Home – Ásia – Emirados Árabes

Abu Dhabi é a capital cultural dos Emirados Árabes

Nossa parada em Dubai foi de última hora, mas resolvemos aproveitar a visita para conhecer Abu Dhabi. Afinal, Abu Dhabi é a capital cultural dos Emirados Árabes.

Uma vez em Dubai soubemos que Abu Dhabi fica a menos de duas horas de carro de Dubai e pensamos e nos disseram que tínhamos de ir até lá.

O emirado vizinho, querendo se diferenciar de Dubai, está atraindo museus, como o Museu do Louvre e o Museu Guggenhein que estão em construção. Fora isso tem o evento de fórmula 1 por lá e o parque da Ferrari, outras atrações por lá.

A Rachel se preparando para entrar na Grand Mosque em Abu Dhabi.

Como ir até Abu Dhabi

Ficamos hospedados na casa da Rogéria, uma brasileira que vive no país e trabalha como guia, melhor impossível!

Ela se ofereceu para nos levar para conhecer o Emirado vizinho e não tivemos duvidas.

As estradas que ligam os dois Emirados são ótimas, totalmente plana, com asfalto novinho e diversas pistas.

O clima, para variar, estava quente, com o sol exigindo o uso integral do ar condicionado, mesmo sendo inverno por aqui.

A Grand Mosque é a principal atração em Abu Dhabi.

A Mesquita de bilhões de dólares

Nossa primeira parada seria na “Grande Mesquita” de Abu Dhabi, facilmente avistada da estrada na sua direita e talvez a principal atração do emirado.

O local é impressionante mesmo de longe. São diversos domos brancos e minaretes (aquelas torres altas), impossível não ver!

Ao se aproximar a mesquita fica ainda mais bonita, um belo jardim e algumas piscinas margeiam a entrada principal, os detalhes em ouro dão um toque especial.

Para entrar é preciso seguir algumas regras de vestimenta, porém se você esqueceu disso, existe a opção de pegar roupas emprestadas na própria mesquita. Joelhos e ombros devem estar cobertos no caso dos homens. Das mulheres, ombros, colo, cabeça e joelhos.

Uma vez dentro da parte principal é difícil você não ficar de queixo caído. Para qualquer lado que você olha fica fácil entender porque foi gasto quase dois bilhões de dólares em sua construção.

Inaugurada em 2006 pelo atual sheik Zayed, não foi economizado um centavo nos detalhes. Entre eles o maior lustre dentro de uma mesquita e o maior tapete feito a mão do mundo.

Após cinquenta e um países visitados, com certeza aquela é a mesquita e o lustre mais bonitos que já vimos!

Tudo na Grand Mosque é impressionante, da arquitetura ao número de pessoas visitando o lugar.

Palace Hotel

Felizes por termos começados com o pé direito nossa visita em Abu Dhabi, fomos conhecer o Palace Hotel, que segundo ouvimos e lemos, foi o hotel mais caro já construído, custando algo como quatro bilhões de dólares.

Sua estrutura conta com diversos quartos gigantescos, restaurantes exclusivos e até uma praia particular. Para nós mortais restou conhecer um dos bares do hotel, sentar para tomar um café com ouro e apreciar a arquitetura local.

O diferencial do hotel está nos detalhes, que vão desde muito ouro por todos os lados até os desenho nos vidros, todos muito cuidadosos e detalhistas. Para se ter uma ideia, o filme “Sex in the city 2” foi gravado no hotel.

Paramos no Palace Hotel para um café com ouro.

Reencontro em Abu Dhabi

Nossa visita a Abu Dhabi teve mais um motivo para ser especial. A Chel reencontrou uma amiga que não via a pelo menos 15 anos.

Aproveitamos nossa a visita ao emirado, e como ela morava lá, a convidamos para ir tomar o café com ouro conosco.

Saímos do Palace Hotel e demos uma volta pela cidade, e apesar de não ser tão moderna quanto Dubai, possui uma bela fachada de prédios a beira mar e também um dos mais bonitos circuitos da Formula 1, com direito a um belo hotel no meio da pista.

Para quem gosta de aventura, o parque da Ferrari é localizado na cidade e possui uma das montanhas russas mais rápidas do mundo! A cidade também deve receber em breve dois dos maiores museus do mundo, o Louvre e o Guggenheim, com construções futurísticas sobre o mar, um lindo projeto.

Abu Dhabi vem se esforçando para se tornar a capital cultural do Oriente Médio, deixando para seu vizinho Dubai, o titulo da mais moderna. E juntas, se tornarem o principal ponto turístico para as suas próximas férias!