Loading...
Alemanha2018-06-25T08:10:42+00:00

Home/Alemanha

Europa – Alemanha

Um país repleto de peculiaridades, dono de belas paisagens, marcado por contrastes de seu passado e presente. A Alemanha é dividida por seus arranha céus e prédios grandiosos com pequenas e encantadoras cidades.

Para longas e pequenas viagens, o país é bem preparado para receber os turistas em seus inúmeros centros comerciais, museus, shopping, prédios históricos e paisagens magníficas.

A Alemanha foi protagonistas da segunda guerra mundial e para quem quer conhecer ou gosta de saber sobre a história mundial, o país é um lugar obrigatório para se visitar.

Em cidades como Frankfurt, Munique, Berlim e Hamburgo você se encontrará diretamente com pontos importantes da história, seja nas construções dos séculos XV a XVIII ou  navegando pelo Rio Reno.  O país tem atrações para todos os tipos de visitantes e conhecer a Alemanha do futuro que não deixa esquecer-se de seu passado com certeza fará sua viagem ser inesquecível.

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Cidade de Dresden na Alemanha

A Alemanha é cheia de cidade incríveis.

Informações úteis

Capital: Berlim
Moeda: Euro
Idioma: Alemão
População: 83,1 milhões
Requer Visto: Não 
Requer Vacinas: Não
Eletricidade: 230v
IDH: 0,9260 (4º)

Quando ir a Alemanha

É muito frio? Dá para usar roupas leves? Afinal, qual a temperatura da Alemanha e qual a melhor época para visitar?

Assim como boa parte da Europa a temperatura na Alemanha varia de acordo com o a região do país. Nos verões você pode ter a sorte de pegar dias ensolarados com mais de 30°C ou no inverno pegar um frio rigoroso com menos -20°C.

Uma dica para escolher a melhor época para viajar é ficar de olho não só na temperatura, mas nos eventos culturais do país. Isso vale não só para a Alemanha como para qualquer outro país que pretende viajar. Ver o colorido das flores ou fazer boneco de neve? Curtir as tradicionais festas medievais ou esportes radicais na neve?

Se programar de acordo com o que deseja fazer no país acaba sendo muito mais legal. A seguir damos algumas dicas do que se esperar do tempo e assim você escolhe a melhor temporada para fazer sua viagem.

Alta temporada (de junho a agosto):

O verão é considerado alta temporada na Alemanha. O país recebe milhares de visitantes por conta do sol que vai embora mais tarde e dos inúmeros festivais espalhados por todo canto.

É quando acontecem as famosas  festas medievais, os dias são longos, começa a anoitecer lá pelas nove horas da noite. A temperatura gira em torno de 20°C a 27°C e você pode desfrutar da maioria dos pontos turísticos e eventos do país.

Por ser época de férias escolares européias, praias e estradas acabam ficando lotadas. O único ponto negativo nessa época do ano são os valores de hotéis e restaurantes que muitas vezes acabam triplicando.

Média temporada (março a maio e setembro a novembro):

O inverno chega ao fim e começa a primavera. A época mais bonita do país as cerejeiras e tulipas começam a florir. Os narcisos, famosos da região também começam a surgir e virar decoração da páscoa.

A paisagem é tomada pelo tom de verde, os parques ficam cheios e as calçadas abrem espaço para as mesas e cadeiras dos bares. Você poderá curtir os dias nos parques e jardins, além da agitada noite do país.

Apesar de pensarmos na primavera como uma época de calor, na Alemanha a temperatura não é muito estável. Inclusive a época é conhecida por conta de sua instabilidade e constante transição em um mesmo dia você pode experimentar temperaturas altas e sofrer com fortes ventos e chuvas.

Baixa temporada (de dezembro a fevereiro):

As temperaturas são baixas e os dias são curtos. A Alemanha começa a se enfeitar para a melhor época do ano, o natal. As ruas ganham iluminações especiais, é quando acontece os famosos Mercados de Natal na maioria das cidades do país. Em cidades menores e mais tradicionais acontecem os mercados natalinos medievais o que torna o evento ainda mais interessante.

Assim como em outras épocas do ano existem seus lados negativos o do inverno é o fato de algumas atrações turísticas fecharem, seja para reforma ou por conta do baixo número de turistas. Porém, os lados positivos são inúmeros entre eles estão os valores de hotéis, restaurantes e atrações são bem mais em conta.

Para nós brasileiros a neve com certeza é um ponto positivo, apesar de mudar o ritmo da viagem é um experiência única. Você poderá visitar as estações de esqui e se arriscar nos esportes de inverno disponíveis.

Em fevereiro a neve está começando a ir embora. É o mês que acontece o Carnaval de Colônia, um evento tradicional do país e completamente diferente da nossa festa. Um fato que não se imagina sobre a Alemanha é que o país é excelente para fazer compras. Seus shoppings e centros comerciais trazem uma variedade de lojas e grandes marcas. O mês é conhecido por ser o mês da liquidação, é quando as lojas baixam o preço e lançam inúmeras promoções. Ótimo para quem quer renovar o guarda roupa.

Melhores meses:

  • Para curtir a neve e os esportes de inverno janeiro é a época ideal.
  • Conhecer as festas medievais e curtir os dias mais longos, junho é a melhor opção.
  • Dezembro é indicado para quem quer conhecer os tradicionais mercados natalinos.
  • Praias lotadas e gente do mundo todo se encontram em agosto no país.

Como chegar a Alemanha

A entrada e saída da Alemanha é fácil e rápida. Frankfurt, é ponto de partida para inúmeras cidades europeias e conta com cerca de 100 companhias aéreas.

As opções de voo

Para nós brasileiros chegarmos ao país temos voos da companhia aérea mais famosa Lufthansa, saindo de São Paulo para Frankfurt, com conexões.

No Brasil ainda temos outras companhias saindo de outras capitais como Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, e Salvador.  A Condor tem pouco tempo no país, mas já conta com uma popularidade sólida e tem voos diretos para Frankfurt.

Air France, KLM, Alitalia, Iberia e TAP, são algumas companhias com voos para o país e com conexões em outras cidades.

Uber

O aplicativo é proibido em algumas partes do país como Frankfurt e Colônia. E por mais que tente ampliar seu atendimento ainda sofre grande rejeição do governo. Nas outras partes do país em que o aplicativo é liberado continua funcionando da mesma forma que no  Brasil e o valor é mais barato que os táxis tradicionais.

Trem

Rápido e confortável, viajar de trem na Alemanha – e em outros países europeus é sempre a melhor escolha. A Alemanha conta com diversas linhas ferroviária e tipos de trem. ICE: Intercity-Express, é o trem para viagens mais distantes;  IC/EC: Intercity e Eurocity, é o trem que conecta a Alemanha com as principais cidades da europa e o RB são os trens regionais, fazem rotas curtas para cidades menores da Alemanha.

As passagens podem serem compradas com a Deutsche Bahn, nas estações  ou reservadas nos sites das companhias. Os valores variam de acordo com a distância, tempo de viagem e tipos de trens.

Car Pooling

O CarPooling é uma das formas mais baratas de se locomover pelo país e dentro das cidades. Compartilhando os gastos de uma viajem além de, economizar você pode fazer novas amizades.

Os aplicativos mais utilizados na Alemanha são o próprio Carpooling, que deu origem ao nome a nova forma de carona e o BlaBlacar.

Metro

A Alemanha é um dos países com a maior rede metroviaria do mundo. No país existem dois tipos de metros: O U-Bahn, o metrô que já conhecemos e o S-Bahn, o trem suburbanos para viagens mais longas.

Os passes para esse meio de transporte são divididos em duas categorias: O single vale apenas para uma viagem. O Day Ticket, você pode comprar para utilizar de duas formas. O de 1 dia ou 3 dias, a validade é até as 6h da manhã do dia seguinte.

Ônibus

Uma das formas de locomoção mais acessíveis é o ônibus. Na Alemanha os ônibus além de confortáveis muitos contam com wi-fi e outros benefícios.

O país conta com diversas empresas algumas delas são Flixbus, Meinfernbus e Postbus.

Uma forma para nós viajantes economizarmos é reservar as passagens com antecedência, as empresas estão sempre com promoções e descontos especiais.

City pass para o transporte

Na Alemanha o turista conta com duas opções de citypass o CityTourCard e o QueerCityPass, eles dão acesso a linhas de ônibus, trem e metrô, além de darem descontos em algumas atrações. Os citypass é ideal para quem visitar os principais pontos turísticos do país e ainda ganhar alguns benefícios.

Uma forma de passe que a Alemanha vem trabalhando são os passes de grupo, são válidos para grupos de 1 até 5 adultos e você pode comprar para de 1 ou 3 dias.

Navio, barco, cruzeiro

A Alemanha é banhada pelo Rio Danúbio, Rio Elba e Rio Reno. Sendo o Reno o mais famoso de todos, uma forma de se locomover e conhecer a cidade é navegar por eles. Existem empresas de barcos que oferecem passeios fluviais pelos principais pontos turísticos do país.

Os passeios fluviais são confortáveis e o tempo depende da distância que deseja percorrer.  A bordo é possível comprar lanche, e muitas empresas param em pontos estratégicos com bons restaurantes.

O Vale do Reno é um dos pontos do país com as mais belas paisagens. Uma opção de atração para o turista é fazer um cruzeiro pelo rio, o passeio passa por vilarejos medievais o que é uma oportunidade única de conhecer a tradição do país.

Acessibilidade: A acessibilidade na Alemanha é elogiada por 9 a cada 10 turistas. A preocupação com os deficientes físicos,idosos e crianças é perceptível em cada canto do país. Os bondes e ônibus tem pisos baixos para facilitar o acesso ao transporte público. As calçadas são todas niveladas, sinalizadas e sem obstáculos o que ajuda não só os deficientes físicos como os turistas em geral que andam com grandes malas. Os espaços públicos contam com sistemas de orientação e visitas guiadas e adaptadas.

O verde interior da Alemanha

Dirigindo pela Alemanha, encontramos vilarejos lindos.

Hospedagem na Alemanha

Dormir nos agitados centros das cidades ou na calmaria dos bairros mais distantes? Onde ficar na Alemanha? Alemanhã é um país que recebe inúmeros turistas anualmente e é conhecido por sua organização. As hospedagens não poderiam ser diferentes, tem para todo tipos e gostos. Hostel ou Resorts? Escolha o que melhor se adapta a sua viagem.

Sugestões que achamos legais

Check In Hostel (Berlin) – Localizado no agitado bairro de Kreuzberg em Berlim,  o Metrô Kochstraße fica a 500 m de distância. Está a apenas 5 minutos do Checkpoint Charlie e do Museu Judaico. Os quartos e dormitórios  incluem armários individuais, mesa e cadeiras, além de banheiro privativo com chuveiro. O lugar conta com uma cozinha comum e sala de lazer.

Jugendherberge Frankfurt (Haus der Jugend) – Localizado no bairro animado de Sachsenhausen. O local oferece uma vista privilegiada do Rio Main e do deslumbrante centro de Frankfurt. Os quartos e dormitórios contam com decoração simples e banheiros compartilhados. Oferece café da manhã e opções de buffets para almoço e jantar. Da para ir a pé ao  centro histórico de Frankfurt e área dos museus, Museumsufer.

Sleep Cheap Hostel – O Hostel em Berlim tem ótima localização. Perto da estação de trem Estação Westend S-Bahn e a 5 minutos do Palácio de Charlottenburg. O lugar conta com um  Bistrô onde oferece lanches e refeições. Os quartos contam com banheiro compartilhado ou privativo. Entre os benefícios estão Wi-Fi gratuito, estacionamento próprio e lavanderia.

Hotel Tabitha – Hotel moderno com Wi-Fi e café da manhã. Os quartos são equipados com TV, telefone e banheiro privativo. Localização perto do Centro de Convenções de Messe e da rua de compras Zeil.  A apenas 3 minutos da Estação de Trem de Frankfurt, onde você pode chegar rapidamente até ao Aeroporto de Frankfurt.

Hotelgarni Frankfurt – Situado no bairro de West End, próximo ao Centro de Eventos Frankfurt Messe e outras atrações famosas da cidade. Perto de  Estação de Metrô e um ponto de bonde onde faz conexão a grande parte da cidade.  O hotel permite uma vista panorâmicas da cidade, além de oferecer comodidade e benefícios aos hóspedes.

Berlin Marriott Hotel – Localizado a 10 minutos do Portão de Brandemburgo e a 100 metros do Parque Tiergarten.  O hotel oferece  quartos confortáveis e elegantes, academia 24 horas, piscina e 3 saunas de infravermelho.  O restaurante Berlin Marriott’s Midtown Grill do hotel conta com  americana e terraço ao ar livre.

Couchsurfing

Está viajando com pouca grana ou quer economizar na hospedagem? Couchsurfing pode ser a solução. O sistema oferece hospedagem na casa de moradores da cidade em que deseja. Para isso basta cadastrar-se no site e escolher um anfitrião disponível. Após é só conversar com ele e verificar sua reputação. Os anfitriões oferecem um espaço em suas casas sem receber nada em troca e você tem a chance de viver como um local do lugar que está visitando.

Você pode gostar:

O que levar

Seja viajante de primeira viagens ou mochileiros de anos de estrada. A dúvida é universal: O que levar na mala? A gente bem que gostaria de levar tudo de casa para não passar perrengue, mas surgiriam as taxas de bagagens extras, o peso e só atrapalha a viagem. Roupas de frio, adaptador de tomada, itens de higiene e etc são itens que todo mala deve ter, mas sempre esquecemos de algo não é mesmo? Então para você fazer uma mala organizada e com itens indispensáveis vamos dar algumas dicas.

O que levar no verão: O verão da Alemanha conta com temperaturas altas, mas muitas vezes chove e venta forte. Invista em roupas leves, mas não deixe de lado os casaquinhos e pelo menos um guarda-chuva. Coloque na mala calças jeans, roupas de tecidos leves como camisetas e blusas. Leve tênis e sapatilhas para os passeios a pé serem mais confortáveis.

O que levar no inverno: Final e começo do ano na Alemanha é o tempo de frio, onde começa e termina o inverno. Se for viajar nessa época atente-se as roupas quentes para não passar frio. Coloque na mala calças jeans, calças de tecido grossos vale a pena investir em uma térmica, moletons,cachecóis toucas e luvas. Para os pés meias grossas, galochas para andar na neve e botas.

Veja também:

Comidas imperdíveis

A Alemanha é um país grande e muito tradicional, cada região tem seu prato típico. Um ótimo lugar para experimentar as gostosuras que a gastronomia local oferece.

#1 Eintopf – Uma espécie de sopa/guisado servido em uma tigela quente. Os ingredientes são legumes, batatas, carne ou peixe. Perfeito para os dias frios.

#2 Sauerkraut Um chucrute de repolho fermentado. O repolho em conversa é servido como acompanhante dos pratos principais.

#3 Käsespätzle – Macarrão coberto com queijo e cebolas. O prato é servido quente e é bem popular no país.

#4 Eisbein – Um prato tradicional do país nada mais é que o  joelho de porco cozido. É servido com batatas e sauerkraut.

#5 Kartoffelpuffer – Uma espécie de panqueca feitas de batatas raladas, farinha, ovo e cebola. Existem duas versões do prato. O salgado que é servido com carne e o doce que é servido com molho de maçã.

Berlin, uma das nossas cidades preferidas na Europa

Top 10 imperdíveis

  1. Colher morangos numa plantação.
  2. Visitar a cidade Bonn na primavera para ver as cerejeiras floridas.
  3. Ir ao parque de diversões Europa Park
  4. Conhecer o castelo de Neuschwanstein
  5. Ir à região vinícola, Vale do Mosel.
  6. Participar do carnaval Alemão
  7. Navegar pelo Rio Reno
  8. Excursão pelo Campo de Concentração de Sachsenhausen
  9. Visitar o Memorial do Muro de Berlim
  10. Tire um dia para ir ao Partnachklamm

Dicas e Curiosidades da Alemanha

  • O povo alemão também é um dos maiores consumidores de pães do mundo. No país, é possível encontrar cerca de 1.200 tipos de pães.
  • A montanha Zugspitze é o ponto mais alto do território alemão com 2.963 metros de altura.
  • A igreja mais alta do mundo fica na Alemanha. É a Catedral de Ulm com 161,5 metros de altura.
  • O país foi inventor de coisas como: aspirina, insulina, imprensa, dínamo, locomotiva elétrica, microscópio eletrônico.
  • A bicicleta é um dos meios de transportes mais utilizados e o país conta com sistemas de trânsito com ciclovias e bicicletários.
  • A Alemanha possui a economia mais rica da União Europeia.
  • A Alemanha é o quinto maior país na Europa
  • O relógio cuco foi inventado na Alemanha.
  • Na Alemanha não é permitido fazer download via torrent.
  • Negar o acontecimento do Holocausto é crime.

Se você gosta de…

Adrenalina: Surf em Munique nas onda permanente de Eisbach que brotam do do Rio Isar. O lugar recebe surfistas profissionais, mas também cede lugar para os novos e curiosos.

Caminhadas: Se você gosta de caminhada e paisagens deslumbrantes vá para Partnachklamm. O lugar é lindo, tem 702 metros de extensão e 80 metros de profundidade.  As quedas d’água em meio às pedras são incríveis e dependendo da época do ano elas ficam congeladas mudando totalmente a paisagem.

Culinária: A Alemanha é famosa por suas cervejas de diferentes sabores aproveite um dia e faça a excursão noturna de degustação e cerveja Bávara em Munique. O passeio conta com guia e parte da Estação central Hauptbahnhof.

Cultura: O Museu Pergamon é visita obrigatória se você gosta de história e arte. O lugar é lindo por dentro e por fora. O museu preserva a arquitetura de civilizações antiga, você verá algumas reconstruções com partes originais de sítios arqueológicos. Vale se perder algumas boas horas no local.

Paisagens memoráveis: Vá a montanha mais alta da Alemanha, a Zugspitze. Localizada em  Garmisch-Partenkirchen no topo da montanha tem mirantes, restaurante e uma igreja, lugar perfeito para passar um dia inteiro.

Refúgios remotos: O Jardim Inglês é um refúgio em meio a cidade grande. Em Munique o local é agradável e ótimo para  fazer piqueniques ou apenas dar uma caminhada para apreciar a paisagem. A vista do mirante é impressionante.

Vida urbana: Vá até a Catedral da Nossa Senhora Abençoada e suba a  famosa torre Frauenkirche e aprecie a vista magnífica dos Alpes.

Vida noturna: Passe uma noite no Berghain em Berlim.  A balada é muito famosa na cidade e é conhecida por suas festas loucas hedonistas que duram até o amanhecer.

Nossa viagem pela Alemanha

Nossa expectativa para conhecer a Alemanha era grande! E ainda bem, todas elas foram superadas, na verdade, ainda tivemos uma surpresa ainda maior com as pessoas, que foram incríveis em todos os cantos do país. Já voltamos para Munique e ainda queremos voltar pois tem muita coisa pra ser vista.

É um país seguro?

Quando se pergunta sobre segurança para um morador ou turista você facilmente ouvirá sobre a organização, limpeza e segurança. O país é muito seguro tanto para seus habitantes como para os turistas e dificilmente você vai ouvir histórias assustadoras. Os locais são receptivos e você encontrará policiais por boa parte dos lugares que visitar.

Veja também: 

Bela paisagem de Dresden na Alemanha

Dresden, uma linda cidade na Alemanha

O que nós achamos do Alemanha

A Alemanha foi um país que nos surpreendeu. Ficamos quase 30 dias no país, onde cruzamos ele todo de carro passando por varias cidades, fazendo amigos, dormindo em campings, postos de gasolinas, hotéis, teve de tudo. A cada dia que passamos por lá descobrimos que aquela ideia dos alemães serem pessoas frias, distantes, ia por agua abaixo.

O destaque foi quando acordamos no posto de gasolina e tinha um bilhete no vidro do carro e dizia algo assim: “já viajamos pelo Brasil de carro também, fiquem a vontade para vir acampar no quintal de casa, será um prazer” – uauuuu, que legal! Não fomos porque tínhamos que seguir em frente, mas isso mostra muito sobre eles!

Adoramos tudo que vimos e adoramos a maneira que eles cuidam das cidades, o respeito, a segurança, muito legal! Um dia voltaremos…

Siga eles no Instagram: Leo Spencer e Rachel Spencer

Melhores Roteiros

Contrate um guia

Essa parte está em desenvolvimento, mais novidades em breve.

Intercâmbio

Essa parte está em desenvolvimento, mais novidades em breve.

Trabalho x Habilidade

Essa parte está em desenvolvimento, mais novidades em breve.

Localize-se no mapa

Baixe nosso guia

Quer todas essas informações de forma gratuita no seu smartphone, mesmo se não tiver internet durante sua viagem? É só baixar o e-book com todo o conteúdo disponível nesta página.

Nossos Parceiros

Microsoft_Home

Deixe seu comentário! Queremos sua opinião.

Queremos te ajudar a viajar ainda mais!

Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
Receba nosso conteúdo gratuito
Acreditamos que juntos chegaremos mais longe e é por isso que disponibilizamos e-books, guias e planilhas gratuitas para vocês, seguidores do Viajo logo Existo
Clique aqui para confirmar
*você receberá um e-mail atutomaticamente de confirmação - verifique suas caixas de entrada
close-link
shares