Loading...
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Carnet de passage: o que é, como tirar e como usar

Quando começamos os preparativos para nossa viagem de volta ao mundo descobrimos que alguns países exigiam um documento específico, o Carnet de Passage, para permitir a entrada do seu veículo.

A Carnet de Passages é um documento aduaneiro que identifica o veículo a motor de um viajante ou outro equipamento ou bagagem valioso. É necessário para levar um veículo a motor num número significativo de países ao redor do mundo.

A Carnet de Passages permite aos viajantes importar temporariamente seus veículos, ou outros itens de valor, como equipamentos de transmissão, sem ter que deixar um depósito em dinheiro na fronteira .

É, em essência, uma garantia internacional para o pagamento de direitos aduaneiros e impostos a um governo se o veículo ou item não for reexportado desse país. As pessoas que importam temporariamente seus veículos ou itens para países onde a caderneta é obrigada devem concordar em obedecer as leis e regulamentos desse país e, em particular, as condições de importação temporária.

Isso é o carnet de passage, um tipo de passaporte para o carro

O que, quem e por que?

Como éramos marinheiros de primeira viagem começamos a fazer uma detalhada busca na internet e pronto: Descobrimos que ninguém sabia bem como o tal carnet funcionava. Apesar da informação abundante na internet, a lista dos países que exigem o mesmo está mudando rápido e os países que o emitem, mais ainda. No Brasil por exemplo ninguém faz a emissão do mesmo, antigamente o auto club paulista, se não me engano, fazia a emissão, contudo na época conversei com eles e devido a falta de demanda, não tinham mais esse produto.

Nossa primeira parte da viagem incluía a América e a Europa, continentes que não exigem o tal carnet, pelo menos em nenhum dos países que fomos. Já para a África e Ásia a coisa seria diferente, nosso primeiro país, a África do Sul, pedia o carnet para fazer o processo de aduana do carro. Portanto precisaríamos dar um jeito de emiti-lo.

Onde?

O primeiro grande problema é você emitir fora do seu país. Conversamos com o Autoclub do Canada e Inglaterra e eles apesar de solícitos, não conseguiam imaginar uma forma de emitir o carnet, diziam que precisávamos conversar com o autoclub do Brasil para emitir. Trocamos diversos e-mails e não parecia haver uma solução facil para o problema. Contudo, o RAC da Inglaterra viu uma brecha quando eu falei que tinha um endereço na Inglaterra e também uma conta no HSBC do Reino Unido. Com todas as informações locais presentes eles disseram que seria possível fazer a emissão do carnet para mim, ou seja, uma vez resolvido a questão de poder ou não poder, agora precisávamos resolver a questão dos custos.

A Índia é um lugar que você precisará do Carnet de Passage

O que é o Carnet de Passage?

O carnet é uma espécie de passaporte do carro, contendo todas as suas informações. O nosso tem 25 páginas, sendo que para cada país usamos uma página. As páginas são compostas de três partes destacáveis. Uma é destacada na entrada do país, uma na saída, e uma terceira fica no carnet. Essa que fica conosco mostra que entramos e saímos do país. O carnet tem validade de um ano após a data da sua emissão e ao expirar você precisa devolver para o órgão emissor. Feita a devolução é possível pedir o reembolso do depósito.

Custos de emissão

Um dos maiores problemas para a emissão do Carnet de Passage é o custo. Para o custo eles levam em conta o valor do seu carro, o risco dos países que você pretende visitar com o carnet e o seu custo de emissão. Em alguns casos é exigido um deposito ou uma carta de credito para a emissão do documento, sendo esse valor restituído na devolução do carnet.

Na África do Sul precisamos do Carnet de Passage para tirar nosso carro do porto.

Na Inglaterra eles calculam o carnet de passage da seguinte forma

(1)
Custo do seu automóvel – (5.000 libras)
Multiplicado pelo
o maior percentual entre os países que você vai passar (500%)
Multiplicado por
10.9%
= 2.725 libras

(2)
Custo de emissão do carnet de 25 páginas – 225 libras

(3)
Deposito de garantia – 350 libras
(total 1+2+3)

2.725+225+350 = 3.300 libras

Devolução do carnet e reembolso

Uma vez que acabou o carnet ou ele venceu, você precisa devolve-lo, mostrando entradas e saídas dos países. Uma vez em mãos do órgão emissor eles vão te reembolsar os seguintes valores:

50% do item (1) acima – 2.725 / 2 = 1.362
+
Integralmente o item (3) – 350 libras
Total de = 1.712 libras de reembolso.

Como vocês podem ver não é um produto extremamente simples, contudo, uma vez que você entende como funciona não tem muito segredo. O duro é desembolsar todo esse dinheiro na emissão, mas pelo menos uma boa parte volta no futuro. Uma coisa que percebemos é que não existe um controle muito grande sobre a avaliação do valor do carro. Lembre-se de ser razoável, não adianta falar que seu carro custa 50 dólares que alguém vai perceber isso mais cedo ou mais tarde.

Para a América do Sul toda não é necessário o Carnet de Passage.

Não é possível fazer o documento no Brasil

Por outro lado é uma tristeza, porque como não é exigido pelos países mais próximos ao Brasil, não temos nenhum lugar no Brasil que faça a emissão desse documento. No passado o Automóvel Clube do Brasil fazia, mas como a demanda era muito baixa, eles deixaram de fazer.

A maioria dos países que emite exige que você seja residente de lá para fazer o carnet de passage, o que complica bastante a vida. Temos conhecimento de outros viajantes que conseguiram emitir Venezuela.

Segue o contato do escritório da Inglaterra:

Cars Automotive Relocation Services
T+44 (0)1284 333 812
Ecarnetservices@carseurope.net

The Old Airfield Site, Bury Road, Chedburgh, Suffolk, United Kingdom IP29 4UQ

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
2018-04-15T09:28:26+00:00
Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
shares