Loading...

Como foi nossa experiência acampando pelo mundo? 

Durante quatro anos nós viajamos o mundo de carro, cruzando mais de setenta países, e nesse post vamos contar um pouco de como foi a nossa experiência acampando pelo mundo.

Confesso que o fato de nunca termos acampando antes de cairmos na estrada para viajar o mundo de carro, não era das sensações mais confortáveis.   

Tínhamos uma série de receios quanto ao conforto, a segurança, a adaptação como um todo, afinal estávamos saindo de um apartamento confortável, e indo morar em um carro com uma barraca no teto.  

Simples assim, nossa mudaria da agua para o vinho em menos de 24 horas. 

barraca de teto carro

No início da viagem, com o Coyote, nosso carro que tinha a barraca no teto

Acampando pelo mundo, o começo 

Caímos na estrada com uma certeza: se não nos adaptássemos a vida dentro de um carro, fatalmente nossa viagem não iria longe. Acampar é a forma mais barata de se viajar, e quando se pretende ficar anos na estrada, essa pode ser uma solução inteligente para os gastos.  

O desafio de viver acampando pelo mundo por si só poderia ser uma pressão em nossas vidas, mas não, estávamos tão animados com a nossa nova rotina que tudo era novidade. Dormir na barraca é só a ponta do iceberg quando se viaja de carro. Toda a rotina que gira em torno de acampar passa a consumir horas do seu dia. Arruma a cama do jeito certo para fechar a barraca, recolhe as cadeiras, limpa as louças, arruma o armário, estuda o próximo destino, carrega as baterias…   

Essa lista é longa e o desafio, imenso.  

acampando no uruguai

Um dos primeiros acampamentos da viagem, no Uruguai

Os melhores lugares para acampar no mundo  

Não é em todo mundo que existe a cultura de acampar e isso impacta diretamente na qualidade dos campings que você vai encontrar por aí. Infelizmente, ainda em muitos lugares do mundo o ato de acampar está ligado a algo de baixa renda, pobre. Nesses países geralmente os campings são ruins e pouco estruturados.  

Por sorte existe uma grande parcela do mundo que adora acampar, principalmente na Europa e África. Claro que não podemos generalizar, mas países como Croácia na Europa e Namíbia na África são paraísos de campings.  

Na Europa é muito comum você encontrar os campings municipais, nem sempre com uma boa infraestrutura, mas com bons preços e com a segurança necessária para você passar a noite. Nas regiões de praias, principalmente no Mediterrâneo, existem campings que são praticamente hotéis, inclusive nos preços. 

Mas é na África que a nossa paixão por acampar aumentou exponencialmente. Países como África do Sul, Namíbia e Botswana oferecem a melhor estrutura que vimos até hoje. Não só bem localizados, mas com áreas individuais com churrasqueiras e banheiros. Era praticamente uma casa, só que dormíamos no carro.   

A demanda é tão grande que muitos deles são necessários reserva-los com meses de antecedência e chegam a custa mais de 50 dólares a noite. 

Se você gosta de acampar, pode adicionar esses países em sua lista! 

acampando em Botswanna

Acampando em Botswanna

acampando no zimbabue

Preparando a barraca para dormir no Zimbábue

acampando no quenia

Hora do almoço no Quênia

Acampando pelo mundo, melhor não 

Porem da mesma forma que alguns países e regiões brilham no quesito “acampando pelo mundo”, existe um lado do mundo onde acampar não é uma boa opção.  

Apesar de existir alguns nos vários países da América Latina, com exceção do México (que tem excelentes campings para atender a demanda americana) e da Patagônia, o restante deixa a decepcionar. Geralmente os campings nesses lugares não passam de um terreno sem infraestrutura nenhuma. Não possuem cozinha, segurança adequada, são escuros, os banheiros sujos e a agua quente, nem sempre é quente, rs.  

Outra região do mundo que não rolou de acampar foi a Ásia e existem dois motivos claros para isso: primeiro que não tem campings em países com o a Índia ou Mianmar, segundo porque o calor que faz por lá simplesmente frita quem estiver dentro da barraca. 

O lado bom nessa região é que a hospedagem é bastante acessível em termos de preços. Era comum gastarmos menos em um hotel bacaninha na Tailândia do que em um camping médio na Eslovênia. 

 

 

acampando pelo mundo

Acampando pelo mundo, conhecendo novas culturas

Sentimos saudades da barraca 

Nossa experiência como um todo acampando pelo mundo foi muito positiva. Não é raro nos pegarmos lembrando das noites de fogueira ao lado da barraca na Argentina, das noites em postos de gasolinas na Alemanha, da goteira que rolou na Costa Rica e assim vai…  

Ao longo de quatro anos nos acampamos pelo mundo e descobrimos o prazer de estar tão próximo da natureza. E isso é algo que temos quando acampamos. Seja na areia da praia, embaixo de uma arvore na floresta, na frente de um lago, no meio da savana africana.   

Somos privilegiados de termos vivido milhares de experiências que nunca nos esqueceremos. E com certeza muitas delas só aconteceram porque estávamos ali, acampando pelo mundo! 

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
close-link
2018-07-07T15:08:25+00:00
Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
close-link
shares