Home – Ásia – China

Xian é muito mais do que os soldados de terracota

Estávamos bem animados para ver os soldados de terracota. Mas ficamos ainda mais felizes de saber que Xian é muito mais do que os soldados de terracota.

Ver de perto os soldados de Xian foi sem dúvida uma das maiores atrações que vimos na Ásia inteira.

É algo que quando se pensa em China, vem direto na cabeça, os milhares de soldados feitos de terracota. Inclusive, eles já rodaram o mundo em exposições por diversos lugares, inclusive no Brasil.

É impressionante ver os guerreiros de Xian de perto

Mas ver os soldados no lugar original é outra história

Mas, com certeza é outra experiencia estar aqui na China, em Xian, no lugar onde foram encontrados.

Existe um trabalho enorme já que nem tudo foi escavado, muitos pedaços foram encontrados e precisam ser remontados e a cada nova descoberta, uma parte da história vai sendo reescrita.

Estávamos ansiosos para vê-los de perto.

É uma imensidão de soldados de terracota

Os soldados de terracota de Xian

Mais uma vez tivemos todo o suporte da The China Guide e no horário combinado nosso guia estava lá a nossa espera.

Lá fomos nós ver de perto esses milhares de soldados de terracota que ficaram escondidos por milhares de anos!

Tudo é bem organizado mas estava completamente abarrotado de gente. É um pavilhão gigante onde você vê de cima para baixo as escavações e conforme os soldados vão sendo reconstruídos, vão ficando ali, expostos.

Dá para acreditar que eles foram feitos há mais de 2.000 anos? E que nenhum é igual ao outro? Não é a toa que o lugar estava lotado…

É quase impossível ver com calma pois você vai ser empurrado pra lá e pra cá por milhares de chineses. Faz parte.

As esculturas de terracota foram feitas pelo primeiro imperador da China e a ideia era que eles os protegessem na vida após a morte.

Apesar do nosso guia ir dando informações ficamos tão fascinados, e chegando no hotel a noite, fomos ver um documentário sobre os soldados para entender mais sobre eles.

A rua dos muçulmanos é uma verdadeira festa

Bem pertinho visitamos uma mesquita

Os detalhes da arquitetura são encantadores

Rua das cores e comidas

Depois de ver os soldados de terracota nosso guia nos levou para a Muslim Street, que na tradução literal seria a Rua dos Muçulmanos. Essa rua estava no roteiro que o pessoal da The China Guide fez para nós. Apesar da loucura que é a rua, nosso destino era chegar a uma mesquita.

Nunca tínhamos pensado que podiam existir chineses muçulmanos. Foi super interessante entrar em uma mesquita, era bem na hora da reza, e ver muitos chineses com a roupa típica muçulmana chegando para rezar.

Segundo o nosso guia, essa é a maior mesquita da China… foi bacana visitar esse lugar e ver detalhes diferentes das mesquitas que já vimos pelo mundo!

No dia seguinte resolvemos voltar para a rua dos muçulmanos em Xian.

Este é um dos lugares mais divertidos que vimos aqui na China… é tudo meio caótico: milhares de pessoas, lojas vendendo comida de todos os tipos, higiene próxima de zero, rsrsrs – mas muitas cores, cheiros, texturas, coisas acontecendo, para fotografar é um prato cheio!

E apesar do risco, testamos algumas comidinhas, lógico!

Nos perdíamos nas multidões de chineses

Dia a dia em Xian

Nosso hostel era do lado da muralha de Xian. Aproveitamos todos os dias, no começo ou no fim do dia para sair, andar pela cidade, e ver a vida das pessoas.

Não acreditávamos andar poucos metros e ver um lindo parque, pessoas fazendo tai chi (uma arte marcial chinesa), pessoas dançando, famílias passeando, parecia um mundo onde todos estavam de férias.

Sentimos uma liberdade muito grande… andávamos por todos os lados, vimos restaurantes com mesas pra fora e conforme ia escurecendo tudo ganhava vida. Como nunca ouvimos falar sobre o charme dessa cidade?

Acho que também ajudou ser férias escolares por aqui, tem muitas crianças nas ruas brincando e é muito legal vê-las no seu dia-a-dia…

Outra notícia lega é que nossa ida para a Coreia do Norte está confirmadíssima, estamos nos preparativos finais, nosso vôo está marcado para o dia 26 de Julho, vamos que vamos!

Apesar de os guerreiros de terracota serem a principal atração de Xian, nós adoramos a cidade