Prizren, a joia cultural de Kosovo

Chegamos em Prizren, a joia cultural de Kosovo onde comemos bem e barato, andamos, tomamos sorvete, aprendemos sobre a história do lugar e tiramos belas fotos.

Visitar Kosovo não estava em nossos planos recentes, mesmo tendo marcado já uma passagem pela Albânia e Macedônia. Na verdade mesmo nós quase viemos a Kosovo em 2014, quando cruzamos a Europa toda em nossa volta ao mundo de carro. Estávamos na Sérvia e as pessoas que conversamos na época, não acharam que seria uma boa ideia. Hoje sabemos que era mais falta de informações deles, do que qualquer coisa outra coisa.

Bom, a ideia de vir para Kosovo ficou meio de lado esses anos todos, na verdade nem sabíamos quando voltaríamos para essa região como um todo. Ai quando vimos que a Alitalia tinha voos bem em conta para a Albânia (12mil milhas cada um na Smiles), pensamos: por que não?

Centro de Prizren em Kosovo

A cidade de Prizren, segunda maior de Kosovo

Ir com nosso carro ou com guia para Kosovo?

Foi conversando com um amigo viajante (do canal @paraondehoje) que eu soube que eles iriam visitar Kosovo dentro de alguns dias e pedi gentilmente para que ele me falasse como havia sido a experiencia. Nosso primeiro plano era dirigir nosso carro alugado para o país, partindo de Escópia, capital da Macedônia e voltar no mesmo dia, porem nossos amigos falaram que a estrada principal estava fechada e que o caminho alternativo era um pouco mais complicada.

Paralelo a isso eles nos falaram que usaram um excelente guia, que falava inglês muito bem e que tinha sido uma experiência bem legal. Bom, o único ponto era o preço, 250 euros pelo tour. Com nosso carro sairia bem mais em conta, até porque já tínhamos o carro alugado e ele ficaria parado no hotel na Macedônia.

Bom, nessas horas a melhor coisa a fazer é estudar. Fomos para a internet e começamos a buscar informações sobre as estradas da região e as noticias não eram boas, realmente tinha ocorrido um grande deslizamento na estrada principal e os aplicativos como Googles Maps ou MapsMe não estavam muito acurados.

Dito isso, optamos por gastar um pouco mais e resolvemos contratar o guia com seu transporte.

Cruzando as montanhas de Kosovo

Partiu para Kosovo da Macedônia

Acordamos as 7:30 da manhã para tomar café da manhã, separamos tudo que teríamos que levar: câmera, passaporte e dinheiro e aguardamos a chegada do nosso guia, as 8:00hr. Se tudo desse certo as 21hr estaríamos de volta a Escópia cheio de boas historias para guardar em nossa vida.

O trajeto até a fronteira é rápido, não leva mais que 45 minutos. O caminho é tranquilo e no trajeto já tivemos a oportunidade de saber que nosso guia, Redzep, era de Kosovo, simpatizo e se comunicava muito bem! O dia com certeza renderia…

A fronteira da Macedônia com Kosovo é bem tranquila, apresentamos nossos passaportes brasileiro, nenhum pergunta e pronto: estávamos em Kosovo! Se ninguém tivesse avisado, juraria que nada tinha mudado. Devido a estrada fechada nós caímos por um caminho mais secundário, no meio das montanhas e ficamos surpresos com as casas de montanha na região.

Ah, nosso guia adorar esquiar e falou que Kosovo tem varias pistas legais e baratas. Quem aqui sabia que dava para esquiar em Kosovo, hein? Nosso primeiro destino seria a cidade natal do guia, Prizren, considerada a capital cultural do Kosovo.

A caminho de Punta Arenas, no meio do nada – Chile.

A caminho de Punta Arenas, no meio do nada – Chile.

A caminho de Punta Arenas, no meio do nada – Chile.

A simpática Prizren em Kosovo

Levamos quase duas horas para chegar até o nosso primeiro destino, a cidade de Prizren em Kosovo. O caminho foi bem tranquilo e com belos visuais. O mais legal é que se você me falasse que estávamos em qualquer outro país, nós acreditaríamos. Muitas árvores, pessoas nas ruas, um pouco de transito, vimos muito adolescentes também em uniforme, tudo em um clima muito tranquilo.

A principal atração turistica da cidade é visitar seu centro histórico. Em termos de fotografia nós chegamos em mal momento, muito próximo da hora do almoço, com a luz muito de cima para baixo, mas era o que tinha para hoje, fazer o que. Fui fotografar do jeito que dava mesmo. Caminhamos pelas ruas, vimos poucos turistas, algumas pessoas nos restaurantes, entramos em uma bela mesquita, comprei um cinzeiro para a coleção do meu avó e assim seguiu a vida.

Como já havia passado bem do meio dia, optamos por almoçar por ali mesmo. Como Kosovo é um país predominantemente muçulmano, você acaba vendo comida e costumes de países com cultura e religião semelhante, como a Bosnia. E como em 2014 nós havíamos adorado tudo que vimos em Mostar e Sarajevo, foi ótimo para relembrar as comidas e temperos.

O que foi bom também foi o preço: dois pratos, uma lata de coca e um café ficaram por meros 10 euros no melhor restaurante da cidade.

Hora de deixar Prizren para trás

Começamos nossa visita a Kosovo com o pé direito, adoramos tudo que vimos em Prizren e nos perguntamos porque não viemos aqui antes curtir essa simpática e calma cidade. Hora de cair na estrada para Pristina, capital da republica.

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Nossos guias de viagem
Seja o primeiro a receber os guias de viagens feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades e muito mais...
Quero receber dicas...
                                                                                                                      *não leva nem um minuto...
close-link