Home – Europa – República Tcheca – Post.

Ansiosos para conhecer Praga na República Tcheca

Depois de quase dois meses na Europa, entramos na República Tcheca. Estávamos realmente ansiosos para conhecer Praga na República Tcheca.

Existia uma certa ansiedade para nossa chegada em Praga, afinal, ela é a porta de entrada para o Leste Europeu, e todos que a visitam se encantam por ela!

Assim, seguimos para um camping perto do centro e ali nos acomodamos! Fizemos nosso primeiro tour pela cidade no mesmo dia, mesmo estando mortos dos nossos dias corridos em Berlim!!

Esse era nosso primeiro país (afinal Berlim é uma cidade) que tinha tido um governo comunista. Isso se manteve até 1989 quando a revolução de veludo (conhecida por ser uma revolução não agressiva) tomou conta das ruas e o governo de partido único renunciou, nessa época o país ainda era junto com a Eslováquia e tinha o nome de Tchecoslováquia.

Chegando ao centro da cidade, na praça principal de Praga.

Por onde começar a conhecer Praga na República Tcheca

Apesar da nossa ansiedade em conhecer a capital Tcheca, a primeira impressão que tivemos foi: quanto turista!! Não sei se por ser fim de semana, mas a cidade parecia completamente abarrotada!

Compramos um mapa e seguimos a pé pelo centro! A primeira construção a nos encantar foi o Museu Nacional, ele fica no final/ou no começo de uma avenida e descemos toda ela rumo a praça principal.

Lá encontramos a Church of St. Nicholas (Igreja de St. Nicholas), a Church of our Lady before Tyn (Igreja de Nossa Senhora) e o Old Town Hall (Prefeitura). Você também vai se deparar com o Orloj, para muitos o principal ponto turístico de Praga, um relógio astronômico medieval gigante construído em 1410.

O que encanta em Praga são as construções, diferente de muitas cidade que tem apenas o centro conservado. Dá para cansar vendo tanta arquitetura conservada! Fora a mistura entre barroco, gótico e renascentista.

Diante dos souveniers que estão pelas barraquinhas na praça.

A famosa ponte de Praga na República Tcheca

De lá, seguimos até a Charles Bridge, construída em 1357 pelo Rei Charles IX. A ponte tem 30 estátuas barrocas e tem um lindo visual para o rio Vltava.

A ponte é uma das principais atrações turísticas e provavelmente você já viu alguma foto ou uma quadro esta ponte. As vezes você vai encontrar só turistas, as vezes vendedores de souvenir…

Da ponte já é possível avisar o Castelo de Praga ali pertinho. Mas, a chuva apertou bem quanto estávamos cruzando a ponte e decidimos ir para casa e deixar o castelo para o dia seguinte!

Já tínhamos ouvido que é gigante, o maior do mundo em alguns quesitos, então era melhor voltar com calma!

Arquitetura que chama a atenção por todos os lados

A chuva apertou mas, como já estávamos dentro do carro, aproveitamos para ir até a Zizkov Tower. Este é o edifício mais alto da cidade com 216 metros de altura, ainda há um restaurante na altura de 66 metros com vista para a cidade!

Você vai notar que existem esculturas subindo o prédio, que parecem bebês engatinhando, e são do mais famoso escultor tcheco David Cerny.

Outro lugar interessante são as construções conhecidas como Dancing House (casa dançante) o arquiteto croata V. Milunic e o americano Frank Gehry construíram os prédios que parecem que estão dançando e foram nomeados em homenagens aos dançarinos Ginger Rogers e Fred Astaire.

Ainda bem que seguimos pra casa depois pois caiu uma tempestade sinistra!!

A famosa ponte Charles Bridge em Praga, República Tcheca.

A vista da Charles Bridge.

A vista ainda mais linda da cidade vista do Castelo de Praga.

Assistimos a derrota do Brasil na Copa do Mundo em Praga

Sabíamos que precisávamos de mais de um dia em Praga, pois tinha muita coisa para ver! Infelizmente no nosso segundo dia por lá, a chuva continuou e não conseguimos fazer muita coisa.

Também foi nesse dia o fatídico jogo do Brasil contra a Alemanha, tínhamos o impasse dos portões do camping fecharem as 10 da noite, e o jogo só acabaria perto da meia noite!

Depois de passar em alguns restaurantes que dava para ir a pé do camping, recebemos o gentil convite de um casal de holandeses para assistirmos com eles no motorhome! Com tanta chuva eles acharam que a TV nem funcionaria, mas funcionou! E eles viram nossa tristeza a cada gol que o Brasil levava!

O Leo já ligou muito para futebol, afinal seu avô como bom italiano é fanático pelo Palmeiras, mas depois da adolescência a paixão passou e hoje é algo que ele nem liga. Mas, Copa do Mundo é outra coisa e ainda no Brasil! Ficávamos felizes com cada foto que recebíamos dos amigos e a saudade bateu forte! A parte boa foi que as primeiras fases estávamos na casa de brasileiros e foi super animado!

Bom, depois dessa derrota, nos despedimos dos nossos amigos holandeses e fomos dormir! Já tínhamos perdido um dia em Praga meio sem fazer nada e queríamos aproveitar o dia seguinte antes de ir embora!

Praga estava lotada de turistas no alto verão.

E o maior castelo do mundo em Praga na República Tcheca

E assim o fizemos, apesar do tempo ainda não ter melhorado, acordamos em baixo de uma leve chuva e fomos direto para o Castelo de Praga.

O castelo teve praticamente 13 séculos de construções, e chegamos a ouvir que precisaríamos de dias para poder ver tudo!

Infelizmente não tínhamos tanto tempo então vimos tudo que dava! A St. Vitus Cathedral (Catedral de St. Vitus) é o principal destaque e realmente é linda! Você pode andar pelas construções sem pagar nada ou pagar um ticket na entrada e conseguir entrar nas igrejas e museus.

A presidência do país ainda fica em uma das construções do castelo. Aqui, não tem jeito, quando mais tempo tiver, melhor para aproveitar! Se não tiver muito tempo, passeie entre as construções e impressione-se com tanta beleza!!

Fora que a vista para a cidade é sensacional. Uma pena mesmo foi a chuva, que acabou atrapalhando não só o passeio mas o visual também.

Do Castelo pegamos estrada rumo a Cracóvia! Antes paramos na cidade Kútna Hora, onde queríamos ver a Catedral de St. Barbara, patrimônio da humanidade pela Unesco. A cidade já teve sua importância e já chegou a ser comparada com Praga.

Ainda tentamos passar por mais um patrimônio que não encontramos e com o fim do dia, paramos em um posto para dormir. Essa é uma ótima forma de economizarmos aproveitando que por aqui não temos visto nenhum problema de segurança!

A catedral St. Vitus fica dentro do castelo de Praga.

Dizem que o castelo é tão grande, que você precisaria de uma semana para conseguir ver tudo.