Home – Ásia – Mianmar

Viajando de carro por Mianmar

Se não bastasse estarmos viajando de carro por Mianmar, agora ainda estávamos em grupo! Uma das coisas que não tínhamos feito nesses 3 anos pelo mundo era viajar acompanhados.

Depois de uma rápida visita a Bagan, o lugar maravilhoso que com certeza poderíamos ter explorado com mais calma, seguimos mais um dia inteiro de viagem. Agora pelas boas estradas do leste de Mianmar, presente do governo da Tailândia, até encontrarmos o resto do nosso comboio.

No total éramos em 4 carros, um casal da Inglaterra, um da Alemanha e um casal da Argentina com filhos gêmeos, todos muito legais!

Mas viajar em grupo não é algo trivial, para muitas pessoas, isso vira um estresse… se em um casal já é difícil tomar algumas decisões, em um grupo é quase impossível. Isso requer muita paciência.

Só de não ser o caos da Índia já estávamos felizes.

Como nós lidamos com a viagem em grupo

Para nós foi tudo muito tranquilo. Acho que estávamos tão tensos de tudo que rolou na Índia, que só de estarmos em Mianmar, de termos encontrado nosso grupo, do carro estar funcionando bem, de estarmos seguindo viagem, de não estarmos mais no meio daquela loucura que é a Índia, tudo parecia bom.

Ufa, faríamos o que eles quisessem, tudo estava ótimo!

Mr. Lait, o oficial do governo que viajou o tempo todo conosco.

O encontro com a turma

Porque atrasamos uma semana nossa chegada a Mianmar, nossa passagem pelo país também foi bem menor. Em vez de doze dias e várias atrações, tivemos de nos contentar com ver somente Bagan e somente cinco dias para viajarmos o país.

Encontramos com a turma em um campo de futebol, um lugar que claramente não era um camping. Eles nos disseram que era ali mesmo que dormiríamos.

Dado que nos últimos dois dias tínhamos dormido em hotel, ficamos meio tristes de ter que dormir ali sem banho. Ainda bem que os argentinos tinham um trailer e nos deixaram tomar banho nele.

No dia seguinte, seguimos até o próximo destino, estávamos viajando de carro por Mianmar. Quando paramos o carro no lugar que dormiríamos, apareceu uma pessoa, com roupa de soldado, e nos disse que não podíamos dormir ali, mesmo com o oficial do governo que viajava conosco, dizendo que podíamos.

Bom, em um país que até outro dia era uma ditadura militar, o cara do exército venceu, lógico…

Acabamos parando o carro em uma esquina qualquer… 4 carros, 10 pessoas, abrimos as barracas, nossas cadeiras, cada um fez seu almoço, uma situação maluca.

Cada vez que parávamos para comer era esse olhar de surpresa em nossa direção.

A vida no interior de Mianmar.

Uma cerimônia que estava acontecendo no meio da estrada.

O que nos restava fazer em Mianmar

No roteiro ainda tinha uma atração, The Golden Rock ou Kyaiktiyo Pagoda. Mas, o problema é que estava sendo reformado, e logo, dirigiríamos até lá, e veríamos tudo coberto com andaimes.

Acabamos fazendo uma reunião com toda a turma, e decidimos que já que não poderíamos ver essa atração, seguiríamos viagem para a Tailândia.

Apesar de nós sermos os que mais queríamos ficar mais tempo, já que tínhamos perdido a primeira semana, também aceitamos seguir viagem. No fim, ficar acampando em praça, sem banho, não era tao atrativo assim…

Uma pena não ter conhecido mais esse país especial… quando vimos já era hora de seguir em frente! Faz parte, mesmo viajando o mundo de carro, não dá para fazer tudo!

Incrível podermos fotografar essa cultura tão isolada.

Nosso acampamento, alguma praça em alguma cidade de Mianmar.

Pedindo ajuda para cortar o cabelo do Leo.