Home – Europa – Polônia – Post.

Você vai se surpreender com a Mina de sal de Wieliczka na Polônia

Este lugar entrou em nosso roteiro por ser um patrimônio da humanidade pela Unesco. Mas assim como nós, você vai se surpreender com a Mina de sal de Wieliczka na Polônia.

Nossa passagem pela Polônia estava sendo proveitosa, e apesar de um começo meio amargo, com a visita ao campo de concentração em Auschiwitz, agora era hora de mudar de ares. Nosso destino era outro patrimônio da humanidade, mas agora não pelo mesmo motivo “bruto” que o nosso primeiro tour pelo país. Você vai se surpreender com a Mina de sal de Wieliczka na Polônia.

Confesso que nunca tínhamos ouvido falar da tal mina de sal e depois de ver tanta coisa bonita e interessante pelo mundo, as vezes ficamos meio céticos sobre o próximo passeio, principalmente se não vimos uma boa foto ou recebemos uma boa recomendação, mas lá fomos nós. O GPS fez seu trabalho e em menos de 20 minutos estávamos estacionando o carro.

A primeira surpresa foi a fila, que se extendia por quase cinquenta metros da entrada, nossa sorte que ela era para locais e as dos turistas em inglês estava tranquilo. Pagamos, pegamos os fones para o guia e aguardamos a próxima saída.

É impressionante saber que tudo isso é de sal!

Dentro de uma Mina de Sal

Junto com nosso grupo de 30 pessoas iniciamos a descida ao primeiro nível, agradáveis 15 minutos constantes de descida, suficiente para deixar a perna bamba lá embaixo. Apesar do grupo grande, todos seguiram firmes e fortes escada abaixo.

Bom, vamos começar! Nosso guia falava um inglês carregado, mas bem limpo e possui um senso de humor aguçado, tirando um risada de todos a cada nova explicação. Demorei para me impressionar pelo que vi, a não ser pelo fato que estávamos a quase 100 metros de profundidade em uma das mais antigas minas em produção (ela produziu sal até 2007).

As Minas de sal de Wieliczka são um dos principais pontos turísticos da Polônia.

Hora do show em Wieliczka na Polônia

Fora isso estava tudo meio teatro, aquela coisa par turista ver (e nós somos o que?), mas tudo bem… O passeio tinha duração prevista de três horas e muita coisa ainda iria rolar.

Mais do que as estátuas de sal puro, ou os bonecos que ajudavam a “criar” uma ideia de como era a vida na mina, novamente o que mais me chamava a atenção era a oportunidade de estar ali, na Polônia vendo um mundo completamente diferente do que havíamos visto até agora…

Mas tudo mudou quando nos aproximamos da grande igreja de sal que ali existe, aquele templo salgado e sagrado era de uma beleza quase que indescritível em palavras… tudo em um cinza, mas 99,9% sal, lindo!

O que fazer com tanto sal? Uma escultura talvez…

Leva-se mais de uma hora descendo para chegar nos salões principais.

É até possível casar nas profundezas da mina

Realmente valeu a pena!

Seguimos novamente em frente e naquela altura do passeio as coisas começaram a melhorar, surgiram grandes câmeras de sal, com água, com tetos de madeira branca, tudo muito interessante, bonito e, claro, diferente!

Para finalizar, já a quase 130 metros de profundidade, sentamos e comemos uma boa comida polonesa, por um preço acessível, no que será nossa refeição mais “profunda” de nossas vidas… ah, o lugar oferece internet grátis lá nas profundezas, possivelmente a conversa por whatsapp mais “profunda” que já tivemos também.

Para finalizar você retorna ao mundo real de elevador, e o mais interessante é o caminho até o mesmo, onde você anda por corredores intermináveis…

Um passeio recomendável para todos os gostos! Você vai se surpreender com a Mina de sal de Wieliczka na Polônia, só se preparem para andar!

A prova que a mina é patrimônio da humanidade pela Unesco!