Loading...

Home – África – Ruanda

Aprendendo com a história de Ruanda e o genocídio

Não tem como vir para Kigali e não falar do genocídio. Apesar de ser uma parte muito triste da história do país, a gente sempre acaba aprendendo com a história de Ruanda e o genocídio.

Acho que para mim e para o Leo, o mais pesado é que pensamos que em 1994, o Brasil estava ganhando a Copa do Mundo. Estávamos na maior festa ai no Brasil e milhares de pessoas eram brutalmente assassinadas.

Mais difícil ainda é tentar entender as razoes pelas quais a comunidade internacional não agiu mais rápido ou impedir que tamanha tragédia acontecesse…

Os sinais da guerra estão por todos os lados

Cara a cara com o genocídio

Nosso primeiro destino na capital foi o Memorial Center of Kigali. Como o nome já diz, esse é um memorial em homenagem as pessoas mortas no genocídio, que chegam quase a um milhão.

Pelo menos 250mil pessoas estão enterradas aqui. Na entrada um filme faz um pequeno resumo do que aconteceu e nesse instante você possivelmente vai sentir lágrimas escorrendo do seu rosto. É tudo muito forte e muito intenso.

Depois você vai caminhar por diferentes salas que mostram a história de Ruanda desde a colonização, a história do genocídio que aconteceu aqui e também, outros genocídios que aconteceram ao redor do mundo.

O memorial em si é organizado, tem muita informação e é gratuito.

Não estranhe se sair de lá com a cabeça a milhão se perguntando como isso foi acontecer. O mais intrigante é que no caso de Ruanda, o genocídio foi étnico, tutsi e hutus tem a mesma religião, usavam as mesmas roupas, casavam entre eles e para diferencia-los fisicamente é muito difícil.

Quando os belgas colonizaram o país acabaram forçando uma divisão fazendo com que constasse na carteira de identidade se a pessoa era tutsi ou hutu.

Outros dois lugares que fazem parte da história do genocídio e que podem ser visitados é o Belgium Memorial e o Hotel des Mille Collines.

O Belgium memorial é o lugar onde os 12 peacekeepers (os mantedores da paz da ONU, famosos pelos seus capacetes azuis) foram desarmados na condição que seriam levados para a embaixada belga e acabaram sendo mortos nessa casa. Mais uma cena triste do genocídio.

O lugar é pequeno mas você pode entender melhor o que aconteceu. O memorial não deixa de ser uma homenagem a esses mantedores da paz que acabaram sendo vítimas exatamente do que lutaram contra.

A visita ao memorial de Kigali é de deixar qualquer um emocionado

A visita é pesada mas nos faz refletir sobre as atrocidades que o homem é capaz de fazer

O hotel do famosa filme Hotel Ruanda

Mais um lugar história, o Hotel des Mille Collines

Outro lugar que visitamos foi o Hotel des Mille Collines que ficou famoso após o lançamento do filme Hotel Ruanda. Esse filme retrata a história do gerente do hotel que fez de tudo para proteger seus hóspedes, funcionários e pessoas próximas do genocídio.

Hoje o hotel é um lugar de paz e mesmo que você não fique hospedado lá, vale a pena visita-lo.

Fomos lá almoçar, estava um dia bonito e é até intrigante pensar que talvez esse lugar era um dos poucos lugares na cidade que algumas pessoas podiam se sentir seguras.

Hoje o Hotel des Mille Collines pode ser visitado e é possível até se hospedar nele

Um futuro pela frente

Mas parece que agora os tempos são de paz. O presidente atual (o único após o genocídio) tem reforçado sempre que não há outra opção senão viver em paz.

Teremos que esperar mais alguns anos, talvez a próxima eleição e ver se continuaremos nesse caminho, ou se as pessoas ficarão cegas mais uma vez e com essa cegueira acabem cometendo loucuras.

Os desafios que o país tem pela frente são gigantes. Até porque nem oposição existe no governo e sem uma força política, é capaz que esse presidente se perpetue na sua posição. Apesar de ele ter feito um ótimo trabalho, é importante para o país ter novas pessoas, tentando melhor outras coisas…

Conversando com as pessoas, eles parecem bem felizes, o país tem atraído cada vez mais investimento, pessoas tem acesso a coisas básicas, como energia, que não tinham antigamente.

Tempos de mudanças mas também de esperança…

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
2018-05-23T17:58:36-03:00
Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo, baixe nossos e-books e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
Nossos guias de viagem
Seja o primeiro a receber o guia de viagem feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades...
Quero receber dicas...
A página de e-books abrirá automaticamente
close-link
Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
 APROVEITE! ✈️ Baixe agora nossos guias de dicas de viagens gratuitamente! 
Baixar E-books
shares