Passagem rápida pela Sérvia no Leste Europeu

Nossa passagem pela Sérvia foi rápida e cheia de dúvidas. Estávamos em Sarajevo, no Sul da Bósnia, e para chegar a capital, Belgrado, teríamos que cruzar a Bósnia, entrar na Croácia e seguir para Belgrado.

De qualquer forma, não queríamos deixar pular esse país já que estávamos tão perto e realmente gostamos muito da Bósnia e de conhecer a história do país e o passado desses dois juntos.

Sérvia e Bósnia, tinham muitas coisas em comum, incluindo a antiga Iugoslávia então queríamos ir e tentar pelo menos entender o lado deles já que já tínhamos aprendido um pouco do lado de cá.

Apesar de termos chegado no fim do dia em Belgrado, já saímos para conhecer o centro.

Não tivemos uma experiência tão boa

Infelizmente nossa experiência pelos lugares nem sempre é das melhores, chegamos no final do dia a cidade e aqui, pela primeira vez na Europa, nosso GPS não funcionou e não encontrou muitas coisas.

É de praxe seguirmos para o centro e ir até o centro de informações pelo menos para já ter um mapa e assim conhecer o principal. Como não encontramos o centro paramos em uma agencia de viagens e pedimos indicações.

Ela tentou nos ajudar nos passando um endereço que não existia. Paramos em um hotel, na esperança da recepcionista falar inglês e ela nos ajudou um pouco, nos passou onde era o centro, nos deu um mapa e seguimos para conhecer um pouco da cidade.

Visitamos a fortaleza de Belgrado onde muitas pessoas estavam vendo o por-do-sol.

Lugares onde as pessoas aproveitam a vida

Chegando lá o centro de informações já estava fechado e acabamos tendo que nos contentar com o mapa que tínhamos e as informações que tínhamos lido no guia lonely planet, que gostamos sempre de olhar.

Lá já estava escrito que a cidade de Belgrado não é uma cidade bonita e que íamos nos surpreender com tantas pessoas pelo centro, que a maioria eram locais e que teríamos a sensação de que as pessoas realmente aproveitam a vida.

Realmente foi isso que vimos, muitas pessoas pelos cafés, restaurantes lotados, enquanto seguíamos o mapa e encontrávamos os monumentos que estavam apontados ali.

Pelo centro da cidade vimos ruas completamente lotadas.

Decoração diferente e colorida pela ruas de Belgrado na Sérvia.

Mais do centro de Belgrado, capital da Sérvia.

Conversa e sugestão de roteiro

Estamos acampando desde que saímos de Berlim e isso tem ajudado muito a balancear os custos aqui na Europa. Saímos da cidade e tentamos achar um camping que estava a 35 km, mas não encontramos e voltamos para perto de Belgrado e ficamos em um hotel na estrada.

No dia seguinte, tivemos a oportunidade de conversar muito com o dono do hotel. Foi muito interessante, pois ele falava inglês bem e teve paciência para responder todas nossas dúvidas sobre o país, discutimos sobre politica, sobre a guerra de Sarajevo e também sobre Kosovo.

Lembrando que era a opinião de um sérvio sobre os acontecimentos, mas para nós é muito enriquecedor. Ficamos quase três horas batendo papo com ele e foi muito legal! Mais um amigo do VLE.

A placa de boas vinda para a Sérvia.

Seguimos caminho para Nin

Ainda seguimos para Nin, onde só ficamos uma noite e também tivemos uma garota que nos ajudou a chegar ao centro de informações e também quis dividir um pouco da história do país conosco. Falou da nostalgia das pessoas de mais idade em relação a Iugoslávia e como a nova geração não quer fazer parte da União Europeia. Sempre adoramos essa oportunidade de ouvir pessoas locais e saber mais da história, entender seus pontos de vista, é sempre um grande aprendizado.

Não tivemos a oportunidade de ficar e conhecer mais dos lugares e os que conhecemos não nos surpreendeu. Colocamos essa nossa opinião no facebook e tivemos algumas críticas. Acho que vale lembrar, principalmente para os leitores que acompanham o site e gostam do nosso conteúdo, que somos um casal viajando o mundo e que temos opinião sobre os lugares, não estamos aqui para falar que tudo é bonito e legal.

Para nós a história do país e ter conversado com pessoas locais, foi muito mais enriquecedor do que qualquer outra coisa e isso que vale para nós como experiência.