O charme e beleza das Cataratas de Foz do Iguaçu

Enfim chegamos a Foz do Iguaçu, nossa primeiro destino oficial! Após uma agradável noite em Londrina dirigimos os 500km finais dessa jornada no segundo dia de nossa viagem.

Em Foz do Iguaçu, no sul do Brasil, fomos direto para o hostel/camping “Paudimar campestre” e não nos arrependemos. Além da localização próxima das cataratas o camping oferece toda a estrutura necessária para uma ótima estadia, desde agua quente, banheiros limpos, cozinha, piscina, wi-fi decente e uma boa área para acampar!

As Cataratas do Iguaçu compõe um dos lugares mais lindos que já vimos.

A má noticia é que já descobrimos que esse é um dos melhores campings de toda a região sul da América, logo, daqui pra frente só iremos encontrar coisas piores, rs! Outra coisa bem bacana desse camping é que tem separação de lixo e todos os recicláveis bem acessíveis para não ter desculpa para não separar o seu…

Aproveitamos que chegamos cedo para organizar um pouco nossas coisas, que na correria da saída foram simplesmente jogadas para dentro do carro! Nossa primeira surpresa foi quando a temperatura começou a cair junto com a noite, e em poucas horas nosso termômetro já marcava 12 graus e caindo rápido.

Sem falar num forte sereno devido ao clima úmido da região.

Foi um bom aviso para nos prepararmos para o frio de verdade que iremos encontrar mais ao sul do continente nas próximas semanas.

Nossa “casa” ao amanhecer de Foz do Iguaçu, reparem a neblina ao fundo.

Primeiro dia intenso em Foz do Iguaçu

Nosso primeiro dia útil de viagem teve as Cataratas do Iguaçu, patrimônio da humanidade como principal destino. Optamos por deixar o carro no camping e ir de ônibus mesmo (R$ 2,90 a passagem), leva algo como 20 minutos. Uma vez no parque a entrada custa R$ 25,10 e um ônibus conduz os turistas até diversos passeios (não inclusos na entrada).

No seu destino final você pode andar a trilha de 1,5km que leva ate a “garganta do diabo” bem em frente as quedas principais.

O visual ali é lindo, a agua que sobe do impacto da queda cruza com os raios de sol e produz um forte e contrastante arco-íris! O próprio nome Iguaçu significa agua grande em tupi guarani e explica a magnitude do lugar!

Adoramos nossa primeira atração turística.

Na volta o Leo já começou a se sentir mal e quando chegamos e tiramos sua febre ele estava com 38,5, aproveitamos o final da tarde para descansar e tentar melhorar.

Mais uma bela paisagem das Cataratas do Iguaçu com um belo céu azul.

Conhecendo a Usina de Itaipu de perto

No dia seguinte fomos visitar a Usina de Itaipu e achamos tudo muito legal. Existem duas opções de passeio: uma visita panorâmica e uma visita especial. Ouvimos falar muito bem da visita especial, mas optamos pela panorâmica por uma questão de custo, R$24 x R$60.

Antes do passeio tem um vídeo de 20 minutos bem institucional mas que traz uma ideia de como a Usina funciona. Ele aborda bastante os projetos sociais e a parte de sustentabilidade.  Tentei obter informações sobre a possibilidade de conhecer um dos projetos, mas ninguém soube me informar.

Voltando para o camping paramos no templo budista. Ouvimos falar muito bem a respeito, passeamos pelo jardim, tiramos algumas fotos, mas não vimos nenhum monge, rs!

Nossa visita a Usina de Itaipu

Para completar nossos dias por aqui visitamos o Templo Budista de Foz do Iguaçu, que foi construído em 1996 pela comunidade chinesa. Além dos belos jardins é possível ver 120 estátuas espalhadas por ali! A entrada é gratuita e o templo está aberto das 9hrs as 17hrs.

Ótimo para um descanso no final da viagem!

E foi isso o que fizemos, foram três dias bem bacanas em Foz e que, com certeza valeram a pena!

O tranquilo e bonito templo budista de Foz do Iguaçu.

O amplo e arborizado camping de Foz do Iguaçu no Parana.