Loading...
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Como ficaram nossos armários embutidos no carro? 

Quando decidimos viajar o mundo de carro, minha irmã, arquiteta, já foi logo falando que faria o projeto dos armários embutidos no carro. Isso faria toda a diferença nos próximos anos de viagem.  

Para o nosso projeto de viajar o mundo de carro por quatro anos, colocar armários embutidos no carro era parte fundamental para trazer um pouco de conforto e facilidade no dia a dia da viagem.  

Porem mesmo com a abundância de informações na internet, esse não é um assunto que você encontra facilmente por ai e por isso precisaríamos de ajuda, tanto no projeto, quanto na execução.   

Nosso maior medo era ele ficar solto e fazer uma barulheira infernal. Ao mesmo tempo não queríamos fazer dezenas de furos na lataria do carro para fixa-lo. Bom, o desafio estava lançando! 

barraca carro

Nosso carro com os armários durante a viagem

Por que armários embutidos no carro

É comum em projetos de viagem de carro muitos viajantes optarem por caixas soltas na traseira do carro. Principalmente quando eles pretendem dormir dentro do carro em alguma altura da viagem.

Como, para nós, estava claro desde o começo que nós só dormiríamos na nossa barraca de teto, colocar armários no carro nos pareceu a ideia mais razoável. Um outro ponto é que queríamos ter o mínimo de organização possível dentro do carro. Seriam quase quatro anos na estrada, o que por si só já era desafiador, deixar tudo jogada e bagunçado na traseira do carro, seria talvez um problema ainda maior.

O outro ponto negativo das caixas soltar, e vimos isso ao longo da estrada em outros viajantes é que, primeiro elas ficam soltas e fazendo barulho, segundo é que você precisa tirar tudo do carro basicamente todos os dias.

O importante aqui é entender que não existe certo ou errado, mas sim aquilo que mais te deixa feliz e cabe no seu bolso.

armarios carro

Todos os aparatos do carro

O projeto ficou lindo

O primeiro passo para se fazer um projeto bem feito é você saber o que você quer levar. Considerando o pouco espaço dentro do carro, você precisa pensar em cada detalhe para não perder nenhum centímetro. Diante disso nós começamos a listar tudo que levaríamos, separa-los em grupos (roupas, cozinha, ferramentas, etc….) e juntar em canto da nossa casa.

Durante muitos dias de nossas vidas nós olhávamos para cada coisa que havíamos separado e nos perguntávamos: nós realmente precisamos disso? E disso? E daquilo? Esse exercício foi ajudando a diminuir a quantidade de coisas que levaríamos até termos “certeza” do que realmente tinha que ir.

Foi nessa etapa que minha irmã, arquiteta Tatiana Spencer, entrou em cena. Claro que ela nunca havia projetado armários embutidos em um carro, mas com as dimensões do carro e a lista de objetos que precisávamos levar, ela desenhou no AutoCad o que precisávamos. O projeto ficou lindo, todo certinho, mas agora era hora de transforma-lo em realidade.

Hora de tira-lo do papel

O primeiro passo, que era ter o projeto, estava feito, mas agora precisávamos encontrar alguém que transformasse ele em realidade. E foi nessa hora que um grande amigo entrou em cena: ele possui uma empresa de marcenaria (Vilas Boas marcenaria) e topou ajudar no projeto.

Claro que eles nunca haviam feito armários embutidos no carro, mas como um armário é um armário, seguimos com o plano. A primeira coisa que eles fizeram foi encontrar madeiras, do tipo compensado, bem secas, para evitar mofo ou problemas relacionados a umidade.

O segundo passo por fazer todo o projeto de recorte das madeiras dentro do próprio carro, usando o projeto da minha irmã como direção, mas adaptando aos desafios do carro.

O mais impressionante na instalação é que eles fizeram tudo com cola, não sendo necessário fazer nenhum furo no carro. Eu não exatamente que tipo de cola eles usaram, mas viajamos o mundo inteiro e os armários não se soltaram nem um milímetro.

Foram quase trinta dias de trabalho nos armários. O mais engraçado é que nessa época, nós ainda estávamos trabalhando no banco e tínhamos que fazer visitas a marcenaria em nossa hora de almoço. Era uma correria, mas era o que dava para fazer.

O resultado final

Eu lembro como se fosse hoje nós, na véspera de nossa partida, levando tudo que queríamos levar (já separado na sala de casa) para o carro e colocando nos armários. Que lindo, tudo se encaixando perfeitamente.

Na parte de comida, onde tínhamos algumas panelas, talheres e utensílios de cozinha, nós compramos em uma loja de construção umas esponjas de espuma grande e colamos na parte interna da porta, ajudando a prensar as coisas dentro do armário e evitando barulho ao longo da estrada.

Uma coisa legal também é que a maioria das portas eram de correr, o que nos garantiu ainda mais espaço dentro do carro. Nós também tínhamos fechaduras em todos os armários dentro do carro, mas talvez tenha sido um excesso de segurança desnecessário.

Como um todo os armários ficaram ótimos e foram muito uteis em manter nossa vida com o mínimo de organização ao longo da estrada.

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
2018-10-11T04:30:52+00:00
Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
shares