Home – Leste Europeu – Croácia

O lado desconhecido da Croácia

O que não falta na Croácia são pelas praias e belos campings fora das principais cidades. Esse é o lado desconhecido da Croácia.

Saímos de Zadar e começamos a dirigir sentido a cidade de Split, porém com o dia já terminando e apenas algumas horas de sol restante resolvemos pegar um camping na estrada a aproveitar o pôr-do-sol e uma praia, claro! Esse é o lado desconhecido da Croácia, uma praia qualquer, que nem descobrimos o nome.

Se tem uma coisa que não falta na Croácia é camping, principalmente na região costeira. O preço varia e mesmo comparado ao padrão europeu eles são caros, sempre acima de 30 euros, porém muitos deles oferecem muitas coisas, como piscina, lavanderia, internet…

Os visuais que encontramos dirigindo pela Croácia

Acampando em algum lugar desconhecido

Pegamos o primeiro camping que vimos e corremos para a praia privada dentro dele, de pedra no caso, areia por aqui é iguaria! Apesar de ser fim de tarde, o sol quase se pondo, a praia mesmo de pedra, estava lotada! A Chel tomou um pouco de sol e eu dei uma boa nadada. Energias renovadas.

Tomamos banho frio, algo que a Chel não fica nenhum pouco feliz, já que sempre é a primeira coisa que ela pergunta… o que acontece nesses campings é que geralmente é energia solar, e fim do dia a água quente já acabou.

Jantamos no nosso carro um arrozinho com carne moída e capotamos na nossa barraca!

A noite estava linda e o tempo muito agradável, tudo com aquele silencio delicioso de camping na beira da praia.

Pequenas ilhas pela costa e muitas pessoas aproveitando o verão croata.

Mais um esconderijo na estrada da Croácia

Acordamos e dirigimos para Trogir, uma simpática cidade localizada a menos de 20km ao norte de Split. O caminho até lá é maravilhoso, repleto de belos visuais “gratuitos” da estrada.

A cada nova curva que fazíamos surgia na nossa direita uma nova praia, com a água do mar verde esmeralda, impossível não parar e fotografar cada um desses lugares! Desse jeito levamos quase 4 horas para chegar a Trogir, em vez de duas horas.

Pequenas praias pela costa da Croácia, todas exuberantes.

Os campings da Croácia

Segundo nosso guia de campings nada naquela região seria abaixo de 30 euros e isso nos preocupava. Fomos no que parecia ser o mais barato no guia, mas custava salgados 34 euros. Sem esperanças que acharíamos algo mais em conta na região, ficamos por ali.

O sol brilhava forte no céu e o melhor a fazer era trocar de roupa e correr para a praia. Eu apesar de adorar praia não tenho muita paciência para ficar na areia ou nesse caso na pedra, sem fazer nada, só tomando sol. Se tem onda e surf fico horas no mar, mas como por aqui essa é uma realidade bem distante, aproveito sempre para colocar a leitura em dia no ipad, a Chel faz a mesma coisa, não consegue ficar torrando no sol.

Temos costume de assinar diversas revistas estrangeiras no tablet e esses momentos são ótimos para oxigenar a cabeça com novas ideias.

Nosso camping tinha uma praia privada e aproveitamos bem o lugar!

Mudança de clima

No final do dia o tempo mudou da água para o vinho, e uma chuva de verão, repleta de raios desabou sobre nossa barraca.

Como já estávamos esperando essa mudança de clima, nos preparamos e apesar de a chuva e o vento chacoalharem bem a barraca, nenhuma gota de água se juntou a nós durante a noite. Ainda bem!

A chuva perdurou por toda a noite e ao levantar tivemos que encara-la para sair da barraca. Isso é uma coisa desagradável de morar no carro, quando chove nada escapa, as roupas não secam, você fica molhado o dia todo, não rola acampar em lugar que chove muito, pelo menos é a nossa impressão…

Fechamos tudo e seguimos para um shopping em Split, lugar ideal para fugir da chuva, achar uma internet e trabalhar um pouco.