Europa – Alemanha

Conhecendo a cidade de Berlim além do muro na Alemanha

Conhecendo a cidade de Berlim além do muro na Alemanha: Nossa chegada a cidade tinha um gostinho especial!

A cidade tem todo seu histórico com a divisão na segunda guerra mundial, e aproveitamos para conhecer Berlim além do muro!

Além disso tínhamos o Toby, um amigo que fizemos surfando na Nicarágua, mas que é alemão e mora na cidade!

Ele nem acreditou quando abriu a porta do prédio e viu o Coyote – nosso carro – parado na calçada! Nos abraçamos e ele demonstrou toda a alegria de nos ter ali! Nos acomodamos em seu apartamento e no final da tarde partimos para um passeio pela cidade!!

Ele mora no bairro de Prenzlauer Berg, e para quem viu o filme Adeus Lenin, é exatamente o bairro onde o ator principal acha um apartamento e passa a viver! Tudo parece meio destruído, o prédio em que o Toby mora era todo grafitado e ele se lamentou que tinham tirado os grafites das paredes!

Eu saí para ir ao mercado e vi os restaurantes, cafés… Parece tudo abandonado, mas quando olhamos dentro dos lugares, é tudo bonitinho! Já nos encantamos com esse bairro logo de cara!!

Parte do que restou do muro de Berlim na Alemanha.

Muro de Berlim

O passeio já com nosso anfitrião foi em direção ao muro que, apesar de não existir mais, ainda possui muitas formas de lembrar dele, desde marcas no chão, memoriais e até algumas partes onde o muro ainda está! Na parte do memorial, muitas placas, tudo bem informativo!

Seguimos para a Platz der Republik (Praça da República) onde fica o Reichstag, que é o parlamento, e além da construção antiga, também há uma parte super moderna! Vale a visita!

A majestosa catedral de Berlim na Alemanha.

De lá, seguimos para o Portão de Brandenburgo, principal símbolo de Alemanha. Devido à copa, vários telões e diversas barraquinhas de comida estavam instalados e aproveitamos para ver o jogo Argentina e Suíça.

Continuamos nosso tour passando pelo Memorial do Holocausto ou Memorial aos Judeus mortos na Europa. Lá, 2711 colunas de concretos estão espalhadas. No subsolo ainda é possível entender um pouco mais sobre a história e ouvir alguns depoimentos de vítimas.

Ainda passamos pelo Potsdamer Platz, que é uma parte mais moderna e onde se encontra o Sony Center! O legal de estarmos com o Toby é que íamos batendo papo, ouvindo suas histórias… Sua família é judia, apesar de ele não seguir muito a religião, mas seus pais e avós lembram dos tempos de guerra e de como era viver ali!

Ainda passamos pela parte central onde fica o Island Museum e a Catedral que é realmente linda, e de lá fomos percorrendo outros bairros até chegarmos em casa! O Toby estava morto, brincou que foi a lugares que não ia fazia muitos anos, e nós também estávamos exaustos depois de andar até as 11 da noite! Ufa, bora descansar que amanhã tem mais!!

O incrível monumento do holocausto. Pesado mas que está aí para nos lembrar do que aconteceu.

Museum Island onde estão diversos museus em Berlim.

Com nosso amigo alemão Toby nos mostrando a famosa construção Reichstag

Pelas ruas de Berlim

Nossa programação para mais um dia em Berlim incluía tentar resolver a questão da nossa estadia na Europa por mais 90 dias! Ouvimos diversas informações diferentes umas das outras e por fim, sabemos que precisávamos dar as caras, ter paciência e ver nos órgãos oficiais como proceder.

Chegamos a ir a um dos escritórios que ficava perto da casa do Toby e como imaginávamos, teríamos que ir ao escritório de imigração para checar como proceder. Ainda falamos com a embaixada do Brasil na Alemanha, que nos confirmou a informação acima. Tínhamos a informação que não era qualquer dia que você poderia ir, pois alguns dias são só para quem tem um horário pré agendado pelo site. Como não tínhamos, teríamos que esperar o dia seguinte.

Assim, seguimos para aproveitar mais um pouco da cidade! Tomamos um delicioso café da manhã no Anna Blume, no bairro de Kollwitz Kiez, um lugar bem fora do roteiro turístico, do jeito que gostamos!

Nós dois em algum dos muitos cafés charmosos de Berlim.

Berlim, muito alem de aluguel de carros inteligente

Um amigo do Toby, Konrad, veio nos acompanhar e passou o dia conosco! De Kollwitz Kiez partimos para o East Side Gallery. Para chegar até lá, usamos um dos carros da “Drive Now”, uma empresa de aluguel de carros que ficam espalhados pela cidade.

Com um cartão eletrônico, você o encosta em um controle no vidro e libera o carro, pega a chave dentro do porta luvas e sai dirigindo até onde precisar.

O custo vem direto no seu cartão de crédito. Achamos fantástica a ideia! Você otimiza o carro e como tem várias pessoas usando os mesmos, você precisa de menos carros! Se precisa abastecer, você usa um cartão de crédito que está no porta luvas, e ganha pontos na sua conta por ter parado seu tempo para fazer isso. Além dessa empresa, que tem o mini cooper e a série 1 da BMW, tem outra que usa somente carros elétricos.

Utilizamos os dois serviços e foi super legal! Um aplicativo no celular resolve a questão de como encontrar os carros e facilita o uso!

Conhecendo o East Side Gallery

De repente estávamos com esses dois “malucos” (no bom sentido!), dirigindo pelas ruas de Berlim. Eu e o Leo nos olhávamos e chegamos a comentar: parece que estamos em uma cena de um filme!!

O East Side Gallery é uma parte do muro que foi preservada e que hoje abriga uma galeria de arte ao ar livre! Passeamos por um tempo por ali, passamos em alguns bairros e paramos para um beliscar um pão de queijo em Kreuzberg em um café brasileiro. Antes de seguirmos, paramos para comer o melhor frango de Berlim, segundo o Konrad!

Eu e o Leo nem estávamos com fome, mas eles se deliciaram ao comer o tal do frango!!

Caminhando por Berlim encontramos esses restaurantes bem bonitinhos.

Por último, ainda visitamos a parte do Island Museum que é super linda! No dia anterior chegamos e já estava escurecendo. Passamos também pela biblioteca da cidade, que é fantástica por sinal, e depois seguimos para casa pois estávamos mortos novamente.

Berlim mais do que bem aproveitado!!

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Nossos guias de viagem
Seja o primeiro a receber os guias de viagens feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades e muito mais...
Quero receber dicas...
                                                                                                                      *não leva nem um minuto...
close-link