Loading...

Como tirar seu carro do porto de Cólon no Panamá

Colocar o carro no contêiner de Cartagena para Cólon se mostrou ser um processo muito chato, repleto de burocracias e o pior, muito desorganizado.

Ficamos impressionados com a desordem dentro dos portos, nos perguntamos como que esse pode ser a principal forma de comercio da maioria dos países do mundo.

Completamente sujo, com controles falhos, sem controle algum, testemunhamos motoristas rompendo o lacre do contêiner e distribuindo camisetas para todos os trabalhadores… Serio, foi um choque tudo isso! Pois bem, vamos ao desembaraço do carro…

A hora da verdade: abrindo o container para ver o carro depois da viagem

O contêiner que enviou nosso carro

Nosso contêiner estava previsto para chegar na segunda-feira pela manha, o navio havia aportado nas primeiras horas do dia e o contêiner deveria estar disponível por volta das 14hrs do mesmo dia, porém não estava. Por motivo desconhecido e não identificado ele não havia sido descarregado e teríamos que voltar no dia seguinte. Pois bem, quem nos deu essa informação foi os funcionários da SeaBoard, empresa que operava o nosso contêiner.

Alias, uma vez que você chegue na cidade de Cólon, peça para o taxista te levar para a entrada do porto, na entrada dos caminhões, nessa avenida suja, feia e caindo as pedaços você vai avistar o terminal de ônibus, o mini prédio da SeaBoard fica localizado logo atrás do terminal de ônibus. Conselho, se possível deixe sua esposa, mulher, filhos, malas e tudo no hotel, se possível vá somente os homens, por que o lugar é desagradável e demorado.

Nossos amigos do México que enviaram o carro junto conosco

Como funciona o processo

Voltamos na manhã seguinte, não esqueça de usar calças e tênis, bermuda e chinelo não são permitidos no porto. Fomos direto no escritório da Seaboard verificar se o contêiner havia sido descarregado, sim, ele havia! Diante disso deveríamos pagar em dinheiro vivo o contêiner, devíamos U$ 1000,00 – 5 minutos andando da Seaboard, dentro do porto, existe uma agencia do Citibank, fomos lá e sacamos os 500 dólares de cada um (estávamos com um casal de mexicano que dividiram o contêiner com a gente)…

Com o dinheiro em mãos pagamos na SeaBoard e agora começamos o trabalho para realmente desembaraçar o carro. Uma vez pago o contêiner você deve se dirigir ao piso inferior e ir direto ao caixa com a BL (documento que você recebeu quando embarcou o carro em Cartagena contendo todos os dados, etc) em mãos e solicitar o pagamento das taxas portuárias, pagamos algo como 180 dólares cada um… Feito isso o próximo passo é ir ate o escritório principal da Aduana, fica fora do porto e você vai precisar de um taxi. A corrida demora algo como 10 minutos.

Chegando na Aduana, você precisará explicar o que você precisa e eles vão te pedir uma carta solicitando a entrada do carro no país, possivelmente você não terá e eles te cobrarão 5 dólares para fazer. Para circular no Panama também obrigatório ter um seguro no auto, por 15 dólares eles ilegalmente também dão u jeito no seguro para você… Tudo meio esquisito, mas com tanto trabalho, ida e vinda, você não liga muito para isso tudo nesse momento.

O processo ali é lento e demorado, separe um dia INTEIRO para fazer todo esse tramite. Se possível tire copias da sua CNH, Passaporte (pag principal e folha do visto) e do documento do carro, alias já leve do Brasil umas 20/30 copias de cada, você vai precisar!

A alegria de ver o carro inteiro e funcionando

Tenha certeza que tudo está certo

Uma vez que você mate o que precisa fazer na Aduana principal você deve voltar para o prédio da Seaboard no porto e no andar inferior, onde fica a aduana local, controle de mercadorias, etc solicitar a liberação do seu conteirner, ela vai pedir os documentos originais e comparar com a BL, tenha certaza que esta tudo certo, o meu chassis estava com o ultimo numero errado, tive que voltar na Seaboard no andar de cima e pedir uma correção, parece simples, mas tudo toma tempo aqui, nada é direto e reto! Agora você precisará pegar um carimbo de cada guichê basicamente, isso é rápido!

Uma vez que você tenha feito isso, em tese, você deve estar liberado para entrar no porto e ir atrás do seu contêiner. Confirme 10 vezes com a aduana ali se mais alguma coisa é necessária. A entrada do porto fica a uns 800 metros, sentido agencia do Citibank, na portaria você deve explicar para o porteiro mal humorado que você está lá para retirar o seu carro que esta em um conteirner, ele vai falar um monte de coisa, etc, não de ouvimos, preencha o que tem que preencher e siga adiante. Voce precisará pegar uma van que te leve até o lugar aonde os conteiners são abertos, não me lembro o nome certinho… mas você vai descobrir lá… Chegando nesse lugar, novamente com a BL em mão solicite que seu contêiner seja aberto, ele deveria estar visível lá, você vai reconhecer pelo código e cor do mesmo.

Depois foi só curtir o Panamá e seguir em frente pela América Central.

Como foi com a gente no Porto de Cólon

O nosso não estava e por ser 4 da tarde ninguém estava muito afim de trabalhar por lá. Mas dissemos que TINHAMOS que retirar o carro naquele dia e ponto final. Em uma hora eles apareceram com o contêiner no pátio do porto. Esse momento é muito importante você esta por perto e verificar se todos os lacres estão do jeito que deveriam estar. Tire fotografia do mesmo antes de ser rompido e filme o abrimento do mesmo. Esse tipo de precaução ajuda a garantir que nada tenha sido colocado indevidamente no seu contêiner ou em caso do carro estar todo batido, quebrado ou até com algo roubado você filme isso em primeira mão. Sem ninguém ter CONTAMINADO o local ainda.

Sacamos nosso carro de dentro do conteirner e tudo estava em perfeito estado. Você deve assinar um termo que esta tudo ok e agora falta pouco para a liberdade… Com o carro você deve se dirigir para a área de “fumigação” – pergunte ali mesmo, eles irão te cobrar 3 dólares pelo serviço, você ira entrar com o carro em um lugar que parece um lava rápido e ele vai lavar seu carro com uma liquido meio denso, pronto, só se dirigir para a saída do porto, apresentar seus papeis e seguir viagem…

Depois de aproximadamente 10 horas direto no porto, enfim tiramos o nosso carro e seguimos viagem, esperamos que isso tudo ajude vocês, futuros viajantes!

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
2018-04-24T13:41:58-03:00
Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo, baixe nossos e-books e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
Nossos guias de viagem
Seja o primeiro a receber o guia de viagem feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades...
Quero receber dicas...
A página de e-books abrirá automaticamente
close-link
Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
 APROVEITE! ✈️ Baixe agora nossos guias de dicas de viagens gratuitamente! 
Baixar E-books
shares