Espanha

O que te vem à cabeça quando ouve falar da Espanha? O país é um dos mais visitados no mundo e por ano recebe cerca de 50 milhões de turistas. O que faz tanta gente querer conhecê-lo?

A espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental e fica pertinho de países como Portugal, França, Andorra e Gibraltar. Isso quer dizer que quando estiver lá pode dar um pulinho nesses outros países. O país acolhe todo tipo de turistas dos mais aventureiros aos mais calmos. Com seus relevos montanhosos, belas praias e monumentos históricos é impossível não se apaixonar por sua história e cultura.

Quer fazer uma viagem mais relaxante? Pode curtir as belas praias do país na Costa do Sol. E ilhas como Ilhas Baleares e Ilhas Canárias com paisagens exuberantes são garantia de sossego e diversão. Você ainda pode conhecer a rica cultura passeando por Córdoba e Sevilha, e ver de perto os alguns prédios históricos.

Se procura uma viagem mais agitada não perca tempo em conhecer Ibiza, a ilha é conhecida por suas festas e animada vida noturna. O lugar é paisagem para festas nas praias, clubes e iates, é destino certo dos europeus durante o ano todo. Conheça também algumas festas populares como Tomatina e Festas de São Firmino e faça uma imersão na cultura local.

Para conhecer a história do país visite seus inúmeros museus. O famoso Museu Guggenheim ou Museu do Prado em Madri. Não esqueça de deixar um dia reservado para conhecer o estádio do Barcelona, casa de um dos times mais famosos do mundo.

Deu vontade de arrumar as malas e partir agora mesmo? Conheça um pouco mais da história, da gastronomia e cultura desse país encantador.

Nossos Parceiros

Logo Microsoft - Parceiro
Logo Smiles - Parceiro
Logo Copa Airlines - Parceiro
Logo Software One - Parceiro

As famosas ramblas de Barcelona na Espanha

Informações úteis

Capital: Madri
Moeda: Euro (Eur)
Idioma: Espanhol (oficial), basco, galego e catalão
População: 47,8 milhões
Requer Visto: Não
Requer Vacinas: Não
Eletricidade: 220V
IDH: 0,884 (27º)

Quando ir a Espanha

A Espanha não tem um clima definido por ano. Os climas variam de região para região. Se você pretende ir para a parte das praias a oceania que é banhada pelo atlântico traz frio e vento forte para essa região.

No Sul mediterrâneo o clima varia, os verãos são muito quentes e o inverno mais suave. Não neva tanto e as chuvas são amenas. Já na capital ou na região central o clima é mais rigoroso. No inverno chega a nevar e no verão a temperatura chega a escalas altíssimas.

A Espanha pode ser visitada o ano todo apesar da variação de clima. Basta se programar e fazer suas escolhas de acordo com o que quer conhecer.

Alta temporada (de junho a setembro): A época do ano que o país recebe mais turistas é durante o verão. O verão espanhol é a época do ano escolhida por muitos turistas por conta de suas belas praias e festas. Os Europeus têm preferência por essa época porque os dias ficam mais longos, ou seja, demora a anoitecer por conta do horário de verão.

Agosto equivale-se ao nosso janeiro, época de férias escolares. Com as temperaturas cerca de 30Cº os europeus correm para as praias e a região fica cheia, os hotéis lotados e os preços aumentam um pouquinho. Mas se você procura por sol a temporada é perfeita para conhecer as praias na costa da Península Ibérica e as Ilhas Baleares.

Média temporada (março a junho): A primavera na espanha é a melhor época para visitar o país. Os dias são longos e tem-se calor durante boa parte do tempo e frio pela noite. Em determinadas regiões pode-se encontrar neve nessa época por conta da temperatura baixa durante a noite.

A temperatura varia de 3Cº a 28Cº graus, então quando for sair durante o dia não esqueça de colocar um casaco na bolsa.

Baixa temporada (outubro a janeiro): Acaba-se o verão e as temperaturas começam a baixar. No outono e inverno na Espanha cai-se a temperatura e a neve começa. Por conta dos dias mais curtos e frios diminui-se o número de turistas. Se estiver procurando por preços mais baixos, hospedagens e passeios mais em conta é um bom mês para ir.

Se pretende esquiar essa temporada é ideal e tem começo em dezembro e vai até meados de abril. A temperatura nessa época fica entre 0Cº a 11Cº durante esses meses.

Melhores meses (maio e junho): Os melhores meses para conhecer a Espanha são maio e junho. Apesar das temperaturas serem baixas o clima é ameno. Demora mais para anoitecer e você tem mais tempo para passear durante o dia. Em maio, acontece a Fiesta de los Patios, que é uma festa muito conhecida da região de Córdoba. Apesar das águas do mediterrâneo ainda estarem geladas já dá para encarar um mergulho no mar.

Como chegar na Espanha

A melhor forma para o brasileiro chegar ao país é de avião. Existem voos diretos Brasil-Espanha saindo de três grandes capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. As companhias aéreas que oferecem esses voos são Iberia, Air Europa, Air China e Tam e todas vão para o aeroporto de Barajas (MAD) em Madri.

Se pretende ir para Barcelona os voos diretos saem apenas de São Paulo para o aeroporto de El Prat (BCN). As companhias que fazem essa viagem são Singapore Airlines e Tam. Além dos voos diretos tem outros com conexão em outros países. Se estiver viajando pela Europa e pretende ir para a Espanha existem aeroportos espalhados pela Europa com destino direto para a Espanha.

Se estiver pela Europa e quiser passar pela Espanha uma das opções viáveis é fazer esse trajeto de ônibus empresas como Alsa e Eurolines saem de diversas cidades europeias com destino ao país.

Ryanair, Vueling e Iberia Express são algumas das companhias aéreas low cost (baixo custo) do país, e estão entre as mais famosas.

Transporte no país

Uber: O meio de transporte mais utilizado pelo brasileiro no último ano com certeza foi o Uber. A diferença de valor baixo em referência aos táxis é notável. Na Espanha, porém o valor não é tão diferente assim e a frota de ubers é bem menor do que em São Paulo, por exemplo. Porém, ainda é uma boa opção para quem quer uma locomoção rápida, confortável e prática. Caso queria ir para o aeroporto ou esteja voltando das compras ir de uber é mais viável do que de ônibus.

Trem: O meio de transporte mais utilizado na Espanha é o trem, ou os trens-bala. Conforto e rapidez são itens indispensáveis na hora de ir de uma cidade para outra caso queira ir para Barcelona, Madri, Córdoba, Sevilha, ou outras cidades. Indicamos ir de trem-bala pela praticidade e preço. Muitas vezes o valor é bem mais baixo que uber e ônibus e o trem liga os principais destinos da Espanha.

Car Pooling: Car pooling nada mais é que o carro compartilhado. No Brasil utiliza-se o blablabla car. na espanha existem inúmeros sistemas de compartilhamento de carro. Como funciona? é um sistema de transporte privado. Você utiliza o site ou aplicativo para encontrar alguém que esteja indo para o mesmo lugar que você e assim poderá dividir os custos da viagem, além de conseguir uma companhia.

Metrô: O metrô da Espanha é o segundo maior da Europa e está entre os maiores do mundo. Suas linhas ligam um ponto ao outro entre as cidades. O metrô de Madri por exemplo tem 12 linhas e cerca de 238 estações contempla praticamente toda a cidade. Para se locomover tanto em Madri como em outras cidades o metrô está entre as melhores opções.

Ônibus: Antes era a primeira opção do viajante, hoje por conta dos trens-bala não é tão procurado. Mas ainda é uma boa opção por conta do custo benefício. Por exemplo, é muito mais barato andar de ônibus do que alugar um carro. Nos centros urbanos o transporte público é bom e atende tanto os turistas como os locais da cidade. Existem muitas empresas que percorrem toda a Espanha o que facilita a viagem entre cidades.

City pass para o transporte: O Citypass une o turismo ao meio de transporte e vice e versa. É uma forma prática e auxilia o turista a conhecer a cidade e se locomover por ela. Existem inúmeras empresas que oferecem esse tipo de serviço. Como funciona? Você paga um valor fixo e com ele você conhece alguns pontos turísticos, geralmente é uma excursão em grupo. E ele te dá acesso ao transporte público da cidade. Você pode comprar online ou nos pontos de vendas, geralmente ficam em estações de metrô/trem e rodoviárias.

Navio/barco/cruzeiro: Para chegar as Ilhas Baleares e nas Ilhas Canárias o barco é o mais indicado. Também é o único meio de transporte para chegar na ilha de Formentera. Uma opção de turismo que você pode fazer na Espanha é o cruzeiro. Passar alguns dias no barco e conhecer alguns cantos do país.

Acessibilidade: A Espanha tem se especializado no turismo acessível. Para quem apresenta algum tipo de deficiência o país focou em acessibilidade nos monumentos, museus, hotéis e restaurantes. Virou exigência que esses locais acomode deficiente e seus acompanhantes. O país criou um livreto com o tema Turismo acessível no site oficial para que o viajante se informe sobre acessibilidade em diversos lugares para visita.

A cidade de Madrid, capital da Espanha, com suas luzes de natal.

Hospedagem na Espanha

A Espanha é um país turistico então é fácil encontrar diversos tipos de acomodações. O país oferece destinos de viagens incríveis para mais diversificado tipo de perfis. As hospedagens não seriam diferentes. Dos mais simples aos mais luxuosos. De Madri, Barcelona à Cordoba. Conheça os melhores tipos de hospedagem no país e o que mais se encaixa no seu perfil de viajante.

Confira as nossas sugestões do mais em conta aos mais luxuosos.

Hostel One Pararelo: Preço acessível, localizado em Barcelona o hostel fica a 6 minutos de uma estação de metro. Conta com água quente, janelas exteriores, Wi-Fi,computadores 24h gratuitos e pátio com Jacuzzi. Tem Cozinha totalmente equipada 24h para os hospedes. Você pode economizar na alimentação cozinhando no hostel. A diária custa cerca de US$17.13.

Mediterranean Youth Hostel: É um hostel também em Barcelona a diária fica em torno de US$12.24. O hostel fica localizado cerca de 6 minutos a pé da La Sagrada Família, Plaça Catalunya e outros pontos turísticos. Perto da estação de metro Girona e é ideal para quem procura uma noite noturna animada. O hostel é um dos mais populares de Barcelona.

Ok Hostel Madrid: Se procura uma hospedagem em Madri o Ok Hostel Madrid pode ser uma opção. Bem localizado e com preços acessíveis o hostel realiza eventos como jantares, beerpong, barcrawl para que seus hóspedes se conheçam. Perto de metrô e dos pontos turísticos Puerta del Sol, Plaza Mayor

Ciutat Del Prat: É um hotel médio em Barcelona, o hotel conta com transporte gratuito para o aeroporto. A diária é a partir de US$42.36. Possui sauna, ginásio, piscina interior e quartos com acesso Wi-Fi gratuito e televisão. Os quartos são elegantes e climatizados em seu interior contam com televisão, chaleira, um mini-bar, produtos de higiene pessoal. O restaurante oferece comida mediterrânea fresca. Além de café-bar onde você pode tomar um lanche ou uma bebida.

Ateneo Hotel: Opção de hotel médio no centro histórico de Madrid, a apenas 20 metros da Puerta del Sol. Perto de alguns pontos turísticos como Triangle of Art (Prado, Reina Sofia and Thyssen Museum) The Royal Palace, The Plaza Mayor, entre outros. O hotel também oferece passeios para alguns pontos da cidade.

Experiências diferenciadas:

Gran Melia Fenix: O luxuoso hotel Gran Meliá Fénix está localizado perto da Plaza de Colón, no bairro de Salamanca, em Madrid. Está ao lado do Hard Rock Café de Madrid, a menos de 300 metros da estação de metro de Cólon e a cerca de 20 minutos a pé do centro da cidade. Pertinho de alguns pontos turísticos como Gran Vía e dos museus Prado e Reina Sofía. O hotel ainda oferece experiências como spa e centro de bem-estar e translado para o aeroporto.

Gran Meliá Palacio de los Duques: O Hotel em Madri fica a 300 metros do Palácio Real, do Teatro Real e da Catedral de Madri. A propriedade possui uma piscina sazonal no último piso e um terraço com vista panorâmica da cidade. Possui 3 restaurantes, que servem vinhos e cozinha francesa e espanhola. Há também um bar de cocktails e uma área de chá. Está a 500 metros da Plaza Mayor, a 300 metros dos Jardins Sabatini e a 20 minutos a pé do Museu do Prado. Há estacionamento privado nas instalações.

Quanto custa um hotel em Madri?

Coloque uma ideia das datas e faça uma consulta. Clique em qualquer hotel do mapa abaixo para ter um ideia…

Booking.com

O que levar

Para não levar peso demais pensar o que colocar na mala é uma tarefa difícil. Para a Espanha escolher a roupa depende da região que irá visitar e quando vai. No litoral, a maior parte do tempo o clima é ameno então não precisa levar roupas pesadas como jaquetas, sobretudo, moletons, botas e etc. É importante levar chapéus e protetor solar mesmo quando o clima não estiver tão seco, cuidado com a pele nunca é demais. Para a noite um cardigã ou blusa fina dão conta do recado.

Para o inverno ou regiões de montanhas é importante adaptar-se a época do ano. Quando as temperaturas estão baixas durante o inverno os espanhóis não costumam se vestir formalmente para os momentos de lazer, o que importa é estar bem agasalhado. Claro que tudo depende de onde do ambiente em que está.

A voltagem na Espanha é de 220 Volts e as tomadas segue a legislação europeia, ou seja, é importante levar um adaptador maioria dos hotéis, existem adaptadores de voltagem, mas nem sempre para o nosso padrão de tomadas.

Veja também:

A importância de ter uma mala leve e resistente

O que levar na mala de viagem?

Comidas imperdíveis

A culinária espanhola é riquíssima e diversificada. Sua rica cultura permite um roteiro gastronômico no país. Com opções variadas, restaurantes de comidas de diversos países desde japoneses até mesmo especializados em comida brasileira, conta com gama diversidade de redes de fast food, sorveterias e lanchonetes estão espalhados por todo o país.

#1 Paella – Entre os prato mais famosos do país está as paella. O prato é conhecido no Brasil e é feito a base de arroz, carne e verduras. Muitas vezes acompanha frutos do mar, uma especialidade do país.

#2 Pan con tomate – Em tradução literária é o pão com tomate. No Brasil estamos acostumados a comer um pãozinho, torrada com manteiga. Na Espanha as entradas nos restaurantes são pão com tomates. É baratinho e uma delicia.

#3 Crema Catalana – A sobremesa típica do país é uma espécie de pudim preparado com ovo e açúcar caramelizado. Na receita original utiliza-se canela, porém em alguns lugares você vai encontrar com baunilha ou até mesmo limão.

#4 Presunto Ibérico – Uma iguaria da Espanha e de alguns outros países da Europa. O presunto ibérico e é feito de porco preto ibérico, conhecido também como porco de pata negra.

#5 Gazpacho – Uma sopa servida fria feita com tomates, pepino e pimentões. Os ingredientes variam em alguns lugares você encontra mais apimentado que em outros. O legal é experimentar um pouco de tudo.

As famosas “tapas” que você encontra pelo Espanha toda

Dicas e Curiosidades do Espanha

  • A Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental ficando atrás apenas França.
  • Em 1580, Portugal e Espanha passaram a ser um só país. A União Ibérica durou até 1640.
  • Nas cidades do interior, é comum no horário do almoço encontrar o comércio local fechado por um período médio de duas horas, é conhecido como tempo da siesta.
  • O “Dia de Reis” comemorado em 06 de janeiro, é o feriado nacional mais famoso do país é mais importante que o Natal para as crianças espanholas.
  • No final de fevereiro assim como no Brasil a Espanha também tem o carnaval.
  • O ponto mais alto do território espanhol é o Pico Teide. Localizado na província de Santa Cruz de Tenerife.
  • A Espanha tem 44 lugares classificados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, ficando atrás só da Itália e da China.
  • A pintura rupestre mais antiga do mundo está na Espanha, na região de Cantábria, e tem 40.800 anos.
  • O “Chupa Chups” foi criado na Espanha e Dalí foi quem criou o logo da marca.
  • A Espanha é o único país do mundo que tem um hino sem letra.

Top 10 imperdíveis

  1. Viagem de um dia ao Museu Salvador Dalí, Figueres e Cadaques
  2. Visitar o estádio de futebol do FC Barcelona
  3. Experiência de Parasailing em Ibiza
  4. Festa em barco em Ibiza
  5. Mosteiro de El Escorial e Vale dos Caídos