[mashshare]

Vinhos, Comida e Amigos no Chile

Todos sabem que tanto Chile como Argentina são ótimos produtores de vinhos. Ouvimos aqui no Chile que é como futebol entre Argentina e Brasil, sempre um acha que é melhor que o outro.

Mas, na nossa humilde opinião, os dois países produzem ótimos vinhos! Como estamos no Chile vamos passear pelo Vale del Colchagua para visitar algumas vinícolas.

É comum as vinícolas oferecerem tours e degustações, Santa Cruz no Chile.

As melhores vinícolas da região

A cidade de partida para as vinícolas é Santa Cruz, a 100 km de Santiago. Então se estiver em Santiago é possível alugar um carro e passar somente o dia por lá. São diversas vinícolas e são todas próximas. O que permite fazer de duas a três vinícolas em um dia. Geralmente elas cobram uma entrada, que inclui um passeio e a degustação de alguns vinhos no final.

A maioria possui restaurante, logo, é possível aproveitar e almoçar em algum deles. A maioria com uma bela vista, se o tempo ajudar então, perfeito!

Fomos primeiro a vinícola Montes e passamos boa parte do dia por lá. Fizemos o tour e a degustação com o Guillermo que foi muito gentil. No nosso grupo ainda estavam mais dois casais de brasileiros. Depois do tour almoçamos no Bistro Alfredo, que fica no pé da montanha e tem uma bela vista.

Gastamos algumas horas ali pois a chef Maria Paz nos recebeu e pode nos contar um pouco mais sobre o restaurante, os pratos e história.

A Lapostolle, além de vinícola, também possui um restaurante e um hotel com apenas quatro quartos. A vista aqui já é completamente diferente com o visual sendo do alto da montanha. O Chef Rodrigo Acuña nos aguardava. Por três horas nos mostrou como tudo ali funciona do ponto de vista gastronômico.

Eles tem um horta e um pomar, tudo orgânico e tentam produzir tudo o mais próximo possível do conceito slow food. Valorizando produtores locais e tentando fazer o máximo possível dentro da vinícola, sem deixar de harmonizar tudo isso com os vinhos produzidos ali.

Ainda tentam manter exclusividade, o que reflete no fato de não terem um cardápio fechado para o hotel.

Uvas, vinhos e belos visuais, o que mais você precisa?

Na cozinha aprendendo algo sobre comida e vinhos. La Postolle, Chile.

Felizes de estar onde estamos: no meio das vinícolas chilenas

Provando vinhos e degustando a culinária chilena

Mais uma vez foi uma aula e completamente diferente da nossa primeira visita. O que nos deixou muito contentes, afinal conhecemos dois lugares com conceitos distintos e que nos surpreenderam positivamente.

Tivemos um dia de muito aprendizado. Degustamos comidas incríveis, conhecemos vinícolas, ouvimos sobre comida chilena de dois chefs e estávamos mais do que felizes. Ainda tivemos que desparafusar toda a estrutura da barraca para colocá-la de volta antes de partirmos para Pichilemu. Que é uma cidade costeira onde ficaríamos nos próximos quatro dias aguardando um swell que estava por chegar!

O primeiro acidente com o coyote

Depois fomos para a vinícola Lapostolle. E hoje tivemos o primeiro acidente com o Coyote. Estacionando o carro batemos só uma ponta da barraca. Mas foi o suficiente para tirá-la do lugar. Como tínhamos horário marcado, seguimos para nosso encontro para depois resolver isso.

Curiosidades:

• – O museu de Santa Cruz é muito interessante e bem abrangente, destaque para a exposição sobre o resgate dos 33 mineiros chilenos que ficaram presos em uma mina no norte.
  • – Ficamos dois dias em São Fernando esperando parar de chover. Víamos os noticiários que falavam de Santiago e as demais cidades ao redor estarem inundadas mas o interessante é que a água não passava da canela, no Brasil para virar notícia tem que ter os carros embaixo de água.