Loading...
Japão2018-12-06T19:18:36+00:00

Japão

Tradições milenares convivem com a mais alta tecnologia na terra do sol nascente: o Japão. Localizado na Ásia Oriental, é a terceira maior economia do mundo.

Sua capital, Tóquio, é a metrópole mais limpa e organizada do planeta. Por lá você encontrará arranha-céus, as tradicionais casas de madeira, avenidas amplas, luzes neon, gueixas, trem-bala, sushi e muito mais. Surpreendentemente todos esses elementos juntos e misturados conseguem conviver harmonicamente.

Na região de Kansai você encontrará o lar cultural do país, com seus templos, palácios e castelos. Chegando ao Sul você entenderá a razão por Hiroshima ser um símbolo da paz. Descobrirá o Japão tropical em suas praias paradisíacas banhadas pelas águas azuis de Okinawa. Perto do Norte é possível avistar paisagens selvagens e montanhosas.

Um destino recheado de muito aprendizado. O país pode deixar você completamente encantado com tudo que ele oferece.

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

O centro de Osaka é encantador

Informações úteis

Capital: Tóquio
Moeda: Iene
Idioma: Japonês
População: 126,8 milhões
Requer Visto: Sim
Requer Vacinas: Não
Eletricidade: 110v
Código telefônico: +81
IDH: 0,909 (19º)

Quando ir ao Japão?

O Japão possui suas quatro estações muito bem definidas. O Inverno é bem intenso, variando entre 6° a 15°C e o Verão é muito quente.

É bem difícil definir os meses de alta e baixa temporada por lá. O que conseguimos analisar são as datas mais movimentadas. São elas os três grandes feriados do país: Ano Novo, Golden Week (fim de Abril a começo de Maio) e Obon (segunda semana de Agosto). Nessas épocas é bem difícil encontrar hospedagem, os trens e aeroportos estão sempre lotados e as atrações turísticas ficam cheias.

A melhor época para conhecer o país é na Primavera, nos meses de Março, Abril e Maio, ou depois do Outono em Setembro, Outubro e Novembro. Nessas estações as temperaturas são mais amenas e dá para aproveitar bastante. Esses meses são época das cerejeiras e não é período de férias escolares, resultando em filas e atrações bem mais tranquilas.

Alta temporada (junho a agosto): O Verão no Japão é bem quente e por ser férias, geralmente é bem cheio.

Média temporada (março a maio e setembro a novembro): De março a maio chega a primavera e o frio vai ficando mais ameno, os termômetros começam a esquentar e os lugares ficam mais tranquilos. Por conta da média temporada, sua viagem pode sair até 40% mais barata. Os hotéis acabam oferecendo bons descontos e promoções na compra de passagens aéreas.

Baixa temporada (dezembro a fevereiro): Caso você seja o tipo de pessoa que é apaixonada pelo frio, aposte na baixa temporada. Nessa época do ano as temperaturas não ultrapassam os 5ºC ou 6ºC.

Como chegar ao Japão?

Tóquio é a principal porta de entrada do país. Localizado na Ásia Oriental, não existem voos diretos do Brasil para o Japão. Você pode fazer conexão em Toronto e Vancouver, Londres, Nova York, Dubai, Los Angeles e Incheon.

As companhias que vão para o destino são: Air Canada, British Airways, Delta, Emirates e Korean Airlines.

Na capital existem dois aeroportos: o Aeroporto de Narita, localizado há 80 quilômetros do centro, e o Aeroporto de Haneda, mais central, localizado aproximadamente há 20 quilômetros do centro de Tóquio.

Uber: Algumas cidades do país disponibilizam o serviço do aplicativo. O preço é bem mais barato comparado aos táxis.

Trem: Uma das linhas mais conhecidas é a JR Yamanote Line, linha circular que conecta os centros comerciais e pontos importantes de Tóquio. Conhecido como Shinkansen, o trem-bala é um dos mais rápidos do mundo. Apesar do preço ser mais alto, são muito seguros, pontuais e práticos. Passam por estações de grande movimento, como Tóquio, Ueno, Ikebukuro, Shinjuku, Shibuya e Shinagawa.

CarPooling: CarPooling consiste em compartilhar um veículo e suas despesas em uma viagem entre vários passageiros. É uma solução econômica com possibilidades de conhecer novas pessoas e uma alternativa para ajudar o meio ambiente. Basta acessar o site que oferece o atendimento, informar a data e o destino e as opções de carona irão aparecer. No Japão um aplicativo que funciona é o Go Ride.

Metrô: Operadas por duas empresas diferentes: a Toei Transportation, com 4 linhas e a Tóquio Metro, com 9 linhas. Juntas elas cobrem toda a região central de Tóquio, principalmente dentro do parâmetro circular da JR Yamanote. Lá você paga por trecho, diferente de outros lugares no mundo.

Ônibus: Pontuais como os trens e metrôs, nas cidades com redes ferroviárias menos densas, como Kyoto, os ônibus são o principal meio de transporte público. Ao embarcar, o passageiro adquire um ticket e durante o trajeto o letreiro indica a próxima parada e o valor da tarifa referente a ela. Pontuais como os trens e metrôs, operam no centro da cidade.

City Pass: O passe mais conhecido por lá é o Japan Rail Pass. Válido durante um período de 7, 14 ou 21 dias consecutivos, foi criado especialmente para viajantes que pretendem visitar o país. É necessário comprá-lo antes de chegar ao Japão.

Navio/Barco/Cruzeiro: Existe um serviço de barcos entre as diversas ilhas japonesas. Eles são mais demorados, mas bem mais em conta do que o trem ou avião para se locomover.

Acessibilidade: Com o turismo aumentando 30% a cada ano no Japão, o governo do país estabeleceu uma meta: atrair 40 milhões de visitantes até 2020. Porém para os turistas que têm ou vivenciam deficiências, existem poucas informações on-line sobre acessibilidade. Com o intuito de informar, o Acessibilidade Japão é um site que divulga opiniões, em inglês, sobre hotéis e atrações do país. Possui informações desde acessibilidade nos trens japoneses, até frases simples em japonês para os visitantes. Além disso, possuem fotos com opiniões sobre acessibilidade dos muitos locais mais famosos do país.

O que não falta são lugares coloridos e cheio de luzes

Hospedagem no Japão

Por ser uma cidade grande, escolher onde se hospedar em Tóquio se torna uma tarefa complicada e dependendo da escolha do bairro, é possível que faça um pouco de diferença no aproveitamento da sua viagem. Por isso recomendamos que opte por um hotel que fique próximo a uma estação de metrô, assim você pode se deslocar mais facilmente.

Além disso, é importante ressaltar que se hospedar na capital não é algo barato, mas não faltam opções. Tóquio possui acomodações para todos os gostos, desde albergues a hotéis cápsulas.

Hotéis até 30 usd: Localizado apenas a 5 minutos a pé da estação JR Ikebukuro, o Sakura Hotel oferece acomodações confortáveis, equipe que fala inglês, buffet com café da manhã e wi-Fi gratuito. Os quartos contam com televisão, geladeira e banheiro privativo.

Hotéis até 70 usd: No centro de Tóquio, o Hotel Sunroute Higashi Shinjuku está localizado do outro lado da rua da estação de metrô Higashi Shinjuku. Disponibiliza wi-Fi gratuito, televisão e frigobar para o seu conforto. Está apenas a 10 minutos a pé dos famosos shoppings centers de Isetan.

Luxo: Para uma experiência de luxo, o Shibuya Excel Hotel Tokyu é uma ótima opção. Com conexão direta com a estação de trem de Shibuya, oferecendo fácil acesso aos transportes. Disponibiliza dois restaurantes nos pisos superiores, quartos confortáveis, wi-Fi gratuito e televisão de tela plana com decoração sofisticada.

Airbnb e Couchsurfing:

Para quem é fã da economia colaborativa, o Airbnb e o Couchsurfing são ótimas ferramentas. O Airbnb é uma plataforma em que você pode alugar tanto um apartamento ou casa, ou somente um quarto na casa de alguém. Tudo é feito pelo site e de forma bem segura.

Já o Couchsurfing é ainda mais ousado e alguém literalmente te oferece o sofá da casa para você dormir. O sistema oferece hospedagem na casa de moradores na cidade em que deseja.

Nas duas plataformas você precisa se cadastrar e fazer tudo pelo site. Em ambas plataformas é possível conversar com o proprietário e verificar sua reputação. O Airbnb é um serviço pago, quase um serviço de aluguel. Já no Couchsurfing, os anfitriões oferecem um espaço em suas casas sem receber nada em troca e você tem a chance de viver como um local do lugar que está visitando.

Segue um desconto para quem ainda não é cadastrado no Airbnb, só clicar AQUI.

O que levar para o Japão

Já sabemos que as quatro estações do ano são bem definidas no Japão, então é importante se atentar a qual época do ano você está indo conhecer o país. Um ponto importante que vale ressaltar em relação às roupas femininas, é que os braços e o colo à mostra não são muito bem vistos. Então é importante que as mulheres levem blusas com mangas e decote fechado. Se você for viajar no Verão, aposte em tecidos leves.

Em relação aos sapatos, leve os que você conseguirá retirar facilmente. Por lá eles têm a cultura de não entrar de sapato nos lugares. Carregue sempre na bolsa uma toalha para secar as mãos. A maioria dos banheiros não fornecem papéis toalhas.

O que levar no inverno: Prepare-se! Nessa época a temperatura varia entre 1ºC e 7ºC. O primeiro item obrigatório é o casaco. Blusas térmicas, tricô, cachecol, gorro, luvas e botas. Aposte também em luvas, cachecóis, tocas e blusas de lã. O vento por lá é congelante, e se você for uma pessoa com a pele muito sensível, invista em um bom hidratante. Pesquise se a época que você estiver lá é época de chuva, você precisará de um guarda-chuva.

O que levar no verão: Para o Verão invista em roupas de algodão. Os lugares possuem ar-condicionado, então inclua um casaquinho leve na sua mala. Não se esqueça dos repelentes, provavelmente você encontrará mosquitos em parques e jardins. Como os dias são mais longos e só começam a anoitecer lá para às 21h, foque em roupas diurnas. Os dias são quentes, então, coloque na mala shorts/bermudas, vestidos, saias, blusas de tecidos leves, camisetas, sapatilhas e sandálias e óculos de sol.

Veja também:

Comidas imperdíveis

A comida japonesa é formada por técnicas, desenvolvida durante séculos. Até o século X, a culinária era uma cópia da chinesa. Devido seus ingredientes, é considerada saudável e faz sucesso no mundo todo.

Sinônimo de pratos minimalistas com grande sofisticação estética, seus pratos típicos são, geralmente, preparados à base de peixes, frutos do mar, algas marinhas e arroz.

#1 Sushi: Bolinho de arroz japonês geralmente temperado com vinagre. Geralmente vem acompanhado de peixes, frutos do mar, .

#2 Ramen: O famoso “miojo”. Macarrão com caldo temperado com ervas, legumes e carne de porco ou peixe.

#3 Udon: Outro prato típico feito de macarrão. Esse é mais grosso, feito de farinha de trigo, sal e água. O caldo é à base de dashi, molho de soja e mirin. Outros ingredientes podem ser adicionados, como kamaboko, aburaage, tempura e cebolinha.

#4 Kobe Beef: Tratado como reis em um verdadeiro spa bovino, o corte do gado japonês Wagyu é um dos melhores e mais caros bifes do mundo.

#5 Comidas de Rua: As barracas de comida, bastante conhecidas por lá como Yatai, são adoradas pelos japoneses. Os pratos mais famosos são: Takoyaki (salgado em forma de bola, feito de manteiga e recheado com polvo cortado em cubos), Okonomiyaki (panqueca com repolho, mariscos, polvo e lula) e o famoso Yakisoba (macarrão frito com molho yakisoba, com carne de porco e legumes).

Um motivo para voltar logo para o Japão

Top 10 imperdíveis

  1. Se hospedar em um ryokan e dormir em um futon sobre esteiras tatami.
  2. Banhar-se em uma piscina térmica de um spa ou onsen.
  3. Assistir a uma peça de teatro kabuk ou um dia de lutas de sumo.
  4. Ver o Monte Fuji.
  5. Conhecer pequenas cidades históricas, como Takayama, Nikko, Kamakura e Kanazawa.
  6. Visitar um Centro de Treinamento de Sumô.
  7. Fazer uma aula de Espada Samurai.
  8. Conhecer uma fábrica de sakê.
  9. Comer coisas que você nunca ouviu falar.
  10. Participar dos rituais nos templos.

Dicas e Curiosidades do Japão

  • Os japoneses trabalham das 9h às 00h, todos os dias.
  • As crianças andam sozinhas pelas ruas, para ir e voltar da escola.
  • É o país que mais sofre com a ocorrência de terremotos.
  • Existem mais de 70 sabores de Fanta no Japão.
  • Está entre os 20 países com maiores taxas de suicídio do mundo.
  • 90% dos celulares são a prova d’água para que as pessoas possam usá-los no banho.
  • Produtores agrícolas japoneses inventaram a melancia quadrada para facilitar o seu transporte e armazenamento. Elas são cultivadas assim há mais de 30 anos.
  • As latas de cerveja no Japão vêm com informações em braile, para que as pessoas com deficiência visual não tomem álcool sem querer.
  • O país possui 110 vulcões ativos.
  • Algumas japonesas procuram dentistas para entortarem seus dentes, para que se pareçam mais jovens do que são.

Se você gosta de…

Adrenalina: Vá de Kurama a Kibune. Esta caminhada entre as duas localidades é o melhor passeio para se fazer em Kyoto. Você encontrará no percurso templos e santuários pelo Monte Kurama.

Caminhadas: Se você gosta de caminhar e conhecer lugares diferentes, que tal realizar uma caminhada por uma antiga linha de metrô que foi desativada e transformada em uma passarela com muito verde? Aberta ao público, a Coulée Verte tem 4km de percurso, começando em Bastille. A maior parte do trajeto é no alto, passando por cima das ruas e a outra parte é em terra.

Culinária: Visite o melhor restaurante de sushi do mundo, que passa despercebido por estar dentro da estação de metrô: o Sukiyabashi Jiro. É o único do ramo com nota máxima no Guia Michelin.

Encontro com Animais: Vá ao Parque de Macacos Jigokudani – Vale do Inferno, localizado ao norte do Japão. Lá você pode avistar os macacos tomando banho nas águas termais do parque. Para chegar até lá é necessário realizar uma trilha que tem ligação com uma floresta próxima, então se prepare para caminhar no frio.

Cultura: Em Kyoto conheça o Castelo Nijo, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco e de onde os xoguns davam ordens.

Paisagens memoráveis: Conheça o Fuji-Hakone-Izu National Park, onde você encontrará lindas cachoeiras com vista do Monte Fuji ao fundo.

Refúgios remotos: Fuja para o Templo Ryoan-ji, que possui um dos jardins de pedra mais lindos do Japão.

Vida urbana: Vá ao Mercado Tsukiji, o maior mercado de peixes do mundo e o mais famoso do Japão.

Vida noturna: Conheça a área de Golden Gai, uma espécie de gueto no coração de Tóquio. Excelente para sair e conhecer uma noite alternativa na capital. Com mais de 200 bares espalhados por seis ruas no meio da Shinjuku.

Nossa viagem pelo Japão

Amamos toda nossa viagem pelo Japão, na verdade já fazemos planos de voltar ao país para poder conhecer mais lugares mas também, para curtir esse lugar tão incrível.

Confira nos posts abaixo nossa viagem por lá.

O Japão é um país seguro?

O Japão é conhecido como um país muito tranquilo e seguro, então você se sentirá confortável por lá. Eles não têm tolerância a coisas erradas, como por exemplo, bêbados dirigindo, uso de drogas e nem permitem armas de fogo.

A lei é cumprida, então os números de pessoas que fazem coisas erradas são muito menores. Além disso, o fato do Japão ser uma ilha ajuda na proteção contra importação de drogas e armas de fogo.

A segurança dos cidadãos por lá é um item primordial. Uma coisa que o país faz muito bem é manter o foco forte na prevenção da criminalidade.

Veja também: 

Nunca nos sentimos tão seguros como no Japão

O que nós achamos do Japão?

Sem dúvidas um dos países que mais nos encantou no mundo inteiro! Tudo parece surreal no Japão e as vezes é difícil encontrar palavras que demonstrem o tamanho da nossa admiração pelo país e pela cultura japonesa.

Siga eles no Instagram: Leo Spencer e Rachel Spencer

Melhores Roteiros

Contrate um guia no Japão

Essa parte está em desenvolvimento, mais novidades em breve. Caso você já tenha usado o serviço de guia no país, ou conheça alguém, por favor nos indique pelo e-mail contato@viajologoexisto.com.br. Obrigado!

Intercâmbio

Escolher o Japão como destino para um intercâmbio te trará uma experiência marcante e enriquecedora. O país é conhecido por suas imensas metrópoles com tecnologia sofisticadas, dividindo o território com templos históricos.

Os japoneses são extremamente exigentes com o aprendizado. Aproximadamente dez universidades japonesas estão entre as 200 melhores do mundo inteiro. Por isso qualquer curso que você tiver interesse em realizar por lá, sairá com o padrão de excelência.

Realizar um curso de japonês é um investimento válido para o futuro. Parte de uma cultura fascinante, existem muitas opções de educação e negócios que estão disponíveis para quem conhece a língua. Você terá a chance de ensinar japonês, se tornar um tradutor ou trabalhar em grandes empresas com negócios no Japão.

Existem cursos de um, três, seis meses ou até de um ano.

Trabalho x Habilidade

Hoje em dia, mais do que nunca, está cada vez mais fácil você viajar pelo mundo. Mas mais do que isso, existem diversas empresas que te ajudam a encontrar um trabalho em troca das suas habilidades. Você já pensou em fazer um trabalho social ou cuidar de animais, ou até mesmo pintar a parede de um hotel?

Sites como Workaway ou Wordpackers são exemplos de plataformas onde você pode encontrar famílias, instituições, serviços, que precisam de alguma ajuda.

Em breve vamos colocar mais informações para vocês sobre esse assunto!

O que há de melhor no Japão

Baixe nosso guia

Quer todas essas informações de forma gratuita no seu smartphone, mesmo se não tiver internet durante sua viagem? É só baixar o e-book com todo o conteúdo disponível nesta página.

Em breve!

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
Nosso guia de viagem
Seja o primeiro a receber o guia de viagens feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades.
Quero receber dicas...
Fique atento ao e-mail de confirmação que será enviado após o clique!
close-link
Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
shares