Loading...

O que fizemos em cinco dias em Havana, Cuba

Cuba já rodeava nossos pensamentos há muito tempo, e como muitas pessoas que conhecemos, o medo de uma mudança drástica na cultura, nos motivou a correr e visitar o país.

Cuba permeia o imaginário das pessoas, existe uma mistura exclusiva e uma atmosfera que qualquer um pode fechar os olhos e descrever, mesmo sem ter pisado no país. Essa era uma das coisas que queríamos ver de perto.

Também é um país cheio de complexidade e nossa sensação é que muitas pessoas vão para o país atrás de respostas, ou para confirmar suas próprias teorias. Fomos de coração aberto para ver Cuba e seus encantos.

Havana é famosa por suas cores e clima descontraído

Nossa chegada caótica em Cuba

Voamos com a Copa Airlines, via Cidade do Panamá. Tudo funcionou direitinho e a Copa inclusive tem voos para Holguin e Santa Clara, então, você pode ir para estes destinos como uma alternativa se quiser.

Chegamos em Havana no fim de tarde, com outros voos chegando e fila gigante na imigração. Foi quase uma hora até termos nossos carimbos no passaporte. Depois tinha uma pequena mesa onde você tinha que preencher um formulário e apresentar a carteirinha de vacina amarela.

Já tínhamos lido sobre a demora na esteira para as malas chegarem, mas não achamos que demorava tanto assim. No fim foram quase duas horas para sairmos do aeroporto.

Tínhamos pedido para a casa particular onde ficamos um motorista, pois sabíamos que não teríamos Uber, nem internet no aeroporto, nem sim card disponível para venda.

Quando saímos na área do desembarque não o encontramos… fomos até a informação e ela nos disse que não podia fazer nada. Pedimos gentilmente para ela ligar para o nosso contato, mas ela não tinha um telefone a disposição, somente o próprio celular. Depois de uma ajuda financeira ela gentilmente ligou para o dono da pousada para descobrir onde estava nossa carona.

Finalmente achamos a pessoa, que estava lá fora tomando um ar, e seguimos para a casa particular onde ficaríamos hospedados.

Turistas se misturam aos locais

Nossa primeira impressão

Deixamos nossa mala na casa particular onde estávamos e saímos para comer algo, apesar de já ser tarde da noite… Estávamos bem no centro antigo de Havana então saímos despreocupados e paramos no primeiro restaurante que vimos.

Com cadeiras na rua e clima descontraído o lugar estava cheio de turistas e os cubanos que ali trabalhavam foram todos muito gentis.

No dia seguinte acordamos animados e partimos para caminhar pela cidade. Os antigos carros americanos estão por todos os lados, colorindo e poluindo as ruas. É assustador o que eles soltam de fumaça e você precisa de um tempo para se acostumar com o cheiro.

As construções da cidade antiga da era colonial também são bonitas e muita coisa está restaurada e bem preservada.

Acabamos nosso primeiro dia vendo um lindo por do sol a beira mar e contabilizamos no relógio 15 km de caminhada… nada mal para o primeiro dia.

Desbravando Havana, capital de Cuba

A vida normal de Havana

O centro histórico de Havana está bem conservado

Mais quatro dias de um banho cultural em Havana

Havana é uma cidade para ser desbravada a pé, caminhamos, visitamos os museus, nos encantamos com as construções bem preservadas e nos assustamos com bairros que visitamos e que estavam completamente destruídos, alguns em ruínas.

Comemos muito bem nos dias que ficamos na cidade, lutamos com a internet para poder publicar o que víamos e nos deparamos com a fúria das pessoas que lá do Brasil negavam a limitação de internet no país.

Sentamos diversas vezes em alguma praça e simplesmente vimos a vida passar, ouvindo uma música cubana, com muita segurança apesar da pouca luz durante a noite.

No fim, para nós, o que mais gostamos no país foi conversar com as pessoas. Os cubanos são super atenciosos e solícitos em responder nossas dúvidas, interessados em saber nossa opinião sobre o país e também sobre o nosso país.

Para nós era a parte do dia que mais gostávamos, conversar com os cubanos. E mesmo os vendedores de rua, que toda hora te abordam oferecendo passeios, carros antigos, hotel, charutos, rum (o que você quiser basicamente), acabava que em vez de comprarmos qualquer coisa, fazíamos um monte de perguntas e o bate papo sempre rendia.

Cuba é cheia de belezas e contradições, por isso é importante visitar o país de coração aberto

Nosso roteiro no fim foi só Havana

Cuba é um país relativamente grande e o transporte dentro da ilha não é dos melhores. Queríamos visitar vários lugares além de Havana, como Holguin, Cayo Santa Maria, Maria La Gorda e Varadero.

Varadero é o destino de praia mais perto de Havana e onde você tem acesso aquele incrível mar caribenho, calmo e azul turquesa…

Até queríamos ir, mas, não queríamos fechar pacote antes de ir para Cuba e tentamos fechar quando estávamos lá. As opções eram: alugar um carro e dirigir, ir em algum dos ônibus para passar o dia lá, pagar um motorista para te levar (tem um monte de gente oferecendo esta opção pelas ruas).

Tentamos alugar um carro, mas não tinham carros disponíveis nas agências que tentamos (mais de uma). Tentamos o passeio de um dia, mas as duas agências que tentamos nos disseram que o mínimo de turistas para o ônibus sair eram 10 turistas, e nos dias que fomos até lá não teve o passeio segundo eles por falta de turistas.

Segurança ou liberdade

Se você curte ir com tudo redondo, melhor já fechar os passeios antes e garantir. Nós preferimos ter uma viagem mais livre e dificilmente reservamos as coisas antes. Até porque teve dias que choveu, e se tivéssemos ido para Varadero com o tempo ruim, não teria sido bacana.

Mesmo sabendo que tem tanta coisa legal para ver, acabamos ficando cinco dias em Havana, aproveitamos ao máximo a cidade, comemos bem, conhecemos muitas pessoas legais e teremos sempre uma boa recordação de Cuba.

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
2018-07-31T16:24:17+00:00
Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
shares