Faça hoje o que você pode fazer amanhã

Não é de hoje que temos falado e escrito sobre o uso das tecnologias para nos ajudar a viajar cada vez mais. Aplicativos como o PowerPoint, o Word e até o Outlook, tão comuns no nosso dia a dia, fazem toda a diferença quando você sabe usa-los.

Em 2003, muitos anos atrás, quando eu coloquei na minha cabeça que queria entrar no mercado financeiro, eu fui tentar entender o que aqueles caras que tinham oito monitores e dois telefones na orelha precisam saber, que tipo de conhecimento e ferramentas era necessário para eles. Foi nessa época que eu fui estudar a fundo o Excel, programação em VBA e mais um monte de funções que fizeram a diferença na minha carreira anos mais tarde.

Bom, quando eu saí do banco em 2013, agora com o propósito de viajar o mundo de carro, de criar um projeto próprio, de fazer disso o nosso trabalho (meu e da Chel), eu repeti o mesmo processo de 2003: O que eu preciso saber para essa minha nova carreira? Para essa nova profissão? E foi aí que eu entrei de cabeça no PowerPoint, Word e até mesmo no Outlook.

Minha vida no banco era assim

Conhecimento nunca é demais

Claro que para qualquer pessoa que já tenha usado o PowerPoint, Word ou qualquer outro aplicativo do Pacote Office 365, a ideia de se aprofundar em um programa de texto, simples como o Word, parece loucura. Mas é aí que descobrimos o porquê que existem centenas de engenheiros trabalhando para melhorar cada um desses programas.

Em 2013 nós sabíamos que ao longo dos próximos anos nossa vida seria na estrada, explorando o mundo, mas mais do que isso, dividindo conteúdo com vocês. Como nossa missão era criar conteúdo diário (e foram 43 meses de atualizações diárias) nós precisávamos ter certeza de que tudo que nos deixasse mais rápidos e eficientes, nós sabíamos na ponta da língua.

Coisas bobas como atalhos no teclado, ajuste da língua correta para as correções do texto, configurar a estrutura de tópicos para criar os subtítulos sozinhos ou até criar macros no Word para automatizar algumas tarefas. Claro que não aprendemos tudo, fomos fuçando na internet atrás de dicas, assistimos alguns tutoriais e o mais importante: começamos a colocar em prática essas dicas, testar elas no dia a dia, porque senão de nada teria valido nosso esforço.

E como as coisas não acontecem por acaso na vida, quando chegou a hora de escrevermos os livros do Viajo logo Existo, cada segundo que gastamos aprendendo se mostrou muito valioso.

Como minha mãe já dizia, “conhecimento nunca é demais”.

Nossa apresentação no PowerPoint em ação, rs!

Quanto antes, melhor, sempre!

Para nós é claro como água, quanto antes você começar a se envolver com algo, mais tempo você terá para aprender sobre ele, mais fácil será quando você realmente precisar se aprimorar nisso. Eu vejo a questão da informática, desde que lançaram os primeiros computadores de casa lá em 1990, por aí, eu sempre tive interesse por eles. Escrever textos, editar coisas, acessar a internet (na época discada ainda), fazer desenhos, o que saía de novo, lá estava eu mexendo.

A primeira vez que eu vi um PowerPoint na tela do computador foi em 1996, quando eu tinha doze anos de idade, eu lembro que o programa trazia algumas fontes pré-formatadas, coloridas e aquilo me fascinava. Mais velho eu aprendi sobre a transição de slides (tipo fade in, fade out) e eu achava aquilo maravilhoso. Em 2008, quando eu criei um blog de viagens, eu fiz todo o projeto do futuro site no PowerPoint abusando dos botões, formatos e fontes da ferramenta.

Em retrospectiva tudo isso acima não havia servido para nada, mas quando em 2012 quando decidimos que queríamos viajar o mundo, eu já estava muito mais familiarizado com o PowerPoint e a primeira coisa que fiz foi montar uma apresentação sobre o projeto, para que nós pudéssemos ir atrás de patrocinadores.

Inclusive, para qualquer pessoa que nos procura, perguntando sobre como conseguir parceiros e patrocinadores, a primeira coisa que perguntamos de volta é: você já tem uma apresentação para expor seu projeto?

Claro que existia e ainda existe muitas funções na ferramenta que eu não sei usar, mas se existe uma coisa legal na versão do Office 2016, são os designs já prontos. Isso é uma mão na roda, você simplesmente carrega eles e só muda o texto, dá para fazer apresentações em 5 minutos e não fazer feio.

Não tem jeito, todo conhecimento é acumulativo e sempre ajuda. Em 2017, quando viajamos o Brasil dando palestras, era a facilidade com a ferramenta que me permitia ajustar algo na apresentação entre uma apresentação e outra, sem ter que envolver a empresa que havia feito todo o layout. É nessas horas que eu fico feliz, rs!

Integração é o futuro

Desde que retornamos ao Brasil no começo de 2017 nossas vidas mudaram. Saímos daquela rotina de viajar de carro, meio isolados, para entrar de cabeça na profissionalização do Viajo logo Existo. Novamente entramos de cabeça nas ferramentas que seriam necessárias para essa nova rotina de nossas vidas.

Fizemos uma lista do que considerávamos mais urgente e no topo dela aparecia a palavra “integração”. Se existe uma coisa que avançou muito na última década, em nossa opinião, é a questão de integrar e-mail com calendário, compromissos, plataformas de gestão de clientes, OneNote…. Recentemente integramos o Outlook com o Dynamics 365, a plataforma de CRM da Microsoft onde cuidamos da nossa base de clientes, envio de e-mails, do relacionamento como um todo.

A lista é longa e ainda estamos aprendendo, mas só de termos tudo em um só lugar, no OneDrive, entre eu e a Chel, já tem ajudado muito o dia a dia, principalmente quando estamos em São Paulo cheios de reuniões e compromissos.

Agora é com vocês…

Se você chegou até aqui, a única coisa que eu tenho que reforçar é: estude, comece agora e não amanhã, está aqui o link do pacote Office 365, tem milhões de tutoriais na internet e o céu é o limite. Com certeza você vai se deparar com o PowerPoint, Word, Excel, OneNote, Outlook e mais um monte de programas deles em algum momento da sua vida.

Na hora que isso acontecer você vai lembrar desse post!

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Nossos guias de viagem
Seja o primeiro a receber os guias de viagens feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades e muito mais...
Quero receber dicas...
                                                                                                                      *não leva nem um minuto...
close-link