Europa – Alemanha.

Para fechar com chave de ouro: Potsdam e Dresden na Alemanha

Após ficarmos encantados com Berlim e toda a cena artística que existe por lá, fomos conhecer a simpática cidade de Potsdam. Localizada a menos de uma hora da capital alemã, a conhecemos por ela ser patrimônio da humanidade pela Unesco.

Temos esse costume de sempre olhar a lista dos patrimônios e tentar sempre incluir em nosso itinerário.

Esse dia ficamos hospedados na casa do Douglas e da Dri, um casal bacana que mora na cidade e fez questão de nos hospedar por uns dias. Foi lá também que assistimos a partida do Brasil com a Colômbia em um clima muito gostoso.

Na manhã seguinte, optamos por ir de trem para a cidade, o que nos tomou quase uma hora… O tempo que parecia que não iria ajudar resolveu colaborar, fazendo sol e esquentando até demais!

O centrinho de Potsdam, cheio de gente aproveitando o verão.

Era a primeira vez que o Douglas ia para a região também e estávamos animados para fotografar seu belo castelo, considerado um dos maiores do mundo. O centro da cidade também é super aconchegante, com diversos restaurantes e lojinhas. Ideal para sentar em uma mesa na rua, comer bem, aproveitar o dia e completar com um belo sorvete italiano, que está por todas as partes. Como não tínhamos muito tempo, passamos pelo centro, olhamos e seguimos para o castelo sob o sol escaldante.

Um palácio muito maior do que pensávamos.

Nós não tínhamos ideia do tamanho do castelo! Sabíamos que era grande, mas não que era gigante. Logo que entramos no seu jardim vimos uma placa “Castelo principal – 1.7km” – Caramba, como assim? Imagina se alguém deixasse o Rei na porta da sua casa, ele teria que andar tudo aquilo ainda. Bom, se o Rei andava, imagine nós, meros mortais!

O difícil era achar uma boa sombra para refrescar a cabeça do maçarico. Enfim chegamos onde queríamos, no palácio real de Sanssouci. Lindo, imponente, mas em reforma, como tudo na Europa!

Muitas fotos depois e era hora de tirar o time de campo e voltar para casa. Que casa?

O incrível castelo Sanssouci em Potsdam na Alemanha.

Postdam, uma agradável surpresa!

Pegamos um ônibus, trem, outro ônibus e quase no final de tarde chegamos de volta a casa do Douglas. Nosso plano de partir para a Dresden foi postergado para a manhã seguinte, uma vez que estávamos mortos de cansaço. Sem perceber, em menos de 15 dias estivemos em mais de 5 países, dirigimos muito e o cansaço está acumulando!

Potsdam foi uma incrível surpresa e sem dúvidas recomendamos a visita para quem estiver em Berlim. Você verá uma cidade bem diferente, mais devagar, mais limpa, tranquila…

Ótima para ir sem pressa e deixar a vida passar um pouco devagar!

Detalhes da arquitetura do castelo de Potsdam.

Encantados com todos os detalhes em Potsdam.

Turistas passeando pelo castelo, inclusive de bicicleta.

Dresden para fechar com chave de ouro

Dresden seria nossa última cidade na Alemanha antes de seguirmos para Praga na República Tcheca.

Chegamos em Dresden em um belo domingo de sol, e a cidade estava relativamente tranquila: somente turistas preenchiam as ruas. Como não sabíamos nada sobre a cidade, rodamos um pouco de carro até entender melhor onde estávamos e descobrir onde era o centro da cidade…

Tarefa fácil considerando a quantidade de igrejas que existem na cidade! Paramos o carro e ficamos impressionados com a beleza da cidade na margem do rio Elbe, lindo, lindo!

Cruzamos a ponte a pé sentido centro velho enquanto um sol quente fazia das sombras os espaços mais procurado da cidade!

A cidade de Dresden é um charme e vale separar um dia para visita-la.

Dresden, reconstruida para sempre

Ganhamos um mapa da cidade em Alemão, e por mais que a língua não ajudasse muito, conseguimos nos achar e traçar um plano para explorar a cidade em uma tarde…

Seguimos direto para o palácio Zwinger, uma das construções barrocas mais imponentes de todo o país. Ele foi completamente destruído na segunda guerra e reconstruído em 1951 pela administração soviética.

De lá, nos deixamos levar pela pequenas ruas da cidade, andamos por todas as vielas até chegarmos na Igreja de Nossa Senhora, gigante e imponente… Tomamos um sorvete escondidos na sombra da igreja enquanto a tarde caía sem pressa!

Foram quase cinco horas explorando essa bela cidade! De desconhecida, passou a ser uma das que mais nos impressionou e considerando sua distância de Praga na Rep.Checa (150km), recomendamos que seja incluída no roteiro de quem visita a capital Tcheca. Vale a pena!

Dresden é uma cidade que foi destruída na segunda guerra mundial mas foi totalmente reconstruída.

A famosa igreja de Frauenkirche é o símbolo de Dresden.

Muitos dos cenários de Dresden na Alemanha.

Últimos momentos

Está ficando redundante falarmos que adoramos alguma cidade por aqui na Europa. É impressionante, mas cada lugar que conhecemos nos mostra uma coisa nova, diferente, e por mais que todas sempre tenham uma igreja ou algo meio nessa linha, quando sabemos sobre a história por trás, tudo ganha uma singularidade enorme.

Na Alemanha ficamos fascinados em como o país se reergueu após a segunda guerra, como as cidades foram refeitas, lindas, impecáveis… O que tem pela frente tenho certeza que também irá nos surpreender!

Pegamos o carro e tocamos sentido Praga, mas optamos por dormir em uma área de descanso ainda do lado da Alemanha e na manhã seguinte seguimos viagem para nosso destino final!

Depois de Dresden, hora de seguir para a República Tcheca.

Antes de cruzarmos a fronteira, resolvemos passar a noite em uma área de descanso na Alemanha.