Loading...

Como enviar seu carro de navio da Colômbia para o Panamá

Antes de começar a discussão sobre esse assunto, é legal explicar que ir de carro entre a Colômbia e o Panamá, por mais que fisicamente existe uma ligação, é praticamente “impossível” o caminho.

Algumas pessoas já fizeram, montam expedições, levam muitos dias, até semanas, etc.

Essa parte é conhecida como “Darien Gap” e por tanto tivemos que mandar o carro de Cartagena para o Panamá e então seguir viagem! Vamos ao post…

Bom, esse é um assunto que gerava muita dúvida e deixamos para estudar somente quando chegasse mais próximo da realidade. De Medellin começamos a mandar alguns e-mails que tínhamos descobertos na internet com intuito de começar a mexer no assunto.

Tudo que iremos relatar aqui é baseado no que passamos e pode carecer de outras informações, como concorrentes, outras opções, etc

Momentos finais, fechando o contêiner na Colômbia.

Vamos começar do começo:

Entramos em contato com a Seaboard, empresa americana de transportes marítimos, ela foi a primeira a nos passar uma ideia de preço e indicou que teríamos que ter um “agente” para fazer a Aduana e trâmites do porto.

Esse é um ponto muito delicado, porque diferente do custo do container que é fixo, o agente cobra pelo seu serviço e você dificilmente sabe o valor real do que está pagando. Depois de uma série de e-mails cheguei a ouvir de um agente que os custos totais dos serviços e impostos seriam algo próximo de 2mil dólares, uma loucura, recebemos também a indicação do agente Manfred Alwardt.

Porém ele demorou muito para responder meus e-mails, não era direto no assunto, não gostamos…. Porém em um contato com um agente do Panama. A Tea (que recebemos pelo facebook) descobrimos um casal de Mexicanos que estavam na cidade e tinham feito todo o processo por conta. Sem o tal do agente.

Entramos em contato e eles brevemente se dispuseram a nos ajudar. Abaixo segue os passos que você deve seguir para fazer todo o processo por conta própria, é bem chato e burocrático. Você fatalmente precisará de dois ou três dias inteiros somente para resolver isso, também de muita paciência, mas no fim dá certo…

Um longo e quente dia dentro do porto em Cartagena das Indias

Passo a passo durante o dia 1 

Como resolvemos para conseguir embarcar nosso carro para o Panamá.

Veja abaixo o passo a passo, dia por dia, com todos os documentos e burocracias que precisamos passar.

Passo 1

#1 – Você deve ir até o escritório da Seaboard e solicitar uma “Bill of landing” ou também conhecida como “BL” – esse é o documento inicial de todo o processo. Nele vai constar todas as informações do navio, nome, datas, seus dados, seu bem transportado, etc.

Passo 2

#2 – Com o BL em mãos você deve seguir para o escritório da DIAN, que é a agencia de Aduana Colombiana (endereço e detalhes abaixo) – lá se dirigir ao depto de exportações e solicitar um “formulário de exportação temporária” – preencha o mesmo e se dirija para o outro lado da rua do DIAN, onde existe umas casas de xerox. Você precisa tirar TRÊS cópias dos seguintes documentos:

  • Formulário de exportação temporária
  • Página da foto do seu passaporte
  • Página do visto válido para Colômbia em seu passaporte
  • Documento da Aduana de entrada no país – uma folha com todos os dados do carro, fronteira de entrada, etc

Grampeie uma cópia de cada um deles, se dirija novamente ao Dpto de exportações da DIAN, você deixará uma cópia desses documentos lá e nesse mesmo momento agendará a inspeção aduaneira em seu carro (Agendamos para o dia seguinte as duas horas da tarde e eles vão atrasar). Com o navio saindo na sexta-feira, provavelmente você deverá fazer a inspeção na quinta-feira pela tarde, sendo que o carro já deve ir para o contêiner nesse mesmo dia. A DIAN deve carimbar todas as vias que você preencheu.

Passo 3

#3 – De posse dos documentos devidamente carimbados ou assinados pela DIAN você deve agora regressar ao porto (chamado Compas) e se dirigir ao “Centro de documentos” (passando a entrada de pessoas do porto a direita) – lá você deve entrar com o pedido da revisão aduaneira e da fatura de serviços portuários.

Com elas em mãos você pode pagá-las ali mesmo, em um caixa do banco de Colômbia – pagamento em dinheiro é recomendável, agiliza o processo. Não esqueça de guardar o comprovante, o porto é meio desorganizado e podem te pedir isso nos próximos passos.

Passo 4

#4 – Na central de documentos solicite o envio de um e-mail para a central de segurança do porto pedindo para autorizarem sua entrada na manhã seguinte no porto. Isso vai agilizar sua entrada.

Guarde todos os papéis que você preencheu, recebeu, etc em uma pasta, você vai precisar deles. Existe um que parece uma planilha, você deve tirar três copias dele, fora do porto na avenida principal existe algumas lojas que fazem esse serviço.

Já no Panamá, abrindo o container.

Inspeções e embarque: dia 2 

#1 –  Com a fatura paga, comprovantes em mãos se dirija COM SEU VEÍCULO ao porto o mais cedo possível (8 da manhã) – para o carro perto da entrada, desça e explique sua situação para o fiscal, ele fatalmente vai pedir seu passaporte para verificar se sua entrada está autorizada ou não no porto. Esse mesmo fiscal pedira para você as três copias da “planilha”- ele te instruíra os campos que você deve preencher com seu nome, passaporte e placa do carro. Esse processo todo deve levar algo como 1-2 horas. Feito isso você será autorizado a entrar no porto com seu carro, ele irá te orientar onde parar e o que fazer.

Passo 2

#2 – Após a entrada no porto, você deverá aguardar os agentes do porto fazerem um inventário externo do seu carro. Elas anotaram todos os equipamentos que o carro possui por fora e colará um adesivo no vidro do seu carro com o nome do navio (o nosso era Alexia 20), chassi do carro e mais uma matrícula. Essas agentes mesmo irão te acompanhar, dentro do seu carro se possível, até o pátio onde você deve estacionar seu veículo e seguir para os próximos passos.

Passo 3

#3 – Nesse momento seu carro já está disponível para receber a inspeção física da Aduana ou DIAN – o horário combinado era algo próximo das 14:30hr, você pode se dirigir ao Centro de Documentos do porto e pedir gentilmente para alguém ligar na DIAN e confirmar a vistoria/atendimento. Após a vistoria, tenha certeza que ela assinou seus papéis, isso permitirá que seu carro saia do país e esteja pronto para seguir para o próximo passo.

Passo 4

#4 – Nesse momento, com todos os documentos em mãos você deve se dirigir a POLICIA DE NARCOTICOS (prédio ao lado da entrada de caminhões, bem escondido, você precisa sair do porto para chegar nas janelas que eles atendem, não hesite em perguntar porque é bem difícil de achar) – lá você deve explicar que seu carro já esta no pátio e que necessita fazer a inspeção de Narcóticos.

Que a DIAN já fez a inspeção de Aduana e que somente falta essa etapa para prosseguir com o embarque no contêiner. Eles fatalmente irão te pedir para ver vários documentos e o ideal é que você tenha cópia de todos, para não correr o risco de ficar sem algum depois. Uma vez resolvido ali você deve seguir para o posto da policia de narcóticos dentro do porto (perto da Seaboard) – lá os simpáticos (sério mesmo, são gente fina) irão te acompanhar até o carro, solicitar que você retire tudo do carro, irão verificar todo seu carro, inclusive com um cachorro, etc e acompanhar você até o carro estar fechado dentro do container.

Passo 5

#5 – Com a vistoria da DIAN e de Narcóticos feitas você está apto para colocar seu carro dentro do container, que fatalmente já estará bem próximo do local aonde foram feitas as vistorias. Dirija o carro, pare dentro do seu container e solicite o serviço de “amarras” no veículo, para ele não “sambar”. Aproveite esse momento para tirar foto do container. Dele vazio, dele com o carro dentro, dos números deles e se possível filme todo o processo dele sendo fechado. Tire foto dos lacres, dos números deles, etc – container fechado, etapas finais agora!

Passo 6

#6 – Com todos os documentos em mãos e devidamente preenchidos, carimbados e assinados se dirija ao Centro de documentos dentro do porto e solicite o “LEVANTE”, um documento ligado a exportação do carro, eles irão gerar um boleto e você deve pagar ali mesmo na hora, o nosso foi 60 dólares convertidos em pesos colombianos. Após o pagamento, se dirija novamente aos atendentes e peça para eles verificarem se existe AINDA algum processo em aberto, com tudo certo siga para o passo final.

Passo 7

#7  – Dirija ao escritório da Seaboard, procure pela pessoa que te ajudou desde o começo (contatos abaixo) – e lhe entregue TODOS os documentos comprovando que todos os passos foram devidamente seguidos e concluídos. Ela/e deve confirmar que tudo está correto e devidamente feito.

Passo a passo: DIA 3 (Precaução)

#1 – Na manhã do embarque ligue para a Seaboard e questione se está tudo certo, fizemos isso no final do dia e por um erro de processo quase que nosso container não sai, ou seja, ligue cedo e qualquer coisa você ainda pode ir lá pessoalmente e resolver.

Custos container e taxas

  – Container – Empresa Seaboard
USD$ 700,00 (container de 20 pés) – USD$ 1200,00 (container de 40 pés)
Frequência de viagem – toda sexta-feira
Tempo de viagem – 1/3 dias (mais embarque e desembarque, algo como seis dias)
  – Outros custos – Porto Compás (esse é o nome do porto que fizemos o processo, existem outros na cidade)

Fatura de serviços portuários :

  •   container de 20 pés sai por C$735mil pesos ou USD$ 380,00
  •   container de 40 pés sai por C$775mil pesos ou USD$ 415,00

 Levante – Nacionalização do seu veículo:

  •  60 dolares convertidos em Pesos – algo como 112mil

Lista de Contatos 

Compas – esse é o nome do porto. 
End –  Barrio Bosque Avenida Pedro Velez # 48-14.

Seaboard  (ela fica dentro do porto Compas)
Website – www.seaboardmarine.com
Contato 1 –   Viviana Tinoco Contreras
Viviana.Tinoco@seaboardcolombia.com.co
Tel – Phone: (57 – 5) 6722326/41

Contato 2 – Giselle Ferrer Ferrer
Giselle.Ferrer@seaboardcolombia.com.co
Tel: (57 5) 6722341 / 6722326

Contato 3 – Ambrosio Fernandez (Regional Manager da Seaboard Colômbia)
Ambrosio.Fernandez@seaboardcolombia.com.co

Agencia de Aduana (DIAN)
End – Carrera 25 com Calle 28 – Bairrio Manga
A maioria dos taxistas sabem – deixe seu carro no estacionamento que ele estiver e vá de taxi, tanto aqui como no porto não tem aonde parar ou pelo menos com segurança.

Agente
Manfred Alwardt –  manfred.al@gmx.net
Pie de la Popa, Parq. Res. “LA ERMITA”
Calle 29E #20-141, Apto 101
CARTAGENA de Indias / Bolívar – COLOMBIA
Telefone: +57-311-400-6394
//  +57-301-222-1255

Outras opções de transporte

Sanblas Ferry – www.sanblasferry.com

O Seanblas ferry é uma opção para enviar seu carro de Cartagena (Colombia) a Portobelo (Panamá) – ele diferente do processo acima onde você coloca o carro dentro de container fechado e lacrado, aqui voce dirige seu carro para dentro de um ferry (navio, balsa, etc), o que também é um processo conhecido como RO-RO – porém nesse caso é diferente porque você pode ir na mesma embarcação do seu carro.

Nos processos convencionais em grandes barcos, você deixa seu carro no pátio do porto e a empresa se encarrega de dirigir ele para dentro do navio, o que faz necessário deixar a chave do carro em poder deles, já ouvi relatos de roubos de coisas nesse método – porem voltamos ao Sanblas ferry. Ele leva 24 horas para fazer o percurso, geralmente sai as quintas-feiras de Cartagena e as terças-feiras no sentido oposto do Panamá. Ele está em operação desde Outubro de 2013, ou seja, é recente e vale a pena mandar email antes, saber se estão ainda operando, etc

Tabela de preço – http://sanblasferry.com/html/pricelist-precio-preis.html

Contato – e-mail: info@sanblasferry.com – Panama: +50767277337 – Colombia: +573145427547

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
2018-05-05T17:26:54-03:00
Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo, baixe nossos e-books e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
Nossos guias de viagem
Seja o primeiro a receber o guia de viagem feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades...
Quero receber dicas...
A página de e-books abrirá automaticamente
close-link
Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
 APROVEITE! ✈️ Baixe agora nossos guias de dicas de viagens gratuitamente! 
Baixar E-books
shares