Home – África – Uganda – Post.

Cara a cara com o Rio Nilo em Uganda

Para sermos sinceros, nem sabíamos que o Rio Nilo começava lá em Uganda. Mas, tivemos a chance de nos redimir, e acampar de frente para o Rio Nilo em Uganda.

Sempre que vamos cruzar uma fronteira ficamos um pouco ansiosos e ligeiramente estressados. Aqui na África então, elas dificilmente são um ambiente agradável de se transitar.

O fato de sermos um “muzungo” (homem branco em swahili) atrai a atenção de todo mundo e não falta gente querendo tirar alguma vantagem!

O plano é sempre chegar cedo, vidros fechados, documentos todos separados na bolsa da Chel. Parar o carro rápido e descermos juntos, sem dar muita chance para uma abordagem surpresa.

Depois de tanto tempo fazendo isso, você já sabe mais ou menos os procedimentos e se precisarmos de alguma informação, perguntamos para o agente da imigração.

Nosso primeiro dia em Uganda foi diante do Rio Nilo.

Pequeno imprevisto

Nossa saída do Quênia foi irritante. Dei os dois passaportes para o agente, que desatento como uma porta, pegou o passaporte da Chel e processou como sendo meu.

Percebendo o erro depois que eu já havia tirado todas minhas impressões digitais, ficou furioso com sua própria desatenção. Quando foi processar as digitais da Chel e olhou no passaporte uma foto minha, perguntou, “quem é Rachel, quem é Leonardo?”. Expliquei educadamente que eu era o homem e ela a mulher, que havia foto nos documentos.

Enfim, não contente com o tempo perdido, ele quis nos dar um sermão sobre como devemos entregar os passaportes, e que a culpa era nossa. Faz parte, vivendo e aprendendo! Bye bye Quênia!

Para nossa surpresa a entrada em Uganda foi fácil e suave. Pela primeira vez vimos os ambulantes, que ficam oferecendo seguro do carro ou câmbio de dinheiro na fronteira, em uniformes amarelos com números. Todos bem identificados. Esse detalhe deu um banho nas demais fronteira da África e da América Latina.

Passaportes carimbados, taxa para transitar no país paga (20 dólares) e meia hora mais tarde lá estávamos entrando em nosso país de número 59 no Viajo logo Existo!

Em Uganda o clima mudou de savana para floresta tropical.

De frente para o rio Nilo em Uganda

Nosso destino inicial era a cidade de Jinja, localizada 100km da fronteira e famosa por ser considerada a cidade onde está a nascente do Rio Nilo.

Aquele que sempre ouvimos e estudamos nas aulas de geografia no colégio!

Tínhamos as direções de um camping bem de frente para o rio Nilo e lá fomos nós. O últimos 800m é feito em uma trilha estreita e que parece ser pouco usada. Se tivéssemos chegado ali a noite, jamais teríamos continuado dirigindo naquele fim de mundo!

Enfim chegamos no Nile River Camping e ficamos surpresos com a quantidade de turistas hospedados por lá.

De onde surgiu tanta gente?? Eles vem principalmente para fazer rafting no rio Nilo, para aproveitar a paz da região ou simplesmente para passar uma noite e seguir para Kampala na manha seguinte, que era o nosso caso.

Porém antes de seguir viagem, aproveitamos um lindo por do sol no Rio Nilo, em Uganda!

Apesar de apreensivos, encontramos camping e na primeira noite em Uganda já acampamos.

Por-do-sol no rio Nilo em Uganda.

Rumo a Kampala capital de Uganda.

Hora de relaxar de frente para o rio Nilo em Uganda

Abrimos nossa barraca sobre o carro, tomamos um bom banho e sentamos para comer algo no restaurante do camping.

Para nossa surpresa a internet funcionava, não que fosse rápida, mas funcionava… apreciamos a vista, curtimos um belo pôr do sol, lemos um pouco sobre o país e fomos dormir…

Na verdade nosso plano não era nem parar em Kampala, capital do país, mas não teríamos escolha a não ser cruzar por dentro da cidade e enfrentar seu trânsito caótico.

Nós dois em algum parque de Uganda.