Home – América do Sul – Peru – Post.26

Dia de turista nas Ilhas flutuantes de Puno no Peru

Dia de turista nas Ilhas flutuantes de Puno no Peru: a estrada foi longa e bonita, as dores de cabeça aconteceram por conta da altitude, mas nada nos impediu de ir conhecer o lago Titicaca, considerado o lago mais alto do mundo!

O caminho para Puno é lindo, demoramos longas seis horas para percorrer 280km, mas vale a pena! Muitas curvas, chegamos a mais de quatro mil metros de altitude, caminhões, ônibus, pequenos vilarejos e a cidade de Juliaca que tivemos muitas recomendações para não passar mas erramos o caminho e passamos bem no centro da cidade, hahaha com certeza mais transito que Tacna!

Chegamos em Puno no final do dia e mais uma vez fomos para um hotel que deixava seus hospedes dormirem no quintal!

Dia lindo para nossa visita ao lago Titicaca em Puno no Peru.

Nossa chegada ao lago Titicaca de carro

Apesar de estar escuro dava para ver que estávamos a beira do lago navegável mais alto do mundo! O Leo sentiu um pouco a altitude mas havia um chá de coca na recepção do hotel onde ficávamos para usar os computadores e isso o ajudou!

Por estar a 3.800 de altitude chegamos a enfrentar muito frio, perto de zero.

O principal atrativo dessa cidade é um passeio pelo lago Titicaca para conhecer ilhas flutuantes feitas de totora (um tipo de planta que cresce no lago) e como as pessoas vivem ali.

Felizes de conhecer mais um lugar exótico em nossas vidas.

Tudo muito bonito e interessante em Puno.

Talvez o unico cachorro a morar nas ilhas flutuantes de Puno.

Chegamos alguns anos atrasados

Talvez você leitor já tenha visitado o lugar mas precisamos ser sinceros, o passeio já virou algo totalmente comercial e turístico, existe uma ordem para quem você pode dar dinheiro, é cheio de coisas para você comprar (caríssimas inclusive) e a maioria das pessoas já não mora nas ilhas, mora em Puno e vão ali para receber os turistas.

Essa é a parte triste, mesmo assim as cores são lindas, tem um pouco da história, você passeia de uma ilha para outra em um barco feito de totora. Fomos a Isla Uros e o passeio custou 200 soles, aproximadamente 70 dólares para os dois.

Há um outro passeio, chamado de turismo vivencial que são dois dias e é possível dormir em uma das ilhas e passar o dia.

Conhecendo uma das casas locais nas ilhas flutuantes

O céu azul deixa tudo mais bonito.

O Peru é um país sempre colorido, cheio de estilo próprio.

Como são feitas as ilhas flutuantes do Peru?

A principal matéria prima para os Uros é a Totora, uma espécie de junco que cresce nas margens do lago Titicaca a mais de 3800 metros de altura. Eles usam a Totora para construir suas ilhas, suas casas, fazer seu artesanato e até na sua alimentação. Além da Totora os Uros vivem da caça, da pesca e mais recentemente do turismo.

Eles descobriam como seu estilo de vida pode ser atraente para os “gringos” e descobriram nesta atividade uma nova fonte de renda. Tanto que muitos dos jovens que saíam das ilhas em busca de oportunidades agora estão voltando para ajudar as suas famílias. Muitos destes jovens já voltam formados e com idéias inovadoras.

Hoje existe até um rústico hotel para quem deseja dormir flutuando no lago e descobrir melhor o estilo de vida deste povo. Assistimos a uma explicação sobre a fabricação das ilhas. Muito didática. Descobrimos que sua base é feita de blocos com raízes de Totora e depois coberta com ramos. Tem espessura média de 2 metros e podem durar até 15 anos. Por serem feitas de Totora exigem uma manutenção periódica.

As casas também precisam renovar os pisos e tetos a cada 2 meses.

Detalhe das Ilhas flutuantes de Puno no Peru.

Fazendo amigos em Puno

O desfile de independência que vimos sem querer na cidade de Puno

A cidade de Puno em si não tem muito para ver além do passeio para as ilhas, como era 28 de Julho, dia da Independência do Peru, vimos alguns desfiles pelas ruas tudo com muita cor, barracas de comida em volta, pessoas simples, mas com toda a pompa se divertindo! Ficamos felizes de poder ver crianças, adultos, pessoas de idade todos comemorando alegremente a data!

Dormimos mais uma noite em Puno e nosso próximo destino é Cusco e Machu Picchu!!!

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Nossos guias de viagem
Seja o primeiro a receber os guias de viagens feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades e muito mais...
Quero receber dicas...
                                                                                                                      *não leva nem um minuto...
close-link