

O que levar

Uma das preocupações quando turistas se deparam com um planejamento de viagem para o Egito, é sobre quais roupas levar na mala. A vestimenta por lá é mais conservadora que no Ocidente, pois 90% da população é muçulmana. Geralmente as mulheres usam lenços na cabeça e em cidades menores você encontrará muitas usando abaias– espécie de vestido preto de manga comprida – e até burkas.

É muito importante se informar para seguir em respeito à cultura local e não se deparar com nenhum tipo de problema comportamental.

Nas mesquitas e durante as visitas religiosas são onde exigem mais cuidados e respeito. Esteja sempre com um lenço, pode ser útil. Não é necessário usá-lo no cabelo. É exigido apenas entrar de calça e ombros cobertos na Mesquita Mohamed Ali.

Esquecendo um pouco as roupas, não é obrigatório, mas ter uma lanterna pode ajudar em alguns passeios, para visitar tumbas e pirâmides. E tenha sempre na mochila algum aperitivo e água. Com o calor do Egito e os passeios intensos, você sentirá necessidade de se alimentar e de se hidratar

O que levar no verão: Aposte em roupas leves e confortáveis. Se você for mulher, invista em vestidos longos, pantacourts e saias longas. Use shorts com alguma blusa mais fechada, sem decote. Coloque na mala alguns lenços, pois terão passeios que você pode precisar.

Para os homens é mais tranquilo, invista nas bermudas. Estejam sempre atentos, pois existem lugares que só podem entrar de calça, então é bom ter uma ou duas na mala.

Opte por tenis pois são muitas caminhadas então estar bem confortável é essencial. Não se esqueça dos óculos de sol e protetor solar labial, facial e corporal, chapéus e bonés, desodorante, repelente e creme hidratante. E biquíni claro, para o cruzeiro no Rio Nilo.

O que levar no inverno: Apesar do Inverno no Egito não ser tão rigoroso, invista em casacos, durante a noite a temperatura pode cair bastante. Calças, meias e tênis.

Veja também:

Comidas imperdíveis

A culinária do Egito é rica e bem similar ao restante do Oriente Médio. A dieta básica gira em torno de grãos e legumes. Feita com muitas especiarias e pimenta, por lá a refeição mais importante é o almoço, que consiste em um prato principal com molhos e saladas.

Famosos por comerem feijão, mas um pouco diferente do que estamos acostumados: eles cozinham o alimento e depois o amassam.

#1  Koshary: Prato típico que mistura arroz com lentilha, massa, às vezes grão de bico, com molho de tomate e cebolas fritas.

#2 Ful Medames: Feito de feijão-fava cozido e amassado com molho de tahina e óleo vegetal, formam uma pasta e é servido dentro do pão pitta.

#3 Ta’meya: O prato é vegetariano e são bolinhos feitos de feijão-fava ou grão de bico moído e depois fritos, parecido com o Acarajé.

#4 Molokheya: Sopa de verduras acompanhada de arroz e carne de frango ou coelho.

#5 Konafah: Doce clássico feito com macarrão cabelo de anjo, nozes e leite condensado.

O que não faltam são templos no Egito, se prepare…

Top 10 imperdíveis

  1. Passear de barco pelo Rio Nilo.
  2. Visitar o templo de Abu Simbel.
  3. Conhecer o Museu do Cairo.
  4. Realizar um voo de balão sobre o Vale dos Reis.
  5. Conhecer um oásis.
  6. Tomar café da manhã com vista para as pirâmides.
  7. Visitar o Templo de Philae.
  8. Conhecer uma comunidade Núbia.
  9. Visitar a biblioteca de Alexandria.
  10. Conhecer o Templo de Karnak.

Dicas e Curiosidades do Egito

  • Os dias da semana por lá são um pouco diferentes. Domingo é o primeiro dia útil, então quinta-feira no Brasil é a sexta do Egito.
  • O beijo entre casais é proibido nas ruas.
  • A mulher muçulmana, casada, não mostra seus cabelos a não ser que seja para o marido e seus familiares.
  • Os homens costumam se cumprimentar com três beijos no rosto.
  • O governo do país é formado por militares.
  • Os ônibus no Cairo não costumam parar. Eles têm as portas abertas o percurso inteiro e quem quiser descer precisa pular para fora, ou quem quiser subir, pular para dentro.
  • Se você quer comprar algo por um preço muito bom, vá cedo e não perca a primeira venda do dia. Eles têm uma crença de que a primeira venda não se pode perder, senão o dia não será lucrativo, então para fechar o negócio, eles aceitam qualquer proposta que você fizer.
  • Eles não andam nas calçadas, vão pelo meio da rua mesmo.
  • Os egípcios consomem feijão no café da manhã como recheio de pão sírio.
  • Existe revista de seus pertences e máquinas de raio-x em shoppings e locais públicos.

Se você gosta de…

Adrenalina: Explore o deserto do Sinai em um passeio de muita adrenalina em cima de um quadriciclo, com muita aventura e beleza em Sharm El Sheikh.

Culinária: Conheça Dahab durante o dia e vá à noite ao Funny Mummy. Um restaurante de frente para o mar, com uma linda decoração e comida típica, feita na hora, acompanhada de narguilé e chás beduínos.

Cultura: Não tem como ir ao Egito sem conhecer as Pirâmides de Gizé. Localizadas em Cairo, construídas há mais de 4.500 anos como tumbas dos faraós: Quéops, Quéfren e Miquerinos. A Quéops é a maior das três e uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Perto dali está a Grande Esfinge, uma das estátuas mais conhecidas do mundo.

Encontro com animais: Invista em um passeio para praticar o mergulhona reserva Ras Mohammed. Você vivenciará uma experiência incrível com corais, peixes e uma rica vida marinha.

Paisagens memoráveis: Faça um voo de balãosobre o famoso Vale dos Reis, onde foram enterrados todos os faraós do Egito Antigo. Você ficará encantado (a) com a vista lá de cima.

Vida urbana: Vá ao famoso mercado Khan Al Khalili: uma mistura de lojas pelas ruas vendendo tudo que você possa imaginar.

Vida noturna: Conheça um incrível bar de gelo: o Ice Bar Sharm el-Sheikh, e tenha uma noite diferente e divertida.

Nossa viagem pelo Egito

Depois de mais de 100 países visitados, já era hora de irmos ao Egito, um lugar que já queríamos ir mas que tínhamos medo da segurança. No fim, decidimos ir com uma agência e foi a decisão acertada.

O Egito é um país seguro?

A taxa de criminalidade é baixa, tornando o país um destino seguro para os turistas. No Egito casos de roubos, assaltos, golpes, fraudes e sequestros são raros, mas como qualquer outro lugar do mundo, é preciso sempre estar atento e ter cautela.

Os hotéis mais movimentados costumam tomar medidas rigorosas de segurança, mas é recomendado adotar cuidados em relação ao uso de objetos de valores e bagagens.

O país conta com uma segurança reforçada em todas as rotas turísticas e possui detectores de metais em entradas de hotéis, aeroportos, shoppings e locais públicos. Devido a religião muçulmana, crimes não são comuns por lá.

Se você for mulher e pretende viajar sozinha para o Egito, não descarte a possibilidade de assédio verbal. É comum que os egípcios olhem e falem com você. As egípcias vão reparar no cabelo e na sua forma de se vestir. Pode ser que peçam para tirar foto e fiquem apontando. Apesar de muitas vezes atitudes do tipo serem inconvenientes, o povo egípcio é bem receptivo e alegre.

Veja também: 

Felizes de estar explorando o Egito

O que nós achamos do Egito?

Estávamos meio receosos já que foi nossa primeira viagem em grupo e com uma agência. Ao mesmo tempo tínhamos ouvido de muitas pessoas que a chance da experiência ser ruim era muito alta se fossemos sozinhos.

Mas, foi tudo certo e nosso grupo ficou super entrosado. Fizemos bons amigos inclusive.

Apesar de não sentimos o perigo iminente, tem um assédio bem peculiar que já tínhamos ouvido que é o que atrapalha a experiência no Egito. E acaba que a agência te protege um pouco.

Fora que sozinhos nunca conseguiríamos ter feito tanta coisa em uma só viagem.

Siga eles no Instagram: Leo Spencer e Rachel Spencer

Melhores Roteiros

Contrate uma agência para o Egito

Decidimos ir com a Hórus Viagens, uma agência especializada no país e foi a decisão certa ir com uma agência para o Egito.

Apesar de ser nossa primeira viagem com grupo e com agência, foi bem bacana, principalmente porque a agência resolve tudo pra você e ter que fazer tudo sozinho no Egito deve ser desafiador.

Intercâmbio

Se você quer conhecer o Egito mais afundo e estudar a cultura do país, realizar um intercâmbio é uma opção.

A AIESEC é uma ONG de desenvolvimento de liderança por meio de intercâmbios sociais e profissionais, oferecendo vagas de curta duração (2 a 3 meses) e não remuneradas para ter uma experiência de aprendizado de uma startup no Egito. Para participar é preciso ter de 18 a 30 anos e inglês intermediário.

Esse programa se chama Empreendedor Global e as vagas já possuem moradia inclusa. Você só terá gastos com as taxas administrativas da AIESEC, passagem, seguro saúde e custo de vida no país.

Trabalho x Habilidade

Hoje em dia, mais do que nunca, está cada vez mais fácil você viajar pelo mundo. Mas mais do que isso, existem diversas empresas que te ajudam a encontrar um trabalho em troca das suas habilidades. Você já pensou em fazer um trabalho social ou cuidar de animais, ou até mesmo pintar a parede de um hotel?

Sites como Workaway ou Wordpackers são exemplos de plataformas onde você pode encontrar famílias, instituições, serviços, que precisam de alguma ajuda.

Em breve vamos colocar mais informações para vocês sobre esse assunto!

Localize-se no mapa

Baixe nosso guia

Quer todas essas informações de forma gratuita no seu smartphone, mesmo se não tiver internet durante sua viagem? É só baixar o e-book com todo o conteúdo disponível nesta página.

Em breve!

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
Nosso guia de viagem
Seja o primeiro a receber o guia de viagens feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades.
Quero receber dicas...
Fique atento ao e-mail de confirmação que será enviado após o clique!
close-link
Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
shares