Zadar na Croácia, linda e pouca conhecida!

Do maravilhoso Parque Plitvice era hora de voltar para a costa e desbravar Zadar na Croácia, linda e pouco conhecida.

Do Parque Nacional Plitvice optamos por passar a noite novamente em um posto de gasolina na estrada, sempre visando economizar o máximo que desse. No estacionamento conhecemos um homem que trabalhava na empresa que cuida da estrada, tipo a Ecovias ou Via Oeste aí no Brasil.

Ele com seus aparentes 40 anos de idade puxou assunto em um inglês bem bom, sua curiosidade era sobre o carro do Brasil.

Ficamos quase meia hora trocando ideia com o simpático croato e ele categoricamente afirmou que era seguro dormir ali, que o seu país possuía baixíssima criminalidade e que não tinha sequestros ou assaltos com armas como no Brasil.

A bagunça no Brasil está tão grande que isso não é novidade para mais ninguém, nem na Croácia… Uma pena, agora além do carnaval, mulheres e samba também somos reconhecidos pela violência!

Zadar é uma mistura de bela arquitetura e muita história.

Zadar na Croácia, linda e pouco conhecida

Com o sol brilhando forte seguimos para Zadar e pegamos um camping bem de frente para a praia. Paramos o carro e já suados aceleramos para ir aproveitar aquele mar lindo.

A água do mar surpreendentemente não era tão quente quanto esperávamos, na verdade era bem fria, parecia a água do Rio de Janeiro. Bom, mas depois de meia hora torrando no sol a água gelada era o melhor lugar para estar.

Alguns momentos do caminho até o Parque Nacional Torres del Paine, Chile.

Aproveitando a praia

A Rachel está aprendendo a torrar no sol, mas já eu que gosto de surfar não aguento ficar muito tempo sem fazer nada, só olhando para o mar. Faz parte.

Mesmo com muitas coisas no ipad para ler, não aguento ficar na areia… Por fim voltamos para o carro, abrimos a barraca, fizemos um bom almoço e no final de tarde voltamos para jogar um frescobol na praia com um belo pôr-do-sol.

A noite foi ótima, dormimos com a barraca somente com a rede de mosquitos com um brisa leve refrescando o forte calor da Croácia. É muito gostoso essa sensação de dormir na barraca, a noite no camping aquele silencio, os trailers iluminados, todo mundo tranquilo… Cada vez mais apreciamos acampar nos bons campings da Europa!

Zadar é uma cidade bonita, calma e que valeu a visita.

O lindo centro de Zadar

Também aproveitamos para conhecer o centro de Zadar, que tem um famoso órgão no mar… Cruzamos construções antigas, museus, igrejas, mas, nosso foco era ver as pessoas e ver o tal do órgão.

Chegamos a praia e encontramos o tal do órgão, que na verdade é um projeto arquitetônico. Foi construído de maneira que conforme o vento e as ondas do mar batem nos tubos que estão embaixo de degraus feitos de mármore, você escuta um som, parecido com o de um órgão.

Foi construído pelo arquiteto Nikola Basic, em um projeto de renovar a costa de Zadar, foi aberto ao público em 2005.  Hoje é um lugar que atrai moradores e turistas, para ver o tal órgão, para ver se escuta alguma coisa, para tomar banho de mar, para tomar sol… você escolhe!