Loading...

17 pontos turísticos em São Petersburgo

São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia e é considerada a capital cultural do país, por isso, selecionamos 17 pontos turísticos em São Petersburgo que vão deixar qualquer um entusiasmado para conhecer a cidade.

Com pouco mais de 300 anos, São Petersburgo é uma cidade jovem e ao mesmo tempo muito histórica. Basta lembrar que a cidade foi muito importante durante a revolução comunista no início do século XX, e os traços do passado podem ser percebidos até hoje pelas ruas.

Como foi a capital do Império Russo por 200 anos, a São Petersburgo é repleta de grandes edifícios e palácios, tornando-se uma das cidades europeias mais majestosas para se visitar. Apaixonados por arte e cultura também têm espaço, já que a antiga capital abriga museus mundialmente conhecidos. Para inspirar viagens, listamos os 17 pontos turísticos em São Petersburgo.

Desbravando as belezas de São Petersburgo, na Rússia

1. Visite o Museu Hermitage

O Museu Hermitage é uma das principais atrações de São Petersburgo.  Por lá, está uma das maiores coleções de pinturas do mundo em seis edifícios diferentes, dos quais o Palácio de Inverno é o mais famoso. Descobrir todo o museu em um único dia é impossível, por isso, já vá ao local sabendo quais obras você quer ver, para otimizar tempo e aproveitar melhor a visita.

2. Palácio Peterhof

Também conhecido como Versalhes russo, o Peterhof foi o primeiro palácio imperial construído nos arredores de São Petersburgo. Ele costumava ser residência de verão dos czares russos, tanto que o prédio é um verdadeiro complexo com seções diferentes, incluindo o enorme Alexandra Parque. Além disso, o local tem vista deslumbrante para o golfo finlandês.

3. Catedral do Sangue Derramado

A Catedral do Sangue Derramado lembra a famosa Catedral de São Basílio, em Moscou, tanto pelas cúpulas quanto pelas cores. Mas, o que faz a  catedral de São Petersburgo ser tão singular é que ela é enorme e cheia de detalhes.

4. Assista a um balé no Teatro Mariinsky

O Teatro Mariinsky é um local ideal para os amantes do balé russo. São Petersburgo tem muitas companhias de balé, mas nenhuma delas é tão prestigiada quanto a Mariinsky. Para se ter uma noção da importância, o Mariinsky costumava ser chamado de “O balé imperial da Rússia”, e até hoje encanta o público com o charme e elegância da dança.

Catedral do Sangue Derramado, uma das mais bonitas do país

5. Veja a Catedral de Santo Isaac

A Catedral de Santo Isaac é a maior catedral ortodoxa de São Petersburgo, possuindo capacidade total para 14 mil pessoas. A cúpula dourada, um dos símbolos da construção, pesa mais de 100kg de ouro puro e possui mais de 100 metros de altura, o que faz da Catedral uma das mais altas do mundo. No interior da Igreja, mais de 300kg de ouro e 43 tipos de minerais estão espalhados na decoração.

6. Faça o passeio de barco ao redor dos canais da cidade

O Rio Neva cerca a cidade de São Petersburgo e transforma a bela paisagem. Caminhar nas margens do rio ou fazer o passeio de barco é algo que todo visitante deveria fazer. Conhecido como a “Veneza do norte”, esse rio tem 74km de extensão e diversos pontos turísticos podem ser vistos desde o passeio. Antes de contratar uma empresa para fazer o passeio de barco, não deixe de conferir qual será o idioma, já que muitas só oferecem os tours em russo.

7. Veja a vida passar na Praça do Palácio

Localizada no coração de São Petersburgo, a Praça do Palácio tem uma significativa relevância histórica para o país. O local foi palco de eventos como o Domingo Sangrento e a Revolução de Outubro. E é nela que está o palácio de inverno dos czares russos, construído em estilo barroco branco e azul, que dá um charme a mais ao local.

8. Visite a Fortaleza de São Pedro e São Paulo

Localizado na ilha de Ilha Zayachy, a Fortaleza de São Pedro e São Paulo é um dos pontos históricos mais importantes, além de possuir uma das mais belas vistas da cidade. A história do lugar conta que foi na pequena ilha, de apenas 750m x 400m, que Pedro, o Grande, recuperou os territórios invadidos pelos Suecos e ordenou a construção de uma fortaleza que impedisse novas invasões.

A Catedral de Santo Isaac é belíssima por fora e por dentro

Passear pelos canais é uma ótima forma de conhecer a cidade

Praca do Palacio

Andar pela Praça do Palácio é programa imperdível em São Petersburgo

9. Conheça a Catedral de Nossa Senhora de Cazã

Localizada na Nevsky Prospekt, a Catedral Nossa Senhora de Cazã se diferencia das demais catedrais russas por não ter cúpulas douradas, mas é igualmente bonita e surpreendente. Atualmente, a Catedral continua a ser um templo importante para os russos, e muitos deles a visitam com frequência. O mais interessante do local é perceber a relação dos russos com a fé e a religião.

10. Caminhe ao longo da Nevsky Prospekt

Nevsky Prospekt é uma grande avenida em São Petersburgo. Ela atravessa o centro da cidade de leste a oeste e é um ponto de referência para os visitantes e moradores locais. Muitos dos edifícios mais emblemáticos da cidade estão localizados na Nevsky Prospekt ou estão a poucos metros de distância. Por lá você conseguirá encontrar lojas vendendo as matrioskas, as bonequinhas símbolos da Rússia.

11. Museu Russo

A exposição no Museu Russo concentra-se, principalmente, na arte russa, desde ícones de igrejas antigas até pinturas do século XX. A coleção inclui também obras de Karl Bryullov, Alexander Ivanov, Nicolas Ghe, Ilya Repin, Natalya Goncharova, Kazimir Malevich e Kuzma Petrov-Vodkin e muitos outros. Em dia é possível conhecer e se encantar com toda a exposição.

12. Palácio do Estado Maior

Só o edifício do Palácio do Estado Maior é magnífico e impressionante. A ala leste, por exemplo, envolve o sul de Dvortsovaya pl e foi projetada por Carlo Rossi na década de 1820. O interior foi restaurado com arquitetura contemporânea para criar uma série de galerias exibindo a coleção de obras impressionistas e pós-impressionistas do Hermitage. A entrada para as galerias é feita através de uma escadaria de mármore, que funciona como um anfiteatro para apresentações musicais realizadas no pátio.

13. Lower Park

O Lower Park é uma das principais atrações localizadas no entorno de São Petersburgo. O que impressiona por lá é a coleção de fontes douradas de cair o queixo, as ruas ladeadas por estátuas e os pitorescos canais que compõem o Parque Inferior de Peterhof. Mesmo que você prefira não enfrentar a multidão para visitar o palácio, ainda vale a pena uma visita ao Lower Park, para ver a grande cascata e outras atrações aquáticas.

matrioska russia

As matrioskas são um dos símbolos da Rússia

14. Palácio Moika

Também conhecido como Palácio Yusupov, o Palácio Moika possui alguns dos melhores interiores do século XIX da cidade, além de uma história fascinante e horripilante. O último proprietário do palácio era o excêntrico Príncipe Félix Yusupov, um queridinho da alta sociedade e ao mesmo tempo o homem mais rico da Rússia. Também foi por lá que Grigory Rasputin foi assassinado em 1916, e o porão, onde tudo ocorreu, pode ser visitado como parte de uma visita guiada.

15. Palácio de Catarina

A peça central de Tsarskoe Selo, criada sob o comando das Imperatriz Isabel e Catarina, a Grande, entre 1744 e 1796, é o vasto palácio barroco de Catarina, projetado por Rastrelli e batizado com o nome da segunda esposa de Pedro, o Grande. O palácio só pode ser visitado por pessoas entre o meio-dia e as 14h e às 16h e às 16h45, caso contrário, é reservado para grupos turísticos pré-agendados, tal é a sua popularidade legítima. O guia de áudio vale bem a pena, pois fornece uma explicação detalhada do que você verá em cada quarto.

16. Catherine Park

Ao redor do Palácio de Catarina se estende o adorável Parque de Catarina ou Catherine Park em inglês. A entrada principal fica na Sadovaya ul, ao lado da Capela do Palácio. O parque está localizado em torno da grande lagoa e contém uma série de edifícios e pavilhões. Perto do Palácio de Catarina, a Galeria Cameron normalmente tem exposições rotativas e que também vale uma visita.

17. Monastério Alexandre Nevsky

O Mosteiro de Alexander Nevsky é o mais antigo da cidade. Pedro, o Grande, cometeu um erro quando fundou o mosteiro neste ponto no final da Nevsky Pr, pensando que era o local onde Alexandre de Novgorod havia espancado os suecos em 1240. No entanto, em 1797 o mosteiro tornou-se o grau mais alto dos mosteiros ortodoxos russos. Hoje o local atrai turistas e devotos do mundo todo para ver e fotografar os arredores.

Selecionar 17 pontos turísticos em São Petersburgo é pouco perto de tudo que a cidade tem a oferecer. E você, já foi para a segunda maior cidade da Rússia? Quais são os seus melhores lugares para se visitar em São Petersburgo? Conta para a gente nos comentários!

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
2018-07-20T23:00:15+00:00
Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
shares