Home – Leste Europeu – Hungria

Para onde vão as estátuas do tempo comunista na Hungria?

A Hungria já foi um país comunista, e se você ver as fotos dessa época, chama a atenção o número de estátuas. Mas para onde vão as estátuas do tempo comunista na Hungria?

Logo que chegamos no camping de Budapeste o simpático húngaro, dono do estabelecimento, orgulhoso do seu conhecimento de sete línguas, nos presenteou com um ótimo guia da cidade. Uma das atrações mostrava as estátuas do tempo comunista na Hungria.

Entre museus, mirantes e passeios de barco pelo rio Danúbio, um em especial chamou nossa atenção “Memento Park”. Ele tinha um slogan falando algo como “Veja os traços do comunismo no país” e a foto de uma estátua gigante.

Estátuas da época do comunismo

Aqui estão as estátuas da época comunista

Curioso do jeito que somos logo lemos a explicação sobre o lugar e pensamos: Por que não? Seria uma grande oportunidade de entender e conhecer um pouco mais desse momento na história do país.

O parque Memento fica meio afastado da cidade, o GPS marcava 22km do nosso camping e apesar de algumas placas indicando o lugar, ficamos surpresos de não haver ninguém nele.

Sim, o lugar não é a atração mais legal da cidade, nem de longe, mas se você tem alguns dias não deixa de ser uma opção. Logo na entrada você depara com uma estátua de alguns bons metros de uma das figuras mais emblemáticas dos tempos soviéticos – Lenin! Olhamos de baixo para cima, prazer em conhece-lo!

Pagamos algo como 5 dólares cada um para entrar e ainda gastamos mais alguns em um suvenir imitando uma lata dos tempos do comunismo e uma mensagem em Húngaro, no mínimo diferente!

As estátuas são gigantes e realmente impressionantes

O que você vai encontrar no Parque Memento

O Parque Memento foi desenhado como uma estrela e existem algumas estátuas que foram derrubadas no fim do comunismo, uma pena não termos feito o passeio com guia (começava somente as 16hrs) porque sem ele não entendemos nada das estátuas, olhamos uma por uma, tiramos fotos, mas nada de saber o motivo delas, ou até quem eram.

No final do passeio você ainda pode visitar uma sala fechada onde quadros contam a história passo a passo do surgimento e declínio do comunismo no país e ainda é possível assistir um vídeo que era usado na época para treinar espiões.

Devido a mudanças dos tempos, as novas tecnologias, o filme é basicamente uma comédia em preto e braço, vimos algo como 10 minutos somente e eu não parava de rir. Resolvemos ir embora porque havia uma chuva pesada no horizonte e ainda tínhamos muita coisa para ver na cidade.

Fica a dica, se você se interessa por assunto como as botas de Stálin, espionagem e comunismo, dá uma passada por lá! Clique aqui para saber mais sobre o Memento Park.

O parque Memento é realmente impresionante.

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Nossos guias de viagem
Seja o primeiro a receber os guias de viagens feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades e muito mais...
Quero receber dicas...
                                                                                                                      *não leva nem um minuto...
close-link