Como lavar roupa durante a sua viagem pelo mundo

Algumas dúvidas sobre o cotidiano da viagem, como lavar roupa na estrada, não tinha respostas até o dia que começamos a viagem.

Lavar roupa na estrada é mais fácil do que pensamos. Sem falar que ao mesmo tempo que não temos muitas roupas, temos toda a liberdade do mundo para usar combinações esquisitas quando as roupas estão acabando, não que a gente goste de fazer isso, mas as vezes a necessidade fala mais alto que o “bom gosto”.

É mais fácil encontrar uma lavanderia pelo mundo do que você pensa.

Lavar roupa na América do Sul

Na América do Sul, como geralmente ficávamos em hotéis muito simples, sempre existia a possibilidade de solicitar no hotel o serviço de lavanderia e por um preço bem acessível e assim ter as roupas todas limpinhas. Geralmente levava um dia, por ai. Conforme começamos a ficar na casa das pessoas, as pessoas também nos ofereceram as máquinas de lavar e isso começou a salvar o nosso trabalho de achar lavanderias pelas cidades.

Fora a roupa do dia a dia, temos ainda toalhas e a roupa de cama, para quem não sabe temos uma barraca em cima do carro, lá temos um colchão e travesseiros (4 no caso, porque gostamos muito) e então sempre tem lençol e fronhas para lavar. Sem falar que vira e mexe chove e entra um pouco de umidade na barraca, criando uma necessidade ainda maior de lavar tudo.

Tivemos um imprevisto também que foi uma chuva sem fim enquanto estávamos no México e com isso entrou muito água na caixa que tínhamos em cima do carro, e geralmente colocamos as roupas de frio lá para ganhar um espaço dentro do carro. Com isso, mesmo sendo calor, tivemos que mandar lavar todos os nossos casacos, caso contrário eles mofariam. De resto, foi tudo rotina.

Em 38 meses de viagem lavamos a roupa mais de 50 vezes, o que foi razoável, mais de uma vez por mês.

Acampando na Grécia e as roupas penduradas no varal feito no carro.

Chegando ao limite

Agora para falar bem a verdade, pela primeira vez chegamos no limite, se duvidar eu e o Leo não temos mais do que duas camisetas cada um. Ficamos poucos dias em cada cidade nesse trecho de leste europeu e sempre acampando, o que muitas vezes dificulta lavar roupas porque é uma rotina que leva algumas horas entre lavar e secar. Por ser verão aqui na Europa os campings estão sempre cheios e com muitas famílias e crianças e todo mundo precisa lavar a roupa, resultado: as poucas máquinas estão sempre lotadas.

Mas na próxima cidade que deve ser Istambul, já planejamos que vamos ficar mais dias e vamos conseguir lavar nossa roupa. Ufa!

Usei essa jaqueta 750 vezes, nem sempre dava para lavar!

Onde lavar roupa na estrada?

Campings – Não é em todos os campings que você vai encontrar lavanderia, mas nos Estados Unidos e Europa é mais comum e por algo entre 5 e 10 dólares você pode usar uma maquina mais os produtos necessários.

Hoteis e hostels – Varios deles na América do Sul e Central ofereciam o serviço, muitas vezes você precisa conversar na recepção e a própria pessoa que trabalha no lugar topa levar para casa e trazer no outro dia para fazer uma renda extra

Lavanderia de rua – Nos Estados Unidos é comum achar uns lugares cheio de maquinas de lavar e secar, você paga algo como 1 dólar e usufrui do serviço, rapido e pratico! Nos demais países você encontra lavanderias que cobram por peso.

Casa das pessoas – Nesses 3 anos ficamos mais de 400 dias na casa das pessoas, lá foram os momentos perfeitos para podermos lavar todas as nossas roupas.

O segredo é: onde tem turista, tem lavanderia!

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Nossos guias de viagem
Seja o primeiro a receber os guias de viagens feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades e muito mais...
Quero receber dicas...
                                                                                                                      *não leva nem um minuto...
close-link