Cenário surreal no cemitério de árvores na Namíbia

Nossa visita a Sossusvlei tinha um objetivo especial: visitar as famosas acácias no meio do nada e ficar de frente com o cenário surreal do cemitério de árvores na Namíbia.

Saímos de Luderitz para as famosas dunas de Sossusvlei, mas, como é uma distancia longa que separam as duas cidades, tivemos de encontrar um lugar para passar a noite.

Optamos por dormir em um hotel com camping no meio do nada (literalmente) e tivemos o prazer de ter um maravilhoso céu estrelado durante a noite.

No dia seguinte ainda dirigiríamos os 250km restantes. Chegamos com calma no final do dia mas como a Namíbia está nos surpreendendo no quesito campings, não foi estranho achamos um camping super legal, com piscina, mercado dentro e ainda curtimos um maravilhoso entardecer.

Cenário surreal no sul da Namíbia.

Perto mas ao mesmo tempo longe das famosas dunas de Sossusvlei

Nosso camping ficava na entrada do parque, mas 60km das dunas. Uma dica legal é ficar nas hospedagens dentro do parque, ai você tem alguns privilégios como o horário.

O nosso era fora e só poderíamos entrar no parque as 6:30 da manha, impossibilitando de pegar o nascer do sol nas dunas. Mas faz parte.

Acordamos com calma e seguimos parque adentro. Conforme dirigíamos pela estrada simples, mas de asfalto, dentro do parque, o cenário ia se cercando de dunas altíssimas. Um órix, não muito preocupado, cruzou a nossa frente tranquilamente. Nao tem muitos animais nessa parte do deserto, mas o órix é um deles e você precisa ficar atento com isso na Namíbia!

Que tal acampar no meio do nada, só com as estrelas?

O surreal cemitério de acácias

Chegar até o cemitério de acácias não é algo trivial. Mesmo estando com nosso carro 4×4, resolvemos ir com o guia, pois é uma caminho de pura areia até o lugar onde você vai começar a andar.

Depois é uma caminhada de mais meia hora, pelo menos, dependendo do seu preparo físico, até chegar ao cemitério de acácias. Na verdade são dois quilômetros andando na areia com um sol muito forte. O cenário ao dar de frente para esses troncos que estão ali há milhares de anos é completamente surreal.

Devido ao clima seco da região, elas não se decompõem, formando um cenário maravilhoso.

O lugar é conhecido como Vale da Morte. Leve bastante agua e não esqueça de passar protetor solar. Afinal, você vai vivenciar uma caminhada pelo deserto. Para quem gosta de fotografar, o local oferece formas, cores e texturas sem igual. Muitas pessoas brincam com as formas das árvores e tentam criar composições com elas.

Com o sol fazendo jus ao deserto, o difícil é achar algum lugar para se proteger, principalmente próximo do meio do dia. Mas, sempre damos um jeito.

Se não bastassem as interessantes árvores secas do Vale da Morte, ali também se encontra uma das dunas mais alta do mundo, com 340 metros de altura, conhecida como “Grande Pai”. O dia terminou com chave de ouro, com mais um céu estrelado maravilhoso.

Caminhando pelo deserto.

Uma das nossas fotos preferidas da Namíbia.

Centenas de anos no meio do deserto.

Cemitério de árvores na Namíbia

Localizada no meio do nada, literalmente, esse pequeno vilarejo é ponto de parada de quem dirige das dunas de Sossusvlei para a capital da Namíbia, Windhoek, ou para a Walvis bay, na costa.

Como estávamos fazendo o caminho inverso, das dunas para a capital, Windhoek, resolvemos fazer uma parada por ali.

Um dos principais motivos da nossa parada foi para provar as famosas tortas de maçã do Moose McGregors, que são realmente uma delícia e recomendadas em todos os guias de viagem. Já comemos muitas coisas boas por aí, mas essa torta estava uma delícia, mesmo com essa apresentação meio sem graça, valeu a visita. A região é tão seca que os moradores locais colocaram uma lousa, onde eles marcam a quantidade de chuva mensal. Tem a quantidade de chuva anual da região.

De verdade mesmo, não tem nada para fazer no local, ficamos o tempo de comer a tal torta, tiramos algumas fotos e seguimos viagem. Para quem gosta de carros antigos, tem alguns que estão ali enferrujando e sendo castigados pela areia do deserto.

Nosso carro de São Paulo explorando a Namíbia.