Lista de coisas a fazer antes da viagem

Antes de viajar é preciso cumprir uma série de obrigações, como pesquisar sobre o destino, fazer reservas e pensar em quais passeios fazer.  

Não dá para visitar um novo destino sem conhecer o mínimo sobre o local. Viajante preparado encara menos perrengues e está mais apto a lidar com situações adversas. Por isso, o primeiro passo do que fazer antes de viajar é uma pesquisa completa sobre seu destino.  

Para te ajudar na tarefa, listamos abaixo tudo o que você precisa providenciar antes de viajar.  

Depois desse momento, meio que não tem mais volta, rs!

Compre as passagens com antecedência 

Ao começar a planejar sua viagem, compre suas passagens com antecedência. Seis meses é um tempo bom para reservar os bilhetes e começar a elaborar seu roteiro.  

Uma dica para garantir bons preços é ficar de olho nos destinos em promoção. Cadastre-se na newsletter das companhias aéreas, baixe aplicativos de buscas e divulgações de passagens e fique de olho nas tarifas, tudo para tentar garantir os melhores preços.  

Outro detalhe é que voos com conexões costumam ser mais baratos, entretanto, voos diretos são mais rápidos e práticos. Escolher com qual companhia voar, horário do voo e a classe tarifária também podem influenciar positiva ou negativamente na sua experiência.  

Antes de embarcar, confira o horário do voo. Aqueles bilhetes comprados com muita antecedência podem sofrer alterações. Desse modo, é bom conferir com antecedência para não ter surpresa no aeroporto. 

Faça um checklist com tudo que você deseja conhecer 

Listas são uma grande ajuda para viajantes. Ao listar os pontos turísticos que quer conhecer durante a viagem, você não fica perdido ao chegar no destino. Elaborando um pequeno roteiro do que ver e fazer, é possível otimizar tempo e custos.  

Para isso, a pesquisa pré-viagem é essencial. Busque por conteúdos aqui no Viajo Logo Existo, em blogs, no YouTube e viaje conhecendo um pouco mais sobre seu destino.  

Crie o hábito de anotar as coisas, seja no papel ou no computador.

Procure por boas opções de hospedagem 

A sua escolha de hospedagem depende do quanto você está disposto pagar. Aqueles que desejam gastar pouco, podem optar pelos hostels, que também é uma ótima maneira de conhecer pessoas de todos os lugares do mundo. Outras opções de hospedagem além do clássico hotel são AirbnbCouchsurfing ou Bed and Brekfast 

É claro que a hospedagem varia de acordo com o gosto e bolso de cada um, porém, sempre opte por lugares bem localizados e com fácil acesso ao transporte público. Antes de fechar a reserva, leia os comentários em sites especializados, busque pela hospedagem no Google Maps e, se possível, confira o depoimento de quem já ficou por lá.  

Resolva a burocracia 

Com, no mínimo, dois meses antes de viajar resolva a burocracia, que pode incluir tirar o passaporte, solicitar o visto ou tomar alguma vacina. Existem processos que podem demorar, então, procure solucionar isso com antecedência para evitar problemas.  

Um guia, mapa e mochila – o que mais você precisa?

Avise seu banco sobre a viagem e libere seu cartão de crédito 

Avise seu gerente sobre a sua viagem. Em viagens internacionais, é preciso liberar o cartão para uso no exterior. Para as viagens nacionais, o banco pode bloquear sua conta por suspeita de fraude. Logo, o melhor é avisar sobre seus planos. 

Contrate um seguro saúde 

Faça um seguro saúde e viaje tranquilo. Já explicamos aqui no blog como contratar o seguro, que pode ser solicitado pelo cartão de crédito ou comprado através de uma seguradora. Há planos que incluem extravio de bagagem e perda de voo, basta prestar atenção na apólice escolhida para fazer a melhor escolha.  

Avise aos seus amigos e familiares 

Deixe seu roteiro de viagem e o nome do hotel que pretende se hospedar com seus familiares e amigos. Porque, em casos de emergência, eles saberão onde te encontrar. 

Compre seus remédios 

Leve toda a medicação que for necessária para o período da sua viagem. Em alguns casos, é bom levar também uma receita médica, porque algumas substâncias são proibidas em outros países. O mais importante é nunca deixar para comprar remédios de uso continuo no destino, pois você pode ter dificuldade em encontrá-los.  

Descubra o nome dos seus remédios em outras idiomas.

Salve uma cópia de seus documentos no drive ou e-mail, junto com as reservas da viagem 

Faça uma pasta no seu e-mail ou drive com todos os arquivos, reservas e pagamentos relativos a viagem. Nela, também salve uma cópia dos seus documentos, como passaporte, visto, CPF, RG, CNH e certificado internacional de vacinação. Em caso de extravio, perda ou furto, você terá todos os números para informar às autoridades. 

Troque moeda 

Se sua viagem for internacional, você precisará trocar moeda antes de viajar. Mesmo que você esteja planejando em usar seu cartão de crédito ou trocar a maior parte do dinheiro quando chegar lá, é sempre importante levar alguma coisa para facilitar a saída do aeroporto.  

Faça sua mala uma semana antes do embarque 

Já escrevemos aqui como arrumar uma mala otimizada e útil para sua viagem. O mais importante é não deixar para separar o que você deseja levar em cima da hora. Uma semana é um bom tempo para guardar seus pertences na mala, e a medida que os dias vão passando, você pode analisar e trocar algumas peças. 

Não esqueça de levar seus aparelhos eletrônicos carregados. Junto com eles, leve os carregadores na mala. Se for o caso, esvazie os cartões de memória para registrar as novas fotos e cuide para fazer o backup constantemente durante a viagem. 

Outro detalhe importante é nomear e fechar sua mala com segurança. Por isso, invista em cadeados e tags de mala, que protegem e diferenciam sua bagagem na esteira do aeroporto. 

Saiba como sair do aeroporto até sua hospedagem 

Antes de desembarcar no seu destino, procure como ir do aeroporto até sua hospedagem. Cote os preços para transfer, aluguel de carro ou táxi. Também busque por opções de transporte público, como metrô, trem ou ônibus.  

Evite comprar coisas no aeroporto, os preços são sempre mais altos.

Faça o check-in online 

Quando disponível, sempre opte por fazer o check in online. Isso garante um atendimento mais veloz no despacho de bagagem. Caso você não vá despachar nenhuma mala, a economia de tempo é ainda maior, já que você pode ir direto para a sala de embarque, evitando filas. 

Separe alguns itens para levar no voo 

Pense em uma nova lista de livros para ler durante o voo no Kindle ou faça download do seu seriado favorito no celular ou tablet. Se usar algum aplicativo de música, salve uma playlist off-line. Também vale separar algumas revistas ou levar itens que possam tornar o voo mais confortável, como meias e almofada de pescoço. 

Se você viaja com crianças, pense em atividades recreativas. Se for usar celular ou tablete com eles, tenha bom senso e tire o volume. Assim, vocês não incomodam os outros passageiros. 

Baixe aplicativos no celular para facilitar a viagem 

Ter no celular aplicativos como UBER, Easy Taxi, Google Maps e WAZE facilitam a vida do viajante. Pois, você poderá usá-los tão logo chegue a seu destino. Nesse post dizemos quais aplicativos são essenciais. 

Antes de viajar, preocupe-se em pesquisar sobre o destino e seguir os passos que listamos acima. No mais, aproveite seus dias para se divertir e conhecer o local para o qual está viajando. Prevenir é o melhor remédio para ter uma viagem com menos perrengues desnecessários.  

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Nossos guias de viagem
Seja o primeiro a receber os guias de viagens feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades e muito mais...
Quero receber dicas...
                                                                                                                      *não leva nem um minuto...
close-link