A ideia do Viajo logo Existo

O ideia do Viajo Logo Existo surgiu do encontro de inúmeros fatores em nossas vidas e seria mentira dizer que ele já existia há muito tempo em nossas cabeças.

Até pouco tempo atrás dificilmente deslumbraríamos fazer uma viagem de carro mais longa do que São Paulo até o litoral paulista, eram raras as exceções.

O62A9907

Nossas discussões sobre o futuro eram sempre sobre a ideia de morar fora do Brasil, de preferência na Austrália, lugar em que morei dois anos e considero ideal para ter uma vida mais tranquila,  segura e próxima da natureza.

Trabalhávamos sempre com a ideia de aos 35 anos (meus, por que sou um ano mais velho que ela) começar os planos para essa nova etapa, ate lá trabalharíamos bastante, juntaríamos dinheiro e viajaríamos pelo mundo nas nossas férias. Assim como fizemos nos últimos anos.

Tudo estava correndo bem no começo de 2012, continuávamos em nosso trabalho focados e comprometidos como sempre.  Em abril fui passar quinze dias na Costa Rica surfando e descansando com meus amigos. Sempre acontecia um baque na volta ao trabalho mas dessa vez, estranhamente, foi muito difícil.

O trabalho no banco nos proporcionava uma qualidade de vida altíssima, tanto no dia-a-dia como nas viagens, mas estávamos questionando aonde aquilo tudo iria nós levar. Eram sete anos de banco, tempo que gostamos muito do que fazíamos, mas entendíamos que daquele momento em diante seria somente para acumular dinheiro, não deslumbrávamos muitos desafios que não fossem ligados à carreira e principalmente ao dinheiro!

Gostamos de dinheiro, mas não queremos viver em função disso. Sentimos a necessidade de começar um novo ciclo em nossas vidas, talvez com menos dinheiro e mais insegurança, porém com mais vida!

IMG_4406
Durante a tal da viagem para a Costa Rica

Um dia falando com um amigo de infância sobre a exposição do Arthur Simões do projeto Pedal na estrada e contando sobre essas expectativas de mudar de vida, buscar novos desafios fora do banco, ele comentou comigo sobre um casal que tinha dado a volta ao mundo de carro, que ele tinha o livro e que iria me emprestar. Comprei no mesmo dia o “Challenging your Dreams”.

Naquele momento a ideia ganhou forma na minha cabeça. Olhei e não tive dúvidas que era possível, só precisava saber o que minha namorada achava da ideia. Contei no mesmo dia e ela gostou, disse que seria bacana e que toparia, mas não falamos de data específica, ficou como uma ideia para os próximos anos.

Porém na mesma semana eu tive um insight, a hora era agora ou não faríamos nunca mais. A cada ano que passa, involuntariamente, vamos ficando cada vez mais presos a nossa rotina, logo teríamos filhos, ganharíamos super promoções e o tempo passaria cada vez mais rápido!

Nada mudaria de verdade, trocaríamos o carro, o computador, uma ou outra coisa, mas o macro seria igual! Agora ainda somos relativamente novos, não temos filhos, temos algum dinheiro guardado e ainda acreditamos que a viagem servirá de trampolim para novos caminhos profissionais.

timthumb.php
Posando para a foto durante os preparativos

Daí em diante começamos a pensar como seria, quanto dinheiro precisaríamos, quem poderia nos ajudar e por onde começar. Nesse meio tempo contei para meus pais sobre nossa ideia e eles foram super receptivos, mas acho que não entenderam que isso era para 2013.

Ficou uma ideia que isso aconteceria um dia, mas não tão cedo. Entramos em contato com alguns casais que fizeram essa viagem e começamos a correr atrás de um carro (saiba mais sobre a escolha do carro aqui), paralelo começamos a pesquisar preço de muitas coisas para montar um estudo de viabilidade. Os gastos principais nessa fase seriam com acessórios do carro, itens para camping, investimentos de divulgação, documentos, burocracias, etc.

Fizemos também um roteiro usando o Google maps e conseguimos ter uma boa noção das distância que percorreríamos. Daí em diante foram inúmeras reuniões com diversas pessoas, colhemos opiniões, críticas, histórias e fomos montando o projeto.

O nome “Viajo Logo Existo” foi relativamente fácil de encaixar no projeto, em 2011 eu fiz uma exposição de fotos sobre minha viagem para Califórnia e usamos esse nome. Ele foi perfeito para ocasião. Largar tudo, cair na estrada e existir!

Veja também

cachoeira islândia

As cachoeiras mais incríveis da Islândia

A Islândia está repleta de cachoeiras incríveis, tanto que ir para o país e não …