Loading...
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Adoramos Baku, a capital do Azerbaijão

Chegamos no Azerbaijão 🇦🇿, estamos em Baku, capital do país e se preparem, nem chegamos e já colocamos Baku como uma das maiores surpresas no quesito “cidade” no ano!

Talvez Azerbaijão e Afeganistão soe muito parecido para as pessoas, e isso remete a guerra, sei la… só que não! Baku com seus 2.2 milhões de habitantes é uma cidade moderna, bonita, limpa e interessante. Sua mistura de prédios modernos envidraçados com construções centenárias é um prato cheio para quem gosta de belas cidades.

Já havíamos escutado boas coisas sobre a cidade, mas, novamente nos surpreendemos! Baku tranquilamente está entre as maiores surpresas de 2018 no Viajo logo Existo. Mesmo eu tendo gostado das fotos, acho que a cidade é ainda mais bonita do que eu conseguir retratar, mas já dá para vocês terem um “gostinho”.

As famosas Flames Towers em Baku, capital do Azerbaijão

E se você fosse Ministra do Turismo?

Muitas vezes, mas muitas vezes, tenho alguns delírios, daquele tipo “o que você faria se ganhasse na loteria?” Mas o meu delírio é o que eu faria se fosse Ministra do Turismo… eu sei, é pior do que imaginar ganhar na loteria, mas, não consigo me conter.

Estava lendo uma matéria no Azernews, jornal do Azerbaijão sobre o turismo aqui, 2017 contra 2016 o turismo cresceu 20% no país. Pessoas de mais de 180 países visitaram o Azerbaijão. Seguindo exemplo dos Emirados Árabes, apesar de ter muito petróleo por aqui, o país quer que sua economia dependa menos deste item. E pra isso, uma boa maneira é desenvolver o turismo.

Os caras não param de investir em atrações e como muitos sabem, desde 2016 eles estão sediando o grande prêmio urbano de F1 de Baku. Nada é por acaso.

Também estão concorrendo para sediar a Expo 2025 e para isso a cidade já está impecável. No ranking de competitividade de desenvolvimento do turismo o país subiu 13 posições em 2017.
Quando estávamos na Coreia do Sul também li sobre o turismo de lá e como eles criaram a Korean Wave, a onda coreana que se espalhou pelo mundo.

Só de imaginar todos os lugares lindos do Brasil sendo bem cuidados, preservados, bem administrados e de fácil acesso para o população meu coração já começa a acelerar… assunto para uma vida né? Bom, por enquanto, o que podemos fazer, é mostrar bons exemplos, de países como o Azerbaijão, talvez um país que muitos nunca nem ouviram falar, mas, que talvez tenha alguma coisa para nos ensinar!

E vocês, quais são seus delírios quando estão viajando mundo afora?

O centro antigo e as torres modernas de Baku

Mais um final de tarde em Baku

Vocês não tem dias ruins?

Bom, como qualquer ser humano, mesmo não querendo ser ingratos com a vida abençoada que temos, as vezes, temos dias que não são lá aquela maravilha. Ontem de manhã saímos de Baku rumo a Sheki, uma pequena cidade no interior para vermos um pouco mais do país e não ficar somente com a primeira impressão da capital.

Dirigimos 5 horas por estradas razoáveis, 80% foi bom, duplicada e nova, e 20% mais complicado. Chegando ao nosso destino parecia que estávamos de volta a União Soviética. Entramos na rua estreita onde deveria ser nossa hospedagem e a rua era sem asfalto, toda esburacada com as casas bem antigas, ainda chovia e uma lamaceira piorava a situação.

Batemos na casa de número 11 e um gentil senhor que não falava nada de inglês, nem Hi, nos mostrou o quarto. O banheiro era fora da casa e só de pensar em ir e vir na chuva, tendo que toda vez tirar e colocar sapato já deu aquele desespero e o banheiro não chegava a ser sujo mas era precário.. A noite saímos atrás de comida e parecia que estávamos em um filme, frio, 95% dos carros velhos russos, da marca Lada, e como eles estão sempre de jaqueta de couro e fumando, você acha que a qualquer momento vai acontecer algo…

Mas, como minha mãe sempre diz, nada melhor que um dia após o outro. Hoje arrumamos tudo e a filha do dono da casa nos chamou para o café da manhã. Estava simples mas delicioso, ela falava inglês bem e foi uma fofa.

E encontramos o lugar que queríamos, um palácio e lá fomos nós! Nada tem placa, google maps não funciona, mas achamos. O Palácio de Verão é lindo, pequeno, mas algo que nunca tínhamos visto na vida, com pinturas e vitrais incríveis… Mas infelizmente não era possível tirar foto.

Fomos atrás do Palácio de Inverno, nenhuma placa, ruas destruídas, mas fomos a pé até achar. Nenhum turista por perto, só duas mulheres com duas crianças em cima de uma árvore no jardim do palácio. Ela cobrou a entrada e voltou para a árvore. Esse podia tirar fotos!

Mais 5 horas de volta para Baku e mais uma história para contar! ⠀⠀

As cores de Sheki no interior do Azerbaijão

Detalhes do palácio de verão em Sheki

Muito longe de casa, no interior do Azerbaijão

Uma grande supresa em Baku

Não demorou muito para nós nos rendermos a Baku. No caminho do aeroporto para o hotel (nós alugamos um carro e foi super fácil) nós já adoramos a arquitetura do local. Nosso hotel ficava próximo ao Merriot, que fica próximo da costa, no Mar Cáspio. Essa foi a decisão certa, uma vez que era possível fazer tudo a pé. Uma outra opção seria ficar mais próximo da cidade antiga, o que faria você andar menos.

Nossa rotina era acordar, tomar café sem pressa, colocar uma roupa confortável e sair para andar pela cidade. No primeiro dia nos descobrimos que a orla era uma especie de parque, cheio de arvores, bancos, limpo e muito organizado. Caminhamos sempre em direção as Flames Towers até chegar a cidade velha de Baku. Apesar de não ser muito grande, ela é bem charmosa, limpa e preservada. Quando a noite cai, as ruas se enchem, os restaurantes ganham cor e ai a vida começa pela cidade.

Sem sombra de dúvidas Baku foi uma das maiores surpresas em nossas viagens de 2018, uma cidade limpa, bonita, com boa comida, bom preço e uma arquitetura única no mundo todo! Vale a visita…

A cidade de Baku vista do alto no final de tarde

O centro antigo de Baku, não é mais tão antigo assim…

A noite caminhando pelas ruas da cidade

Artigos relacionados

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
2018-11-28T10:55:59+00:00
Você deve amar viajar tanto quanto nós!
Somente entre com seu e-mail abaixo e prometemos enviar as melhores dicas de viagem!
Sim, eu quero receber novidades
Não, obrigado!
close-link
Nosso guia de viagem
Seja o primeiro a receber o guia de viagens feito por quem já rodou o mundo inteiro atrás de dicas, curiosidades.
Quero receber dicas...
Fique atento ao e-mail de confirmação que será enviado após o clique!
close-link
Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
shares