Loading...

O melhor da vida pelas montanhas de Omã

Sejam bem-vindos a Omã no Oriente Médio. O país número 87 em nossa longa volta ao mundo!

Antes de qualquer coisa, é importante dizer que estamos mortos de cansaço novamente!⠀ 

Nas últimas 36 horas nós dormimos somente TRÊS horas, e nem foram seguidas. Saímos de Yerevan, capital da Armênia a 01:00 da manhã para o aeroporto, nosso voo saiu as 3:30 para Doha, fizemos uma escala de duas horas e então seguimos para Mascate, capital de Omã. ⠀ 

Lá alugamos um carro e dirigimos por 150km em estradas tranquilas até um bloqueio policial onde deixamos nosso carro em um estacionamento. Tudo isso já estava programado. Lá pulamos para dentro de um veiculo 4×4 do nosso hotel e dirigimos por mais 40 minutos.⠀ 

Não poderia ter melhor maneira de descansarmos senão no conforto do hotel Anantara em Omã

Nossa longa jornada

Essa longa jornada de mais de 14 horas tinha um objetivo: chegar as montanhas de Al Jabal, um dos principais pontos turísticos de todo o Oriente Médio e destino de milhares de europeus em suas férias.⠀ 

Caramba, que loucura! Ontem a tarde estávamos no museu do Genocídio em Yerevan, na Armênia, e hoje estamos em outro país, em outro clima, outra língua… Brinquei outro dia que um dia como hoje teria sido um dia maluco em nossas vidas e alguém respondeu aqui: “Qual dia da vida de vocês não é maluco”?⠀ 

Confesso que rimos ao ler essa mensagem, rs! ⠀ 

Talvez ela tenha razão! Hoje foi um dos casos que nos pegamos refletindo sobre essas mudanças. Agora preciso dormir que amanhã cedo vamos conhecer algumas vilas históricas cedinho, precisamos descansar!⠀ 

Vimos um por do sol maravilhoso nos cânions 

Al Jabal no interior de Omã no Oriente Médio

Parte da nossa estadia no maravilhoso Anantara Al Jabal Al Akhdar Resort incluía além de uma massagem no spa, um passeio com guia pelas vilas históricas aqui das montanhas de Omã. E foi o que fizemos hoje! 

Antes que alguém pergunte sobre o preço do hotel, quanto custa um quarto*, etc – bom, não é a primeira vez que a rede Anantara faz parte do Viajo logo Existo, e sempre somos recebidos com portas abertas por eles. Quem lembra daquela vila que ficamos em Phuket na Tailândia? Ou seja, fomos convidados por eles para conhecer o novo hotel deles em Omã e ajudar mais pessoas a descobrirem esse lindo destino no mundo! 

Pois bem, as 9hrs seguimos com o motorista para as vilas abandonadas dentro dos cânions. Há 50 anos ainda viviam pessoas nessas vilas e dentro de algumas cavernas. É uma experiencia única caminhar no meio das casas só com as montanhas ao seu redor. O silêncio é tão grande que só se escuta a sua própria respiração. 

Por volta do meio dia, eu, chel e o nosso guia seguimos a pé por outras três vilas bem próximas do hotel. Essas são mais recentes, pessoas viviam ali até 15 anos atrás. Em ambos os casos o governo de Omã cedeu terrenos e ajuda financeira para as famílias se mudarem para a cidade próxima, com melhor acesso a escolas, bancos, etc… 

Nosso guia era muito bem informado e tivemos a chance de aprender não só sobre Omã, mas ainda muitas coisas sobre a religião muçulmana, sobre como eles vivem aqui, etc… 

As 14 horas almoçamos muito bem no hotel e fomos para nosso quarto aproveitar a bela piscina com vista para os cânions. Claro que ainda deu tempo de ver o maravilhoso por do sol! 

E o hotel Anantara ainda oferece um incrível tour pelos vilarejos da região

Dia de cair na estrada

Deixar o hotel bacana para trás e seguir viagem para Mascate, capital de Omã e onde vamos ficar baseado nos próximos dias. 

Nossa viagem por Omã tem sido tranquila, na verdade até mais fácil do que imaginávamos. Dirigir por aqui tem sido fácil, todas placas em árabes e inglês, transito tranquilo, asfalto excelente e o melhor combustível barato. 

Alias, vale muito mais a pena financeiramente alugar um carro do que ficar de taxi para baixo em para cima. 

Bom hoje fomos visitar um forte (Bhala Fort) que foi construído em 500 antes de Cristo. Essa é única fortaleza na lista de patrimônio das humanidade da Unesco em Omã. Mas de verdade achamos ele meio decepcionante. Não pela sua arquitetura, mas porque ele tem pouquíssimas informações, não tem audioguide e nem nada do gênero. 

Ficar no hotel por si só já é uma experiência incrível, e o cuidado é com tudo, desde a arquitetura, que tem a cara de Omã até os mínimos detalhes

Aprendemos muito ao longo do caminho

Ou seja, você acaba não aprendendo muita coisa. O lugar como um todo é bonito, o céu estava lindo, mas ficamos com a impressão que ficou faltando algo. Existe também algumas fotos do mercado de Nizwa, estava fechado, mas mesmo assim demos uma passada! 

A duas horas ao norte existe ainda outro patrimônio da Unesco, mas como nosso destino final seria a cidade de Mascate, deixamos para uma próxima visita. 

Pegamos as estradas de pista dupla para Mascate, duas horas dali. No final do dia chegamos tranquilos na casa da Katia e Adilson, um casal de brasileiros que abriu suas casas para nós! 

Nizwa é a cidade mais perto e de lá é possível visitar alguns patrimônios da humanidade

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
2018-05-31T19:11:15-03:00
Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo, baixe nossos e-books e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
Nossos guias de viagem
Seja o primeiro a receber o guia de viagem feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades...
Quero receber dicas...
A página de e-books abrirá automaticamente
close-link
Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
 APROVEITE! ✈️ Baixe agora nossos guias de dicas de viagens gratuitamente! 
Baixar E-books
shares