O que você precisa saber antes de ir ao Deserto do Atacama

Algumas semanas atrás escrevemos um post sobre “7 motivos porque você deveria visitar o Deserto do Atacama” e muitas pessoas pediram um pouco mais de informação sobre o lugar, época, clima e essas coisas!

Esse é um dos nossos lugares favoritos no mundo. Já estivemos por lá três vezes e dá para voltar quantas vezes forem necessárias. Cada vez que pisamos em um deserto, e eles são bem parecidos no mundo todo, seja no Oriente Médio ou no Saara, aprendemos algo novo! Então segue as dicas abaixo!

#1 – Não é brincadeira

O clima no deserto é extremo, com muito calor durante o dia e temperaturas abaixo de zero durante a noite. O ar é sempre muito seco. Leve roupas leves e que respiram bem e peças para suportar o frio, já que muitos passeios são feitos bem cedo.

Nem sempre porque o céu está azul quer dizer que está calor

#2 – Não vai ver tudo, mas vale a pena!

Considera alugar seu próprio carro se você gosta de ter liberdade de horário, se programe e alugue em Calama, onde chega o vôo e dirija até São Pedro do Atacama. As estradas são boas e um GPS é fundamental.

As estradas são bem sinalizadas e sua maioria asfaltadas.

#3 – Tem para todos os bolsos

A cidade de São Pedro do Atacama oferece hospedagem para todos os bolsos, variando desde de albergues até hotéis exclusivos com tudo incluso. Pesquise em sites como o booking ou tripadvisor para ter uma ideia de preço e disponibilidade.

Não importa o restaurante, o clima é sempre legal

#4 – Alta temporada o ano todo

O Deserto pode ser visitado o ano todo, sendo que no inverno as montanhas ficam cheia de neve, já no verão os preços são um pouco mais altos. Mas pode ir em qualquer época tranquilamente.

O visual lindo das lagunas altiplanicas com neve nas montanhas.

#5 – Agua é vida…

Lembre-se, você está no deserto mais seco do mundo, tome bastante agua o tempo todo! É normal você não ter tanta sede, mas mesmo assim não pare de se hidratar!

O lindo pôr do sol no deserto do atacama

#6 – Seco, muito seco!

Leve soro fisiologico para o nariz, que por conta do ar extremamente seco do deserto e do sal no chão, vai ficar ressecado, e muito vezes chega até a sangrar.

#7 – Variedade e preço melhores

Se você pretende ficar um bom tempo em São Pedro do Atacama, considere fazer uma boa compra em Calama, a cidade onde pousa o avião, lá você terá melhores preços e mais opções. Em São Pedro tem algumas mercearias e uma boa feira de rua aos sábados, mas os preços são mais altos e com menos oferta.

#8 – Sem dinheiro vivo!

Se possível leve dinheiro em espécie porque em São Pedro existem poucos caixas eletrônicos (ATM) e eles nem sempre estão funcionando ou com dinheiro, portanto vale a pena se precaver.

A beleza das Lagunas Escondidas no Atacama, Chile

#9 – Onde comer?

Pesquisem bem os restaurantes pois existem opção para todos os bolsos em San Pedro. Claro que tem restaurantes em que é possível dividir um prato por 8.000 (12 dólares) pesos e a comida é deliciosa (vide o Delícias de Carmen). Ou gastar 70/80 por pessoa.

O maravilhoso Vale da Lua no Atacama, Chile

#10 – Cuidados de saúde

Importante dizer que se passarem mal, primeiro procure o pronto socorro da cidade. Se for leve, sintomas da altitude (dores de cabeça, náusea, etc) procure nas lojinhas folha de coca ou bala. Ajuda muito a amenizar esses sintomas todos! E eles explicam que você pode usar de todas as maneiras possíveis!!

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Nossos guias de viagem
Seja o primeiro a receber os guias de viagens feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades e muito mais...
Quero receber dicas...
                                                                                                                      *não leva nem um minuto...
close-link