Loading...

Home – América do Norte – México

Surpresa em Los Cabos, no México

No mesmo dia que chegamos a Baja Califórnia de balsa dirigimos até a famosa e conhecida cidade de Los Cabos, no extremo sul da península…

O caminho de Todos Santos até Los Cabos é bem bacana. Ele vai margeando a costa e da estrada é possível ver o mar, as ondas e tudo mais que uma bela paisagem de praia tem direito. A diferença é que ali você não tem coqueiros, tem cactos, esses sim estão por todas as partes. Bem estilo desenho do Papa-Léguas e o Coyote.

Chegamos em Los Cabos e tivemos uma surpresa, por mais que havíamos ouvido sobre o tamanho da cidade, não imaginávamos era tão grande e desenvolvida. É difícil até de tentar explicar, por que não existem prédios, mas haviam redes de mercado, shoppings, grandes hotéis, tudo. Soubemos que Los Cabos, assim como Cancun e Baía de Huatulco fazem parte de um programa do governo de desenvolvimento ao turismo, onde eles investem pesado em infra-estrutura.

Aeroportos, estradas e dão incentivos fiscais para diversos negócios, tudo para gerar desenvolvimento e animar o turismo.

Dia de praia e sossego, mais um, rs!

Los Cabos no passado era o lugar preferido daqueles que queriam paz e um pouco de sossego. Não que agora ela seja uma cidade como Punta del Leste ou Ibiza, mas com certeza já não tem mais o charme de uma cidade pequena e aconchegante. Muitos desses turistas mais “low-profile” agora se refugiam em Todos Santos, uma hora ao norte, é lá que estão agora os pequenos café, galerias de arte, restaurantes bacanas.

Digamos que Todos Santos, apesar de não ser maior do que um bairro pequeno de São Paulo, é o lugar para fugir da agitação e Los Cabos é o lugar para quem quer comodidade, bons hotéis, para quem aceita pagar um pouco mais e ter um bom conforto!

Achamos um camping próximo a praia, era de um americano maluco que vestia um macacão da NASA o dia inteiro. Ele ficava gritando com seus funcionários, algo que desaprovamos abertamente. Até pensamos em ir embora, mas não tínhamos muitas opções, mas decidimos que seria somente uma noite por lá. Aproveitamos o sol que ainda brilhava no céu e fomos até a praia fritar na areia.

Não sei o nome da praia, mas com certeza é a mais badalada de lá. Logo ao chegar já fomos abordados por “vendedores” de passeios para as ilhas ali próximo. O preço começou em 1200 pesos os dois e no final já estava em 240 cada – para um passeio mais curto em um dos barcos com fundo de vidro para poder ver a água do mar clarinha!

Contenção de gastos, sempre…

Mesmo assim recusamos porque não queríamos gastar nada de dinheiro e deixamos para pensar no dia seguinte. Ali vimos muitos americanos andando pela praia, tomando sol. Também uma pancada de serviços que variavam desde barracas de massagem na praia, até passeios de paraquedas rebocados por uma lancha e passeios de jet ski. Voltamos para o camping, fizemos nosso jantar e nos jogamos para dentro da barraca.

Na manhã seguinte acabamos desistindo de fazer qualquer passeio, refletindo que estávamos gastando muito com combustível aquele mês. Se fosse para gastar era melhor fazer os passeios com as baleias mais para o norte da Baja Califórnia. Sendo assim tocamos para um camping cerca de 15 minutos ao sul de Todos Santos, que na verdade era um hotel que permitia acampar no terreno deles.

Aliás, um hotel bem maneiro, uma piscina gigante, com toda a estrutura para ficar ali curtindo o dia de frente para a praia. Pegamos nossos livros e fomos para um guarda-sol na praia curtir o resto do dia.

Tortugueiro Las Playitas

Paralelo a tudo isso a Chel havia visto sobre uma ONG que fazia um trabalho bacana com tartarugas marinhas. Permitindo que visitantes participassem do processo de “devolver” elas para o mar, após um período de proteção assistida nos “cativeiros”. Ela conseguiu o contato e ligou para eles para saber se aquele dia seria possível conhece-los e a resposta foi sim!

O lugar ficava algo como 20 minutos de onde estávamos, um pouco ao norte de Todos Santos. Foi um pouco chato para achar, mas por fim achamos o “Tortugueiro Las Playitas”!

Lá conhecemos um português, João Neves que havia voado de seu país para ser voluntario na ONG por algumas semanas, o encontro foi muito bacana. Para ele por poder falar português e explicar um pouco de seu trabalho de biólogo e pra gente por poder dividir um pouco mais de nossa viagem com uma pessoa bacana!

Ele gentilmente nos explicou todo o processo, porque os ovos são retirado das dunas (no inverno por ser muito frio os ovos não se desenvolvem e no verão os cachorros e coyotes comem eles), como são mantidos e depois devolvidos.

Uma experiência inesquecível

Junto com mais uns 20 turistas como a gente, esperamos até a ultima luz do céu se apagar e soltar as recém nascidas e bonitinhas tartarugas livre para o mar. Curiosos por que o processo não havia sido feito antes, eles nos explicaram que com luz, as gaivotas comiam as indefensáveis tartarugas. Tudo muito interessante! Fizemos um amigo e temos um novo convite para ficar em Portugal. De volta ao nosso camping/hotel o céu foi a surpresa, centenas e centenas de estrelas preenchiam o céu de leste a oeste de norte a sul. Fizemos um bom jantar, algumas fotos do céu e nos retiramos para nossa ampla barraca!

Tortuguero Las Playitas – www.todostortugueros.org ou tortugueroslasplayitas@gmail.com, Todos os Santos, México.

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
2018-03-21T14:33:40-03:00
Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo, baixe nossos e-books e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
Nossos guias de viagem
Seja o primeiro a receber o guia de viagem feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades...
Quero receber dicas...
A página de e-books abrirá automaticamente
close-link
Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
 APROVEITE! ✈️ Baixe agora nossos guias de dicas de viagens gratuitamente! 
Baixar E-books
shares