Home – Europa – Portugal

Sol, praia e surf no Alentejo e no Algarve

Para sermos sinceros, não imaginávamos que o sul de Portugal seria tão incrível!  Sol, praia e surf no Alentejo e no Algarve para fechar nossa viagem pelo país com chave de ouro.

Ficamos impressionados em saber que ali, em Portugal, esse pequeno país na Península Ibérica havia toda uma região com lindas praias e tudo muito pouco explorado.

Bom, aqui vamos nós, depois de alguns dias em Lisboa e uma rápida passagem por Évora, seguimos para a costa Alentejana e encontramos um camping já na praia.

Apesar de serem somente 300 km de Lisboa até Lagos, no Algarve, dá para fazer essa região com bastante calma, parar nos pequenos vilarejos, comer bem…

Diante das incríveis falésias do Alentejo.

Pela costa inexplorada do Alentejo

Nossa primeira noite na costa do Alentejo não foi das melhores… Infelizmente nosso amigo Victor passou a noite doente da barriga e estava acabado na manhã seguinte.

A parte boa é que ele é extremamente bem humorado, se estiver surfando então, não precisa de mais nada. Então foi isso que fizemos, fomos atrás de ondas.

A região do Alentejo começa em Évora, que é sua capital, e vai até onde começa o Algarve, bem no sul do país. Agora sim começaríamos a aproveitar o Alentejo e Algarve.

Sozinhos e isolados pelas estradas do Alentejo.

Nosso primeiro por-do-sol no Alentejo foi inesquecível.

Sozinhos no Alentejo

Em toda essa região há praias lindas e vilas pequenas, que continuam do mesmo jeito há muitos anos e mantem costumes e tradições.

Seguimos calmamente aproveitando as praias, fazendo fotos e até colocando o Coyote, nosso carro, para fazer um pouco de offroad. Os cenários realmente são lindos.

Por ser Outubro já não havia pessoas na praia e nem nas cidades e apesar de não termos aproveitado o mar aproveitamos os cenários sozinhos.

O Victor trabalha no banco onde trabalhávamos, antes da viagem, e é muito interessante conversarmos sobre o trabalho. Já vai fazer dois anos que saímos e ao mesmo tempo que parece algo tão próximo, que poderíamos voltar a fazer amanha, também parece que fizemos isso em outra vida, de tantas coisas que aconteceram no meio do caminho.

Entre uma praia e outra, um vilarejo e outro, fomos parados na estrada por outro carro. Achamos que ele estava pedindo ajuda, ou que talvez tivesse algo errado com nosso carro. Quando paramos descobrimos que era um seguidor do projeto, indo acampar com a esposa e os filhos.

Era o fim de semana de halloween e por isso alguns campings tinham até uma festa para o evento. Eles nos convidaram para irmos para o mesmo camping, mas, os meninos estavam ansiosos pelas ondas no Algarve a Alentejo.

O Leo e o Victor apreciando a vista fantástica.

Finalmente encontramos as ondas na costa de Portugal

Acabamos encontrando surf somente perto de Aljezur, que já é no Algarve, mas ficamos felizes de ter feito com calma o Alentejo, aproveitando os incríveis visuais da região.

Nossos dias com a companhia do nosso amigo Victor tem sido uma delícia, o carro está uma zona, sério, mas arrumamos um lugar para ele, mais a barraca, as malas e pranchas! Rsrs… Pelo jeito nosso carro é igual coração de mãe.

Agora começaríamos a desbravar o Algarve, que nada mais é do que uma continuação da linda costa de Portugal.

Essa região junto com o Alentejo tem aumentado a fama de Portugal como um ótimo lugar para encontrar lindas praias.

As vezes ouvimos tanto sobre um lugar que chegamos a duvidar se realmente é tão bonito assim, mas essa região precisamos admitir, realmente é lindo!

Começamos com um belo por do sol em Aljezur e enquanto os meninos foram pegar algumas ondas, eu aproveitei para sentar no único restaurante na praia e ficar ali, lendo e aproveitando o visual.

Por coincidência, quando voltamos para o carro, descobrimos que tínhamos estacionado na frente de um restaurante de uma brasileira. Ela não acreditou ao ver a placa de São Paulo e veio falar conosco. Aproveitamos o bom papo para sentar e jantar por ali.

Encontramos um camping ali perto e novamente mantivemos o esquema camping e por aqui, tudo é pura natureza no Alentejo e Algarve.

A praia do Camilo, talvez a mais linda do país. 

A cor linda da água junto com as falésias no Algarve.

Lição aprendida no supermercado

No dia seguinte fomos checar as ondas, mas com o mar flat seguimos para Sagres. O lugar é um charme, novamente praia e surf, os meninos no mar e eu na praia. Ali eles ficaram até o final do dia.

Nosso plano era fazer um churrasco no camping, para aproveitar os últimos dias do Victor, chegamos até a ir ao mercado, mas acabamos desistindo.

A única parte boa de ter ido até o supermercado, foi o encontro com um casal de brasileiros. Na faixa de seus 50 anos, eles resolveram largar tudo em Sao Paulo, venderam tudo o que tinham e foram viver um sonho antigo, morar na Itália. Depois de um ano em terras italianas resolveram mudar para Portugal e agora estão ali, aproveitando a vida.

A parte triste é que precisou um AVC e uma cirurgia no coração para ele se dar conta que o estresse da vida em São Paulo ia acabar o matando. E foi assim, antes da cirurgia que ele prometeu a esposa que se saísse vivo, eles mudariam para a Itália para realizar aquele sonho antigo. Nessa horas que vemos como há muitas histórias inspiradoras por ai… Um exemplo para todos nós.

Curtindo as praias maravilhosas do Algarve.

Nossa última região em Portugal, o maravilhoso Algarve

Tínhamos dois dias antes do Victor voltar para o Brasil e seguimos para a região de Lagos, aqui vimos as praias que mais gostamos em Portugal.

Mais uma vez, encontramos praias sem ninguém e tudo bem conservado. A Ponta da Piedade de onde sai a maioria dos passeios de barco, tem uma formação rochosa interessante com falésias, água azul turquesa que contrasta com a cor das rochas. Fora isso há inúmeras praias, íamos parando, aproveitando, tirando foto, até a hora que começou a chover loucamente, rsrs, depois de um mês no país, já era hora de chover novamente.

Com a chuva seguimos para o Faro, de onde o Victor voltaria para Lisboa para pegar seu voo de volta para o Brasil. Optamos por ficar em um hotel já que precisávamos arrumar malas, baixar as fotos e trabalhar um pouco.

Faro também é um charme e apesar de bem frio depois da chuva, saímos para dar uma volta e jantar para comemorar esses dez dias com nosso amigo querido.

No dia seguinte era hora de dizer adeus mais uma vez. Colocamos o Victor no trem das 10am e voltamos para o hotel. Nosso plano era seguir para a Espanha hoje mesmo, mas estávamos cansados dos últimos dias. Por isso resolvemos ficar e aproveitar nossos últimos dias em solo português com uma rotina leve de trabalho e passeios pelas ruas do Faro.

Adeus Portugal!

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Nossos guias de viagem
Seja o primeiro a receber os guias de viagens feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades e muito mais...
Quero receber dicas...
                                                                                                                      *não leva nem um minuto...
close-link