Home – África – Namíbia – Post.

Safári no Parque Etosha é o melhor da Namíbia

Apesar de estarmos impressionados com o país, com a estrutura para o turismo, não sabíamos que o melhor ainda estava por vir. O safári no Parque Etosha é o melhor da Namíbia.

Depois de quase um mês na Namíbia, chegamos ao nosso destino principal: Parque Nacional Etosha, uma das reservas selvagens mais antigas do mundo!

Enquanto estudávamos por onde chegar no parque, ouvimos que tínhamos a opção da entrada principal, pois a parte oeste do parque, era fechada e só era possível visitar esta parte com um guia do parque.

Mas, algo mudou um pouco antes de chegarmos. E já é possível visitar a parte oeste do parque.

Melhor assim!

A caminho de Punta Arenas, no meio do nada – Chile.

Camping gratuito, isso mesmo!

Antes de chegarmos ao Parque Nacional Etosha, passamos a noite em um pequeno vilarejo. Aproveitamos para fazer um estoque de comida, afinal, acamparíamos dentro do parque por alguns dias.

Nessa noite, fomos até um camping que tínhamos o endereço, e ao chegar lá ouvimos a pergunta: por acaso vocês são overlanders?

Nunca tínhamos ouvido essa pergunta… mas sabíamos o que significa um overlander, alguém que está viajando o mundo, ou um continente, ou fazendo uma longa jornada de carro. Respondemos que sim, que estávamos dirigindo fazia dois anos, e que tínhamos vindo do Brasil. A recepcionista gentilmente sorriu e disse: então vocês não precisam pagar.

Perguntamos o porque e ela disse que o pai tinha sido um overlander antes de montar aquele camping ali na Namíbia, e fazia questão de ajudar todos os overlanders que por ali passassem… não é incrível???

Alguns momentos do caminho até o Parque Nacional Torres del Paine, Chile.

Nossa primeira noite dentro do Parque Etosha

Chegamos até a entrada oeste do parque, pagamos as entradas por três dias, pegamos um mapa e seguimos viagem. Confesso que dirigimos por quase uma hora sem ver muita coisa até chegar ao primeiro “waterhole”, que é um tipo de açude.

Nem acreditamos quando paramos o carro, sozinhos, ninguém por perto e centenas de animais por todos os lados…

As zebras esperam pacientemente pelos elefantes terminarem de beber água, aií depois se refrescam sem preocupação. Os antílopes estão sempre atentos, os elefantes dominam a área…

Chegamos em nosso primeiro camping, boa estrutura, cercado, bons banheiros, churrasqueira – preço 45 dólares. Do camping é possível andar até um mirante onde você espera o cair da noite e aguarda os animais noturnos.

Acho que por ser uma área do parque aberta recentemente, o camping e o açude serem novos, nenhum animal apareceu. Contudo o pôr do sol valeu a pena!

Parque Etosha é o melhor da Namíbia

Nosso segundo dia no parque nacional Etosha no norte da Namíbia começou cedo. Saímos do camping junto com o sol nascendo e seguimos em direção ao Anderson gate, o principal portão do parque e onde está a maior concentração de animais.

As girafas, que na parte oeste do parque estavam meio afastadas, começam a aparecer com mais frequência, sempre em grupo.

Os elefantes estão acostumados com o movimento dos carros, mas estamos em seu habitat e temos de respeitar seu espaço. Se eles decidem vir em direção do carro, é você quem tem que se mexer, afinal, olha o tamanho dele!

Chegamos ao camping principal do parque, próximo ao Anderson Gate. Esse é o principal hotel, camping e principal açude. Os animais já vem nesse açude há. muitos anos então é fácil avistar muitos deles por aqui. Então, é aqui mesmo que vamos ficar.

Com o cair da noite, eles ligam alguns refletores amarelos, bem leves, mas que permite que você sente e fique só observando a vida animal. Dá até um frio na barriga quando você começa a escutar um barulho, e de repente chegam 20 elefantes…

A presença dos raros rinocerontes também é comum na região, um animal que já não se acha por todos os lados da África devido a caça ilegal. E que dificilmente é visto de dia.

Nesse dia demos sorte, dois rinocerontes negros vieram tomar água a noite. Sem querer, ficamos horas e horas sentados ali só olhando ou esperando o próximo animal. A estrutura é ótima oferecendo camping e quartos bem equipados! Não é a toa que estava lotado de turistas, principalmente europeus!

A caminho de Punta Arenas, no meio do nada – Chile.

A verdade mesmo é que não queríamos ir embora do Parque Etosha

Ficamos duas noites nesse camping antes de nos mexermos… apesar de durante o dia não termos tido muito sorte, principalmente em relação aos felinos, a noite tínhamos um show nos açudes do camping.

A regra do parque é que você precisa voltar antes das 6pm. Então voltávamos, tomávamos um banho, jantávamos e sentávamos nas arquibancadas esperando pelos animais.

Sempre você e encontra alguém que avisou 20 leões no dia, e você fica com aquela sensação de poxa vida! Mas, faz parte!

No nosso último dia dentro do parque, pegamos um detour, ninguém por perto, e demos de cara com um leopardo… que dizem que são raros de ser avistados.

Nesse momento é uma felicidade dentro do carro, começamos a gritar, Leo já pegou equipamento, tirou um monte de fotos…dura pouco, mas é muito legal!!!

Daria para ficar pelo menos uma semana dentro do parque, aproveitando com calma, cada pedacinho desse incrível lugar!