Home – Ásia – Malásia

Georgetown é a cidade cult da Malásia

A vida na Tailândia é boa, mas, depois de dois meses no país, chegou a hora de irmos rumo a Malásia. Nossa primeira parada seria Georgetown, a cidade cult da Malásia.

Sempre que vamos partir para um novo país, fazemos um plano. Calculamos distância, decidimos a cidade que queremos ir no próximo país. Mas também procuramos um lugar para dormir antes da fronteira e uma depois da fronteira para caso alguma coisa dê errada, e não foi diferente agora que estávamos rumo a Malásia.

Nossa última parada na Tailândia foi Krabi, arrumamos as malas e o carro, anotamos a quilometragem, checamos se os mapas no celular estavam funcionando, e assim que o Leo ligou o carro, já nos olhamos pois os dois ouviram um barulho estranho vindo do motor.

Leo foi olhar e viu que a correia do alternador estava se desfazendo. Ainda não tinha arrebentado, mas estava prestes a arrebentar. Não daria para correr o risco.

Checamos as peças que temos de estoque e achamos a correia, Leo nunca tinha trocado mas decidimos que ele tentaria, e se desse errado, procuraríamos um mecânico. Porém, não encontramos a ferramenta correta, que temos, mas está perdida pelo carro.

Perguntamos no hotel e gentilmente a gerente pediu para um funcionário nos guiar até uma oficina. Os caras tinham a ferramenta, e o Leo, em meia hora, trocou a correia! Comemoramos felizes!! Cada vez que o Leo consegue fazer algo no carro, que antes nem arriscaríamos, ficamos felizes!

É algo bobo, mas para quem só sabia onde era a bateria e o tanque de combustível, é um belo avanço!

Agora sim rumo a Malásia, até nosso destino, percorreríamos 400 km, então paramos no 7 Eleven e compramos algumas comidinhas para a hora que a fome apertasse.

Penang foi uma grata surpresa em nossa passagem pela Malásia

Fronteira rumo a Malásia

De Krabi até a fronteira percorremos quase 350 km, as estradas na Tailândia são boas e quase não cruzamos gente, vimos pequenos vilarejos mas foi só. Na fronteira não havia ninguém além dos funcionários, fizemos tudo em menos de dez minutos e já estávamos na Malásia! País de número 69 no Viajo logo Existo!

O primeiro destino era a cidade de Georgetown, mas, com o tempo que gastamos no carro não conseguiríamos chegar lá ainda de dia e optamos por dormir na pequena Perlis, uma cidade pós fronteira. Da fronteira até lá passamos por dois check points do exército. Eles pediram passaporte, copiavam os dados em um caderno e nos devolviam.

Ao chegar na cidade batemos na porta de três hotéis, até acharmos um baratinho. Também queríamos um que nos deixasse pagar com cartão, já que não conseguimos sacar dinheiro local em nenhum banco. Jantamos na Pizza Hut que também foi o único lugar que nos deixou pagar com cartão.

Dia de fronteira é sempre cansativo e como a internet não funcionava no hotel, acabamos dormindo cedo. Acordamos cedo também, as cinco da manhã, com os alto-falantes da mesquita que ficava ao lado do hotel, chamando todos para a reza.

Bem-vindos de volta a um país muçulmano.

Dirigindo pelo interior da Malásia

Se encontrávamos uma cidade bonitinha, já parávamos e íamos dar uma volta

Georgetown, cultura na Malásia

Georgetown é a capital de Penang, uma ilha relativamente grande que fica na costa oeste do país. O país já teve colonização inglesa mas, o centro histórico de Georgetown, tem muito mais do que isso. Aqui tudo se mistura, malaios, chineses, indianos, arquitetura britânica, mesquitas, igrejas, templos.

Devido ao valor do centro histórico de Georgetown, a cidade foi incluída na lista de patrimônios da Unesco. Além da arquitetura, é possível ver construções vitorianas da época que os ingleses estavam aqui, mas também mesquitas, templos hindus e templos budistas.

Para nos o mais sensacional foi ver as pessoas de diferentes religiões e culturas, todo mundo misturado, um grande exemplo de que dá para viver todo mundo em harmonia.

Além disso a cidade tem uma cena de arte de rua interessante e dá para ver lindas pinturas espalhadas pelas casas e lojas.

Cada vez mais os turistas começam a colocar a cidade no roteiro de viagem pelo sudeste asiático e com isso, mais e mais lugares interessantes estão abrindo na cidade. Encontramos ótimos cafés e ótimos restaurantes, e tudo ainda bem acessível.

Uma cidade que vale a visita se você estiver visitando a Malásia.

Penang é cheia de templos

Visitamos alguns templos, todos muito interessantes

Um forte que visitamos em Penang

Visita a Penang em pleno o Ramadã

A atmosfera da cidade é super interessante e para completar estamos aqui pleno Ramadã, que é a principal celebração muçulmana.

No Ramadã os muçulmanos fazem jejum do amanhecer até o por do sol, e como só podem comer após o sol se por, no meio da tarde, começa uma movimentação das barraquinhas sendo montadas para vender comida locais.

Tudo que eles querem assim que o sol se por, é ter o prazer de uma boa comida local, e é isso que você vai ver sendo vendido nas barraquinhas de comida.

Estivemos em Penang na época do Ramadã

Onde ficar na cidade

Nos primeiros dias alugamos um Airbnb no norte da ilha. O apartamento era bem legal, em um condomínio estruturado, comemos em um restaurante libanês na frente de casa e foi tudo ótimo.

Mas achamos meio longe do centro, resolvemos ficar no centro… com o mesmo valor que gastamos no airbnb ficamos em um hotel piorzinho, mas, bem localizado.

A parte boa é que por aqui fizemos tudo a pé… Vimos muitos turistas passeando de bicicleta por todos os lados também.

Mistura de religiões, cultura, arquitetura clássica e arte de rua