Loading...
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Saiba como solicitar o certificado internacional da vacina da febre amarela

Para alguns países, a entrada do viajante só é permitida com o certificado internacional de vacina da febre amarela, que garante que ele está imunizado contra a doença.

Tomar a vacina contra a febre amarela é uma exigência de entrada que alguns país fazem. Sem o certificado internacional de vacina, o turista não consegue comprovar que já está tomou a dose da vacina e, consequentemente, não consegue embarcar para o destino.

Países como Austrália, Tailândia, África do Sul e Índia exigem o certificado internacional da vacina da febre amarela. Sem ele você não consegue nem fazer o check-in aqui no Brasil. O mais recomendado é tomar a vacina em até 10 dias antes da viagem, e nesse prazo solicitar o certificado internacional da vacina da febre amarela.

Vale a pena lembrar que desde julho de 2016 a vacina da febre amarela passou a ter validade para a vida toda. Ou seja, basta tomar uma dose para ficar imune. Antes a vacina só era válida por 10 anos e o viajante precisava tomar um reforço após esse período.

O certificado é obrigatório para entrar em mais de 130 países

Primeiro passo: tomar a vacina

O primeiro passo para tirar o certificado internacional da vacina da febre amarela é, obviamente, ser vacinado. Para isso, procure um posto de vacinação municipal ou estadual que fique próximo a sua residência. A aplicação é gratuita, e costuma ser sem hora marcada. Para esse processo você só precisa apresentar a carteira de identidade.

Após a vacinação, você receberá um certificado que comprova que tomou a dose contra a febre a amarela. Nesse papel constará todos os dados importantes, como a data de administração, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde. É importante guardá-lo, pois é com ele que você conseguirá obter o certificado internacional da vacina da febre amarela junto à Anvisa.

Só não se esqueça que a vacina deve ser tomada com, no mínimo, 10 dias de antecedência da data do seu embarque.

Para algumas regiões do Brasil também é recomendado se vacinar contra a febre amarela

Segundo passo: Realizar o pré-cadastro no SISPAFRA

Para agilizar e tirar o certificado internacional da vacina da febre amarela, você precisa fazer o pré-cadastro no site da Anvisa. Ao acessar essa página, basta clicar em “cadastrar novo”, no canto superior direito e preencher com seus dados.

Terceiro passo: comparecer ao Centro de Orientação para a Saúde do Viajante

A emissão do certificado é gratuita e feita nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa. Eles estão localizados em portos, aeroportos e regiões de fronteira. Também é possível obter o certificado em unidades de atendimento credenciadas do Sistema Único de Saúde (SUS). Clicando aqui você confere quais locais emitem o certificado.

É imprescindível o comparecimento ao estabelecimento que emitirá o certificado, pois, o viajante precisará assinar o documento. O recomendado é entrar em contato com o Centro de Orientação mais próximo para saber o horário de funcionamento. A boa notícia é que o certificado internacional da vacina da febre amarela fica pronto na mesma hora.

Quais documentos são necessários para fazer o certificado internacional da vacina da febre amarela?

Para obter o certificado, você deverá apresentar cartão nacional de vacinação, aquele mesmo que você recebeu quando foi se vacinar, e um documento de identidade original com foto. São aceitos documentos como a identidade a Carteira de Identidade (RG), o Passaporte ou a Carteira de Motorista válida (CNH). A certidão de nascimento é aceita para menores de 18 anos. O viajante também deve apresentar um comprovante de viagem ao país com exigência do certificado.

O processo pode parecer difícil, mas é bem tranquilo. Em pouco tempo você consegue adquirir seu certificado internacional da vacina da febre amarela e ir viajar sem problemas.

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
2018-06-20T06:29:04+00:00
Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
shares