As pirâmides da Cidade do México

A capital mexicana é caótica, o trânsito é infernal e ainda tem a questão da segurança. Porém tem algo realmente impressionante que você pode ver aqui, as pirâmides da Cidade do México.

Como comentei no post sobre Puebla, a viagem para o México foi decidida em cima da hora. Tínhamos um cruzeiro para o Caribe que foi cancelado em cima da hora, e nos deixou com alguns dias em Miami. Como não queríamos ficar por lá e temos uma amigona em capital mexicana, decidimos ir conhecer a cidade.

Há muito o que fazer na Cidade do México e também nos arredores, mas como tínhamos poucos dias, o que estava no topo da lista eram as pirâmides de Teotihuacán.

As famosas piramides de Teotihuacáns

O que ver além das pirâmides?

As pirâmides da Cidade do México são com certeza incríveis, mas, tem muita coisa para se ver na cidade e o difícil em poucos dias é escolher o que ver e o que vai ter de ficar para uma próxima visita.

Entre as opções há museus, lugares históricos, bairros modernos, cidades vizinhas com lagos, praias, a lista é longa… Mas, como tínhamos de escolher, optamos por um passeio que saia da capital e incluía também o santuário de Guadalupe e o centro comercial pré colombiano de Tlatelolco.

Contratamos o passeio pelo site Viator e o ponto de encontro era bem no centro. Como chegamos cedo, aproveitamos para dar uma volta na Plaza de la Contitución, vimos o Palácio de Belas Artes e o Palácio Postal. O centro é realmente lindo e a arquitetura belíssima.

Saímos junto com o grupo rumo a nossa primeira parada, que foi o centro comercial pré colombiano Tlatelolco, e ver essas ruínas astecas bem no centro da cidade e imaginar que boa parte deve estar embaixo dos prédios modernos é realmente incrível. Fora isso, o lugar foi cenário de um dos piores, senão o pior massacre da história do México. Na época estudantes protestavam contra as Olimpíadas de 1968 e contra o governo e as forças armadas abriram fogo contra os estudantes. Não se sabe ao certo quantas pessoas morreram, mas estima-se que entre 300 e 400 pessoas.

O santuário de Guadalupe por fora

O santuário de Guadalupe por dentro

O ponto alto do passeio: as pirâmides

Depois foi hora de seguirmos para um dos maiores santuários do mundo, o santuário de Guadalupe. O lugar é realmente impressionante e recebe aproximadamente 20 milhões de fieis por ano. A nossa guia era muito boa, explicava tudo muito bem em espanhol e inglês. O Santuário de Guadalupe também fica dentro da capital e por isso é uma curta distância do passeio anterior.

Finalmente, seguimos viagem por mais de uma hora até chegarmos ao complexo arqueológico de Teotihuacán que simplesmente é surreal! Essa é a palavra que melhor define o que achamos. Conforme a guia ia explicando um pouco mais sobre o lugar, e como sabemos pouco sobre aquelas pirâmides, mais a cabeça vai a loucura.

Você pode subir no topo da Pirâmide do Sol e também no topo da Pirâmide da Lua e de lá aproveitar a vista magnífica. Ficamos ali, sentados, extasiados com tamanha beleza… acredita-se que o lugar já era habitado em 400 A.C. e foi uma cidade importante por volta de 400 D.C. Os astecas encontraram a cidade abandonada por volta de 1.400 D.C. e a chamaram de Teotihuacán e não se sabe quase nada sobre sua origem e sua cultura.

A entrada das pirâmides

O visual de cima da piramide da lua 

Esse é um passeio para todas as idades

Valeu a pena o passeio?

Apesar de ter sido um passeio rápido, de um dia, achamos que foi bem produtivo! Saímos cedo da capital e com isso evitamos o trânsito pesado e a guia era muito boa, e a agência era a Amigo Tours.

Daria, como sempre dá, para fazer tudo com mais calma, aproveitar cada lugar com mais tempo, mas, era o tempo que tínhamos e tentamos fazer o máximo com ele.

Aproveitamos que temos uma amiga por lá, e que mora no bairro de Polanco, para também aproveitar o dia a dia com ela e ver o que as pessoas fazem no dia a dia, sem ser os lugares turísticos, já que isso é algo que também muito nos interessa.

Felizes da vida no México

E uma reflexão para dividir com vocês…

O que você faria para encontrar a sua melhor amiga? Resolvi começar o texto com essa reflexão por conta de uma mensagem que recebemos ontem aqui no Insta. ⁣Na ocasião, uma seguidora que acompanha o projeto há anos nos questionou sobre um stories que fizemos aqui no México 🇲🇽. Ela dizia que não dava nem para ver o que era, que não tinha graça e questionou o motivo das nossas viagens? Se viajávamos somente para dizer que estivemos nos lugares?⁣⠀
⁣⠀
Como RARAMENTE (uma vez por ano) recebemos mensagens negativas, ou as vezes grosseiras, confesso que parei, li, li novamente e refleti o quanto aquilo fazia sentido. Bom, sobre os stories serem rápidos isso não preciso nem falar nada, a ferramenta é assim. Existem outras plataformas com vídeos mais elaborados e longos. ⁣⠀
⁣⠀
Mas o que mais me pegou foi a pergunta sobre a finalidade de nossas viagens. Agora me diga, desde quando você precisa ter uma finalidade para viajar? Precisamos parar com essa ansiedade por rotular as coisas. Me fale, se eu te oferecesse agora uma viagem para Cancun com tudo pago por cinco dias, você não iria? Ou você ia precisar de uma finalidade?

A nossa finalidade é ser feliz, simples como isso! Somos abençoados de podermos fazer o nosso “trabalho” juntos, de curtimos essa vida pelo mundo todo e o melhor, ganhamos dinheiro assim! E por fim, se você pensa diferente, precisa de uma finalidade, que assim seja, quem sou eu para falar o que é certo ou errado. ⁣⠀
⁣⠀
O que eu falo é: reflita se você está feliz em sua vida, seja lá o que você faça. Se a resposta for sim, siga, se a resposta for não, mude. De forma simplista é isso…⁣⠀
⁣Por fim, respondendo a pergunta do começo, para ver uma amiga querida nós optamos por vir ao México novamente (porque em 2013 ficamos 40 dias por aqui) nem que fosse somente por cinco dias.

A viagem pode ser rápida de tempo, mas será daquela que nunca esqueceremos… e ai eu te pergunto: o que vale mais, tempo ou qualidade?⁣”

Este texto abaixo foi publicado no Instagram do Viajo logo Existo nos dias que estávamos por lá… 

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Nossos guias de viagem
Seja o primeiro a receber os guias de viagens feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades e muito mais...
Quero receber dicas...
                                                                                                                      *não leva nem um minuto...
close-link