Home – África – Quênia

O inferno para colocar o carro no navio no Quênia

Sabíamos que o envio do carro estava enrolado. Fomos para a costa para entrega-lo no porto, e já tinham se passado duas semanas. Foi um inferno para colocar o carro no navio no Quênia.

O processo de entregar o carro no porto, para envia-lo de navio para outro continente, é sempre burocrático.. .Já sabemos disso e sempre vamos com a cabeça aberta e paciente para encarar qualquer problema que possa aparecer.

Chegamos em Mombasa, cidade portuária do Quênia, e uma cidade que já assusta por si só e completamente caótico.

Precavidos encontramos um hotel perto de onde entregaríamos o carro para ficarmos mais tranquilos com a logística.

Achamos que estava tudo pronto

Já estávamos há duas semanas na costa… Saímos de Nairóbi com um ok, e quando chegamos na costa, pediram mais uma semana, depois mais uma semana.

O primeiro dia foi somente ir lá, deixar o carro e recebermos a resposta que a aduana não apareceria e teríamos que voltar no dia seguinte.

Pelo menos a empresa que fez o serviço foi super solicita, nos levou de volta ao hotel e nos pegou no dia seguinte.

Será que agora vai?

No segundo dia chegamos cedo, pois a aduana chegaria as 11 da manhã.

A primeira pessoa a aparecer chegou a 1 da tarde com a notícia que a aduana só viria no dia seguinte. Ai começou a briga…

Batemos o pé, pois já era quinta-feira, e caso a aduana não aparecesse na sexta-feira teríamos que esperar até segunda-feira.

Depois de insistir muito, esse cara que era de uma terceira empresa foi com nosso documento até a aduana e voltou com o oficial para dar o ok no carro.

Já era fim de tarde e estávamos lá desde cedo, quando finalmente a aduana deu ok e colocamos o carro no contêiner.

Fomos para o hotel e no dia seguinte eles deveriam nos trazer os documentos finais e confirmar que o contêiner já tinha ido para o navio. Até ai, estava tudo tranquilo, tínhamos visto o contêiner sendo fechado e não deveria ter nenhum problema.

A aduana só precisava assinar o Carnet de Passage e nos devolver assinado.

Mais um dia na espera

Porém, na sexta-feira, começou uma conversa estranha. Eles deveriam nos entregar o documento de volta as 1o horas da manhã, mas, ninguém apareceu. Deu 2 da tarde, e nada, de repente virou meia noite e no final ninguém apareceu.

Sábado já estávamos ligeiramente estressados. O hotel era um lixo e era ok para ficarmos dois dias, porém já estávamos há cinco dias, a comida era horrível e estávamos vivendo de arroz e purê de batata.

No fim de tarde do sábado, a recepcionista do hotel ligou que uma pessoa estava lá. Quando o Leo desceu e olhou o documento, os caras não tinham carimbado a saída do carro… o único motivo de eles estarem com o documento era para carimba-lo, e eles não o tinham feito.

Tivemos de mandar o cara levar o documento de volta, com o coração apertado e retornar com o documento assinado… apesar de nesse momento acharmos que levaria mais uns 2 dias, acabou que em 2 horas ele estava de volta!

Agora sim o carro está no navio

Nao sabemos se eles criaram toda essa situação para tentar nos fazer pagar alguma propina ou se foi pura incompetência. A empresa que contratamos falou que eles estavam criando uma situação para pedir propina. Abrimos o berreiro que já tínhamos pagado uma fortuna para enviar o carro e não pagaríamos um dólar para ninguém.

Bom, o que importa é que agora sim podemos seguir viagem!! Compramos as passagens para segunda-feira para Nairóbi, de volta para a casa da Ana e do Junior. Vamos ficar alguns dias por lá até o navio sair do país e seguiremos viagem para a Etiópia e Dubai!!!